24horas Política Santa Bárbara d´Oeste 

Fundo Municipal de Meio Ambiente será votado na próxima Reunião Ordinária

Os vereadores barbarenses devem apreciar dois projetos de lei e um parecer contrário, além de 13 moções, na 19ª Reunião Ordinária do ano, a ser realizada na terça-feira (21), a partir das 14h, no Plenário Dr. Tancredo Neves. Primeiramente, será votado o Projeto de Lei nº 81/2018, de autoria do Poder Executivo, que institui o Fundo Municipal de Meio Ambiente.   Na sequência, deve ser apreciado o parecer contrário da Comissão Permanente de Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 91/2018, de autoria do vereador Joel Cardoso, o Joel…

Leia Mais
24horas Política Santa Bárbara d´Oeste 

Carlos Fontes quer bebedouros em prontos-socorros

O vereador Carlos Fontes (PSD) protocolou, na Câmara Municipal, a Indicação 1647/2019, por meio da qual sugere ao Poder Executivo a instalação de bebedouros nos prontos-socorros Dr. Afonso Ramos e Dr. Edison Mano. No documento, o parlamentar afirma ter sido procurado por munícipes que reclamam da falta de bebedouros nesses locais, gerando transtorno aos usuários que aguardam por atendimento no local, sobretudo em dias muito quentes.

Leia Mais
Política Santa Bárbara d´Oeste 

Vereador Paulo Monaro quer Semana de Conscientização Antitabaco no Município

O vereador Paulo Monaro (SD) protocolou o Projeto de Lei nº 39/2019, que dispõe sobre a criação da “Semana de Conscientização Antitabaco” no Município, a ser realizada anualmente na última semana do mês de maio, por ocasião do “Dia Mundial Sem Tabaco”, celebrado em 31 de maio. A propositura foi redigida por sugestão dos alunos do 5º ano da EMEFEI Professora Antônia Dagmar de A. Rosolen, localizada na Vila Sartori, que participaram do Projeto Câmara do Futuro, realizado pela Casa de Leis.   O objetivo é conscientizar sobre os malefícios…

Leia Mais
Política Santa Bárbara d´Oeste 

Kadu Garçom reitera pedido por reparos em avenidas

O vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), reiterou, nesta quarta-feira (15), o pedido de melhorias já feito por ele à Prefeitura com relação a diferentes vias do munícipio. Por meio de Indicação, o vereador sugere novamente a recuperação da avenida Ruth Garrido Roque, no bairro Parque do Lago, e da avenida Mogi Guaçu, no Jardim Laranjeiras.  “Essas vias ficam localizadas em lados opostos da cidade, porém contam com os mesmos problemas, provocados pelo intenso fluxo de carros e ônibus”, afirmou. Kadu, que visitou essas duas áreas novamente nesta semana,…

Leia Mais
24horas Política Santa Bárbara d´Oeste 

Vereadores aprovam dois projetos e um substitutivo na 18ª Reunião Ordinária

Os vereadores barbarenses aprovaram um projeto de lei, um substitutivo a projeto de lei e um projeto de decreto-legislativo, além de 21 moções, nesta terça-feira (14), durante a 18ª Reunião Ordinária do ano, realizada no Plenário Dr. Tancredo Neves.   Primeiramente, foi aprovado o Projeto de Lei nº 11/2019, de autoria do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), que dispõe sobre a implantação de dispositivo chamado “boca de lobo inteligente” no âmbito do Município de Santa Bárbara d’Oeste. Parecer contrário da Comissão Permanente de Justiça e Redação a…

Leia Mais
Artigos / Opinião Política 

A identidade do país e do governo

Por Gaudêncio Torquato      A análise política trabalha com dois conceitos para interpretar fenômenos ligados aos protagonistas da política, sejam pessoas físicas ou jurídicas, políticos ou governos: identidade e imagem. O primeiro se refere à índole dos protagonistas, seu caráter, programas e ações, o que verdadeiramente representam; já a imagem é a projeção da identidade, significando a percepção que deles têm os cidadãos, a maneira como as pessoas vêem os integrantes da esfera política.    A identidade do Brasil, por exemplo, abriga um conjunto de elementos, dentre os quais…

Leia Mais
24horas Política Santa Bárbara d´Oeste 

CEI relativa ao atraso no pagamento de servidores promove nova reunião para analisar documentos nesta segunda-feira

Os membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades nos pagamentos dos servidores, mais especificamente os motivos do parcelamento e do atraso no pagamento dos salários dos funcionários da Prefeitura, promovem nova reunião, nesta segunda-feira (13), para analisar novas informações e documentos enviados pela Secretaria Municipal de Governo. A reunião contará com a presença dos contadores Alex Borges e Vilson Vendramin Júnior, respectivamente diretor de controle e diretor administrativo-financeiro da Câmara Municipal. Na reunião anterior, o vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), afirmou que as…

Leia Mais
24horas Política 

Parlamento da RMC debate o Sistema Cross em reunião na Câmara Barbarense

O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas se reuniu, nesta amanhã (10), na sede do Legislativo barbarense para a segunda reunião do ano. A pauta do encontro, presidido pelo vereador Hélio Ribeiro, de Indaituba, foi a “Situação atual e ações de melhorias no Sistema Cross – Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde na RMC”. Quem discorreu sobre o tema foi a dra. Mirella Povinelli, diretoria técnica do Departamento Regional de Saúde de Campinas. O presidente Felipe Sanches (PSC) é o atual 2º vice-presidente do Parlamento.   Além…

Leia Mais
Política Santa Bárbara d´Oeste 

Vereador Paulo Monaro recebe resposta sobre horário de formação de monitores de creches

O vereador Paulo Monaro (SD) recebeu, na última semana, resposta da Administração Municipal ao Requerimento 247/2019, por meio do qual o parlamentar pedia informações a respeito do horário de formação do PAPI (Programa de Apoio à Primeira Infância) nas creches municipais. O parlamentar apresentou o questionamento, depois de ter sido procurado por pais de alunos, os quais reclamavam que, com a alteração do horário do PAPI para as 16h30, as crianças estavam sendo liberadas às 16horas todas as segundas-feiras. Na resposta ao parlamentar, assinada pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo…

Leia Mais
Brasil / Mundo Política 

Plenário arquiva ação de Kim Kataguiri contra Fernando Haddad

Conclusão é de que não houve irregularidade na contratação de empresa de pesquisa. Foto: Arquivo / Rovena Rosa/Agência Brasil  Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquivou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apresentada contra o então candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT-SP). O pedido de investigação foi apresentado pelo candidato a deputado federal à época Kim Kataguiri, que alegou irregularidade na prestação de contas do presidenciável. Segundo a acusação, a campanha de Haddad teria praticado o chamado “caixa dois” ao contratar serviços da empresa…

Leia Mais