Vereador visita Defesa Civil de Paulínia

O vereador Celso Ávila (PV), esteve visitando ontem (04.02) a secretaria de Defesa Civil da cidade de Paulínia. O motivo da visita foi para conhecer a infraestrutura e os trabalhos da secretaria, única no interior do estado de São Paulo.

“A Defesa Civil de Paulínia é referência, é por isso que fomos conhecer a secretaria, os trabalhos e toda a infraestrutura de uma equipe premiada com Prêmio Mario Covas, que prestigia as melhores práticas da gestão estadual”, afirmou o vereador Celso Ávila (PV).

Na ocasião da visita, o secretário municipal de defesa Civil Paulo Mota, levou o parlamentar para conhecer a sede da Defesa Civil localizada na Av. Expedicionários.

 

A sede conta com dois caminhões pipas, uma perua Kombi para auxilio e trabalha em conjunto com várias secretarias do município em casos de emergências. Ao todo são mais de 30 pessoas que compõem o quadro de voluntários e efetivos na Defesa Civil, os quais atuam em sistema de plantão de 24 horas.

 

Lixeiras inteligentes

 

O vereador Celso Ávila (PV), também aproveitou para conhecer o sistema de lixeiras criado pela empresa portuguesa Sotkon. A cidade de Paulínia é o primeiro município brasileiro a utilizar o sistema. Ao jogar os resíduos na lixeira, eles são armazenados no subsolo, em containers. Permitindo a armazenagem em maior quantidade, o sistema promete reduzir os custos da coleta em até 30% por necessitar menos mão de obra, deslocamento de veículos para a coleta e energia.

 

“É um sistema que impede que o lixo seja carregado por chuvas entupindo bueiros, protege o rompimento dos sacos e a eventual sujeira das ruas da cidade. São ideias que estamos conhecendo”, finalizou o vereador.

Comentários

Notícias relacionadas