Dia D de Combate à Dengue ocorre no sábado

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promove no sábado (7) o “Dia D de Combate e Prevenção Contra a Dengue e Chikungunya”. A ação ocorrerá das 9 às 12 horas na Praça Coronel Luís Alves (Central). Serão várias ações, com orientações, distribuição de materiais informativos, demonstração de identificação das larvas do mosquito, além de atividades educativas com as crianças.

As ações no município têm sido permanentes e foram intensificadas desde novembro passado, por meio de articulação intersetorial com todas as secretarias municipais, buscando integrar discussões e decisões de combate ao vetor, além de aumentar o contingente de profissionais no combate à dengue. “Estamos tomando todas estas medidas de prevenção há bastante tempo para que Santa Bárbara d’Oeste não tenha uma epidemia de dengue, como vem ocorrendo em vários municípios do estado e principalmente do interior”, destacou o secretário de Saúde, Dreison Iatarola.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Ivan Luis Carpim, destacou a importância da ação, salientando que os cuidados devem ser permanentes. “O nosso município trabalha a questão da dengue o ano todo, o planejamento para intensificação e prevenção está ocorrendo desde o final do ano passado, onde o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou o mapeamento do município e identificação dos locais com maior incidência de larvas (criadouro) do mosquito”, explicou.

Carpim destacou que com essas informações, foi possível realizar ações imediatas, como retirada de criadouros, bloqueios, além da busca ativa por pessoas com sintomas. “Todas essas ações, além de envolver a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, envolvem esforços de todas as demais Secretarias da Administração, do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e da população, fazendo o controle nas suas residências e auxiliando no apontamento de possíveis locais propícios para o desenvolvimento do mosquito”, completou.

Fotos: Arquivo

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas