SB24Horas

Notícia na hora certa!

Vendas cruzadas: o que são e por que implementar

O objetivo das vendas cruzadas é otimizar e melhorar a experiência do cliente. Um exemplo é: o consumidor deseja correr, e quer comprar um tênis específico para esse objetivo, então, é bom oferecer uma camisa para corrida, boné e outros produtos.

Assim o cliente poderá comprar tudo de uma vez em um só lugar. Isso proporciona benefícios, pois evita que ele fique procurando em vários lugares. Ademais, pode fazer com que ele economize na compra. Isso também é bom para a loja que será bem vista.

Além disso, se ele está disposto a gastar 80 reais na loja, com o combo, ele gasta um pouco mais, e isso garante lucro. Desse modo, essa ação contribui para vendas de produtos que são difíceis de serem adquiridos individualmente.

E mesmo que você ofereça desconto, como a experiência foi positiva, o cliente deve voltar à sua loja e ainda te indicar para outras pessoas.

Inclusive, o boca a boca, ainda hoje, com internet e meio digitais, funciona. Todo cliente gosta de se sentir privilegiado, então, com essa estratégia, pode sentir que foi bem tratado, o que é fundamental para a fidelização de novos clientes.

Entenda mais sobre as vendas cruzadas

De acordo com uma pesquisa da consultoria Forrester Sucharita Mulpuru, essa estratégia de venda cruzada aumenta de 10% a 30% o consumo de produtos no universo e-commerce.

Isso mostra como o uso da venda cruzada traz vantagens e deve ser utilizada sempre que possível. Pois essa é uma vantagem em meio a um ambiente com grande competição por espaço e aquisição de novos clientes.

Porém quem faz o uso da venda cruzada deve tomar cuidado para não agir de uma forma agressiva, de modo que o cliente possa se sentir mal ou pressionado para tal. Se ele não quiser, não precisa forçar, mas dê a ideia e procure convencer.

A venda cruzada faz com que o empreendimento tenha uma variedade de produtos, pois se não tiver, não será possível oferecer materiais que possam acrescentar a experiência do cliente.

Por isso, diversifique o seu atendimento, já que assim você poderá ter mais itens para vender e mais formas de convencer os clientes a comprarem na sua loja ou no seu empreendimento.

A venda cruzada ainda faz com que se reduza o custo de aquisição. Isso porque aumenta o ticket médio, que é o quanto cada freguês gasta em uma compra. E ainda isso faz com que o consumidor seja mais conhecido em seus gostos.

Conhecimento é importante, pois, quanto mais você sabe de um público, mais estratégias de convencimento você terá para fazer as suas vendas. E com a estratégia digital esse processo fica ainda mais facilitado.

Venda casada: conheça a diferença

Um outro conceito que, muitas vezes, é confundido é a venda casada, em que o cliente é obrigado a adquirir outro produto que não tem a ver com o que é comprado primeiramente, isso por imposição da empresa.

Isso configura um crime, que está previsto no código de defesa do consumidor, e não deve ser proposto.

Onde a venda cruzada pode ser usada?

As vendas cruzadas podem ser oferecidas dentro de diversos segmentos. Prova disso são os exemplos que trouxemos a seguir:

Na indústria

Dispositivos especiais são usados na indústria para fazer o içamento de materiais para o agronegócio e outras atividades. Isso gera uma melhor segurança para que você possa usar os produtos sem que eles possam ser estragados ou prejudicados. 

O que também proporciona uma melhor venda, pois assim os materiais são mais bem preparados e usados. Isso ajuda a que possam ser oferecidos mais produtos e, com isso, mais lojas possam usar a venda cruzada.

É um setor importante assim como a empresa de engrenagens, que tem um papel fundamental, pois ela atua para produção e funcionamento de máquinas, tanto em companhias grandes como em pequenas.

Assim, vários outros empreendimentos que usam desse material são beneficiados e podem vender mais produtos com engrenagens. Isso ajuda o mercado a ter mais opções e, com isso, ter mais variedade.

Além disso, é possível falar também da industria de moldes plásticos, que faz a produção e também desenvolve vários  produtos. E ainda, digitaliza projetos e faz o acabamento, compreendido com polimento. 

Ela faz uma ponte com o mercado industrial na produção de materiais infantis e também os que tem uso doméstico. Assim como produtos para escritórios, ou seja, é algo que atua com um determinado fim, mas que ajuda a outras empresas e negócios. 

Na saúde

Outro setor que podemos falar é o de vestimenta de proteção. Com a grave crise do coronavírus, inúmeras pessoas precisaram ter condições de não pegar a doença, e acabarem por espalhar o vírus e, assim, causar ondas de contágio em vários locais.

Mas é claro que as empresas do ramo não ofereceram apenas as vestimentas, mas também, álcool em gel, máscara e outros produtos que ajudaram as pessoas a se protegerem e evitarem ter problemas de saúde.

Na economia

Para abrir esse tópico, podemos falar sobre os distribuidores de válvulas industriais  que oferecem boas válvulas que seguram a retenção de água e, assim, evitam prejuízos e desperdícios.

Mas elas não só atuam nesse sentido, como também fazem com que se economize energia elétrica e proteção de vedações de outros tubos e materiais. Assim, um produto acaba ajudando em várias outras situações.

Assim, junto com as válvulas, podem ser oferecidos kits hidráulicos, que são tubos. Inclusive, é possível dizer que a instalação garante 50% de economia no uso da mão de obra. 

Além disso, oferece a possibilidade de distribuir água fria e água quente, além de fazer com que, também, não haja desperdícios. E assim cada lugar da casa recebe o que precisa e não há problemas e vazamentos nos tubos.

Faça pesquisas sobre os gostos dos clientes

A venda cruzada é um complemento para a jornada de compra. Pois desde o começo você tem condições de saber conduzir o seu cliente, desde o processo de conhecimento até o da finalização da compra. 

Em meio a esses estágios, são produzidos conteúdos para atrair os consumidores com fidelização, seja dentro de uma empresa que fabrica  peças para compressor de ar ou de qualquer outro ramo.

Ademais, lembre-se que as recomendações podem ser úteis durante todo o processo. Também é possível saber o que é possível ser distribuído como venda cruzada para garantir uma melhor experiência.

Os algoritmos ajudam nesse sentido. As pesquisas nas redes sociais são muito úteis, pois acabam sendo um termômetro de gostos e vontades do público. Não deixe de ver o que o seu público anda pesquisando e o que tem a ver com o produto que está sendo procurado. 

Quanto mais informações você tiver, melhor será para que seja garantida uma boa experiência do cliente. 

Por exemplo: imagine que você tem uma loja de venda de plantas ornamentais e o cliente procura por algo para adubar a planta e não encontra? Essa pesquisa ajuda a evitar esse problema, bem como um prejuízo com a perda de um cliente.

E ainda sabendo como é a persona e seus gostos, você pode saber o que fazer para garantir essa vantagem competitiva. Não é só oferecer produtos que complementam, é saber quais tem a ver com a compra. 

Outra questão que ajuda nesse tipo de venda é a abordagem social. Se muitas pessoas costumam usar de um produto, outras também vão querer entrar na onda ou se sentirem parte do grupo. Isso garante inúmeras combinações.

Em resumo, não deixe de entender o que o povo gosta, para que você tenha mais condições de saber o que oferecer e como distribuir produtos que possam garantir a venda cruzada. 

Assim, tanto o dono da empresa quanto os clientes saem ganhando. Não deixe de usar dessa estratégia, pois toda e qualquer vantagem pode te ajudar a crescer em um mercado tão difícil e competitivo.

O que a venda cruzada pode te trazer de vantagem?

A venda cruzada é uma via que pode oferecer muitos benefícios. Inclusive, para facilitar o entendimento, listamos alguns dos pontos que são de grande valia para qualquer negócio. São eles:

  • Fidelização do cliente;
  • Aumento do lucro;
  • Uma melhor experiência para o seu público;
  • Vantagem competitiva frente à concorrência.

Com tantas essas informações, não deixe de pôr em prática a estratégia da venda cruzada, pois ela pode garantir boas condições de você ser visto e lembrado por inúmeras pessoas. 

Hoje, com as estratégias de marketing, fica mais fácil ter condições de entender como funciona a cabeça do seu público e agir para atender as dificuldades de seu cliente.

Não se esqueça que a venda cruzada é uma indicação e não uma imposição, o que configura crime. Então sempre atenda com educação e respeito, pois essa é a melhor forma de garantir o sucesso de seu empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.