SB24Horas

Notícia na hora certa!

Dicas para não errar na contratação de seus funcionários

O sucesso de uma empresa depende muito dos funcionários que nela exercem suas atividades, sendo os mais importantes colaboradores para o progresso de uma companhia. Logo, o processo de contratação desses indivíduos deve ser tido com certo cuidado.

 

Seja com uma produção personalizada, no qual o trabalho manual é importante para lidar com a uma confecção mais particular e única, ou em uma grande fábrica, com cada funcionário sendo responsável por uma atividade na manufatura de um produto.

 

Em ambos os casos, o responsável por esse negócio necessita contar com o apoio de uma rede de funcionários capacitados, mostrando-se aptos para a realização dessas atividades, de forma a dar continuidade ao sucesso de uma companhia.

 

E isso ocorre graças à relação dessa empresa com o público, como uma rede de negócios alimentícios que adota um sistema para restaurante delivery, de forma a oferecer e entregar os pratos disponíveis em seu cardápio, direto para a residência de seus clientes.

 

Só nesse exemplo citado se mostra necessário lidar com uma série de diferentes funcionários, como os cozinheiros do restaurante, os entregadores, os contadores responsáveis pelas finanças do local, além dos programadores por trás desse sistema.

 

Cada um exercendo uma função essencial para que o restaurante tenha uma boa perceção do público, consagrando-se como a melhor opção para um cliente em busca encontrar a melhor alternativa para entregar o seu almoço ou jantar.

 

Tudo favorecendo a imagem desse empreendimento, algo ainda mais importante quando se pensa nos aplicativos de entrega, que facilitam a relação de compra do público, através de uma plataforma de fácil manuseio.

 

Para isso é importante encontrar os funcionários certos para a sua empresa, uma função a ser executada pela equipe de esocial e departamento pessoal, sendo responsável pela contratação desses colaboradores, de acordo com os objetivos desta companhia.

A função do RH em uma empresa

Se uma empresa é feita pelos funcionários que nela atuam, o setor responsável por monitorar esse público interno acaba por se posicionar como um dos mais importantes para o progresso de uma companhia, sendo atribuído a manter um bom fluxo na empresa.

 

Mesmo com o processo cada vez maior de automação das atividades dentro do mercado de trabalho, o papel do ser humano continuará sendo de grande importância para o ambiente de negócio, sendo encarregado por monitorar o trabalho dessas máquinas, por exemplo.

 

E se o elemento humano é tão primordial para uma empresa, se destaca a necessidade da mesma ficar atenta aos cuidados relacionados a esse quesito, de forma a estimular as atividades internas em uma companhia, além de um bom ambiente de trabalho.

 

Por isso, é importante contar com uma boa estrutura física, como um cabeamento estruturado de telefonia e rede, para que seja possível realizar as funções cotidianas de um escritório, mas também é significativo cuidar das condições emocionais dos seus funcionários.

 

Com um tempo de descanso adequado, a oferta de um apoio psicológico e serviços de planos de saúde, indo também para outras especificações, como a contratação de um funcionário que se adeque à realidade da empresa.

 

Tudo para que ele não sofra algum tipo de desgaste, tentando concluir metas que fogem do seu escopo de trabalho, ou da sua capacidade sobre aquela área em específico. E para averiguar todas essas relações é ideal para a sua empresa contar com o setor de RH (Recursos Humanos).

 

A área de recursos humanos é, como o próprio nome indica, responsável por lidar com qualquer atividade que parta de um conceito humano, ou seja, tenha alguma relação com o lado humano de uma empresa, o que na maioria dos casos se refere aos colaboradores.

 

Tendo os profissionais de RH a missão de acompanhar a vida profissional de um empregado desde a sua contratação até o seu desligamento de uma companhia, seja com ativos estáveis ou de função provisória, como na locação de mão de obra temporária.

 

E com tamanha responsabilidade, o profissional da área de recursos humanos precisa seguir uma série de procedimentos, de forma a encontrar outros profissionais que sejam adequados para a realização das atividades necessárias em uma empresa.

 

Não como um manual, mas sim um conjunto de dicas para se encontrar o funcionário ideal para uma vaga, de forma a reconhecer não só a sua capacidade técnica, mas também se o seu estilo e motivação pessoal estão conectados aos valores da companhia.

 

Como encontrar o funcionário ideal?

Essa é uma questão que move todas as pessoas que possuem algum tipo de empreendimento, desde um grande conglomerado a um negócio de pequeno porte, afinal, ambas dependem do bom trabalho a ser realizado pelos funcionários.

 

Essa missão acaba sendo repassada para os profissionais e gestores do setor de RH, que operam com o desafio de contratar o trabalho ideal para uma vaga específica que abriu na empresa, seja pela sua expansão das atividades ou pela saída do funcionário anterior.

 

É uma característica comum do mercado atual uma alta taxa de rotatividade de funcionários entre as empresas, logo essas mesmas companhias têm o desafio de encontrar um colaborador que se identifique com esse negócio, de modo a manter-se conectado à ela.

 

Logo, para que uma empresa de administração contratual inicie o processo de contratação de um funcionário, é preciso que o pessoal do RH encontre o colaborador ideal para uma companhia. O que pode ser alcançado através de algumas técnicas, como:

Estabelecer o perfil profissional desejado

É impossível para uma empresa contratar o funcionário certo para a realização das atividades relacionadas aos seus negócios, se a mesma não conhece o perfil que pretende contratar, de acordo com as necessidades de uma vaga.

 

Afinal, de pouco ajuda a contratação de um eletricista se a sua companhia necessita na verdade de um profissional de soluções em tecnologias.

 

Ambos trabalham com conceitos voltados a sistemas elétricos, mas as especificações de cada são completamente diferentes, com essas duas particularidades sendo importantes para a manutenção de uma grande empresa, porém em momentos distintos.

Divulgar a vaga

Após a definição do tipo de profissional do qual uma empresa mais precisa no momento, é importante saber como e onde divulgar essa vaga específica. Foi-se o tempo no qual as empresas publicavam propostas de emprego nas páginas de classificados do jornal.

 

Algo válido caso o perfil procurado seja consumidor desse tipo de mídia, mas com a expansão das plataformas digitais, hoje é fácil encontrar redes e sites especializados nisso, com essa oferta sendo tão acessível quanto procurar cursos profissionalizantes preço.

Otimizar o processo de análise de currículos

Com os anúncios na internet atingindo um número cada vez maior de usuários, é comum que uma empresa receba um grande retorno de mensagens, resultando em uma grande pilha virtual de currículos a serem analisados para uma vaga.

 

De forma a agilizar o trabalho dos funcionários do RH, é importante trabalhar com softwares especializados, que podem reconhecer um tipo de perfil que merece ser melhor analisado pelos profissionais da empresa, ou descartado, por não se adequarem ao perfil desejado.

Agir de forma clara na entrevista

Se engana quem pensa que o processo de preparação para uma entrevista é exclusivo da pessoal a ser contratada, com entrevistadores de um escritório que oferece serviços de contabilidade para igrejas também precisando ser claros e objetivos nessa conversa.

 

Além disso, é preciso esclarecer quais serão as funções desse funcionário, seus desafios e o que a empresa busca nesse profissional, sendo indicado anteriormente produzir um roteiro, com as perguntas certas a serem feitas.

Analisar as capacidades técnicas e pessoais

É importante analisar as capacidades técnicas de um candidato a uma vaga, de forma a identificar se ele tem a habilidade necessária para a execução de uma função, como saber falar inglês, em uma posição que terá contato com pessoas do mercado estranheiro.

 

Ao mesmo tempo, é necessário analisar o perfil pessoal desse profissional, e se ele se adequa ao alinhamento almejado para uma posição específica na empresa, levando em conta alguns perfis identificáveis, como:

 

  • Líder;
  • Auxiliador;
  • Sonhador;
  • Comunicativo;
  • Reservado;
  • Focado;
  • Dinâmico.

 

Além da combinação dessas características, para se encontrar o profissional que melhor irá se adequar à uma anunciada.

Dar um feedback sincero

Todos os candidatos estão em busca de uma resposta positiva, mas não é o que acontece na maioria das vezes, afinal, existe um grande número de competidores no mercado. Logo, é importante para uma companhia responder de forma aberta a todos os candidatos.

 

Um retorno objetivo é importante para que empresas de consultoria ambiental possam contar com a possibilidade de se conectar com um profissional futuramente, que nesse momento pode não ser o candidato ideal, mas pode ser em uma oportunidade vindoura.

 

A partir desses procedimentos, o setor de RH de uma companhia será capaz de encontrar o melhor profissional para uma vaga, trabalhando para que essa empresa alcance os melhores resultados possíveis.

 

Destacando o nome dessa empresa não só entre o público e seus concorrentes, mas também para o seu próprio ambiente interno.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.