SB24Horas

Notícia na hora certa!

Entenda sobre co-working e como funciona

O co-working é um tipo de espaço compartilhado com outros proprietários de negócios que possibilita a interação, colaboração e expansão dos negócios de todos os envolvidos, sendo uma opção sólida para muitos empreendedores.

Esses espaços são um ecossistema próspero que envolve equipes de empresas remotas ou estabelecidas em escritórios privados, startups e uma variedade de funcionários criativos com controle de acesso e monitoramento.

Além dessas condições, vale ressaltar que você também não precisa se inscrever em nenhum acordo restritivo de aluguel, apenas paga mensalmente para usar as muitas instalações que esses espaços oferecem.

Neste artigo, vamos lhe apresentar os principais benefícios do espaço compartilhado e algumas dicas de como construir esses espaços com sucesso. 

 

Os principais benefícios desses espaços compreendem:

 

  • Eventos e networking;
  • Redução do isolamento social;
  • Compartilhamento de espaço;
  • Flexibilidade e redução de custos;
  • Possibilidade de acesso remoto;
  • Aumento da produtividade;
  • Estímulo à evolução;
  • Bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

Saiba mais sobre esses benefícios e aplicações dentro desse espaço diferenciado:

Eventos e networking

Os eventos mensais de networking são uma maneira fácil de encontrar novos colaboradores, enquanto a programação de workshops educacionais, aulas de ioga e outros sazonais ajudam a transformar essas apresentações em relacionamentos duradouros.

 

Um dos benefícios mais comuns é a capacidade de se conectar com pessoas que você não conheceria de outra forma. Parte disso vem do trabalho ao lado de novas pessoas todos os dias, integrados às soluções de espaço de trabalho.

Redução do isolamento social

Os espaços de colaboração envolvem você com uma rede de profissionais e podem reduzir o isolamento associado ao trabalho em casa (home office).

Essas interações com outros profissionais, desde a pessoa que o cumprimenta quando você chega até a pessoa sentada na mesa ao seu lado, contribui para o sentimento de pertencimento, que traz mais felicidade aos seres humanos. 

Compartilhamento de espaços

Em termos de design, os espaços compartilhados são muito mais do que um escritório padrão. Entre amplos salões, escritórios privados com paredes de vidro e salas de conferências escritas na parede, há muito espaço para colaboração

Privacidade e produtividade também são possíveis, com salas de reuniões reservadas ​​e escritórios privados elegantes, obtidos por meio da contratação de empresa de divisórias que customizam o ambiente conforme as necessidades.

Flexibilidade e economia de custos

O uso destes espaços permite que você pague apenas pelo espaço que precisa por meio de contratos flexíveis. Tais contratos significam que você pode escalar os funcionários dentro do ritmo da empresa, sem a pressão ou rigidez dos aluguéis tradicionais de longo prazo.

Ademais, as comodidades integradas como recepção e equipe de limpeza, serviços de impressão, conectividade com a Internet e produtos de higiene pessoal e de cozinha eliminam os custos indiretos normalmente associados à abertura de um escritório próprio. 

Possibilidade de acesso remoto

Esses espaços compartilhados permitem a capacidade de se conectar a qualquer hora, em qualquer local, sendo um grande atrativo. Isso facilita o trabalho de funcionários que estão em viagem, por exemplo, fornecendo todos os recursos necessários de modo remoto.

Os empregadores podem optar por contratar os melhores talentos, independentemente da localização, sem custos de realocação ou o medo desses funcionários de se sentirem deslocados.

Aumento de produtividade

Normalmente, os espaços de colaboração combinam uma variedade de ambientes de trabalho para atender a diferentes estilos, oferecendo maior variedade do que um escritório tradicional e com estrutura maior.

Em comparação ao trabalho em casa, esses espaços são pensados visando o aumento da produtividade. O progresso vem fácil em espaços intencionalmente projetados com música de fundo, luz natural e temperaturas moderadas do ar.

Estímulo à evolução

O ambiente colaborativo está em constante mudança e pode ser desafiador no início. Mas, ao sair da sua zona de conforto, conhecer novas pessoas e trabalhar em ambientes diferentes a cada dia, você tende a se tornar inovador e criativo para resolver os problemas.

Sair da sua zona de conforto para experimentar coisas novas e considerar diferentes perspectivas ajuda a fomentar a inovação e o empreendedorismo. O desafio mantém você ágil e isso, por sua vez, leva a um maior sucesso em sua vida profissional e pessoal. 

Bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Os exercícios durante o dia de trabalho estão associados ao aumento do bem-estar e consequente melhoria da produtividade e capacidade cognitiva. Atividades como meditação e ioga podem ajudar a alimentar o foco e estimular a criatividade. 

Esses espaços de colaboração costumam incluir elementos de design, como escadas internas que incentivam o movimento durante o dia de trabalho, além de estarem bem arejados. É importante verificar se a manutenção ar condicionado está em dia.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios e características do co-working, confira 5 dicas de como iniciar um e ter sucesso.

1. Encontre o espaço certo

O primeiro passo é encontrar um espaço que corresponda exatamente aos seus requisitos. Comece a pesquisar suas opções com base na localização, preço e instalações.

Localização e preço

Defina o que deseja em termos de localização e preço visando o equilíbrio. O que está em questão, é o melhor custo-benefício, analisando a distância da residência até o local e se o preço vale a pena.

Espaços maiores oferecem pacotes diferentes com base em instalações. Certifique-se de entender o que está incluído em cada pacote a fim de evitar imprevistos.

Instalações

As instalações do ambiente de trabalho devem ser analisadas a fim de combinar diversos elementos que proporcionem o melhor bem-estar possível. Pensar no uso de plantas, cadeira giratoria executiva, mesas amplas e designs diferenciados é uma ótima escolha.

Alguns espaços são voltados para a construção do seu negócio, outros são mais voltados para freelancers que precisam apenas de um espaço para ligar o laptop. Assim, os espaços devem ser pensados conforme os objetivos da sua empresa e equipe.

2. Busque as conexões

Encontrar empreendedores com ideias semelhantes é um dos maiores benefícios que o co-working trará para o seu negócio. Por exemplo, se uma empresa que faz locação de notebook SP e outra que presta serviços de manutenção desses equipamentos.

Vamos supor que você encontrou o espaço de co-working perfeito. Uma simples introdução pode abrir um mundo de possibilidades. No seu primeiro dia, tente apenas se apresentar às pessoas, bater um papo e tomar um café. 

Eventos com foco em negócios mais organizados, como palestras e workshops, também podem ajudá-lo a fazer contatos, enquanto permitem que você aprimore algumas habilidades comerciais importantes. 

3. Abrace a colaboração

O ambiente colaborativo reúne empreendedores de todas as esferas da vida. Abraçar a colaboração é a melhor mentalidade para se ter como colega de trabalho. Você não só pode ajudar seus colegas, mas também ter aprendizado sobre novas habilidades.

Você pode dar um passo à frente e firmar parceria com outro profissional de forma mais permanente para expandir seus negócios, aprender novas habilidades e fornecer bons conselhos quando necessário.

Imagine que você tem um negócio para consultoria empresarial e está em um ambiente colaborativo com empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação). 

Além disso, você pode estabelecer colaboração para ampliar suas estratégias de marketing e modernizar seu serviço.

4. Compre alguns fones de ouvido com cancelamento de ruído

Há momentos em que o ambiente colaborativo pode não funcionar. Se você precisa abaixar a cabeça e se concentrar em uma tarefa específica, então a agitação desse espaço não é o que você precisa.

Se o seu trabalho exige períodos longos e regulares de concentração, você pode usar um escritório particular para trabalhar. Como alternativa, você pode investir em fones de ouvido com cancelamento de ruído para maior concentração.

Dessa forma, um funcionário pode precisar terminar seus cursos online SP, e para isso a concentração é necessária, o que pode ser obtido por meio do fone de ouvido.

5. Saiba modelar o ambiente conforme necessidade

Os espaços de co-working têm um propósito específico para muitos empresários. Quando seu negócio florescer, você ultrapassará o ambiente e precisará seguir em frente.

Esta é uma das vantagens do ambiente: ser uma opção incrivelmente flexível. A maioria dos espaços permite que os membros se inscrevam mês a mês. Você pode aumentar seu pacote para trazer funcionários se precisar.

Você não pode prever onde seu negócio estará em seis meses, semanas ou até dias. Esses espaços lhe dão a oportunidade de seguir o fluxo e modelar o tamanho do espaço utilizado conforme o necessário.

Se a sua empresa prestar locação de multifuncionais e as buscas pelo termo “locação de impressoras preço” aumentarem vertiginosamente, você pode precisar de um espaço maior e facilmente poderá contratar.

Agora que você já sabe o que é o co-working e como ele beneficia o trabalho dentro das empresas, pode começar a pensar em implementar para o seu negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.