25 de abril de 2024

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Vale a pena terceirizar TI? Veja os prós e contras

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Dentre todas as formas de otimizar o fluxo de trabalho dentro de uma empresa, a terceirização de TI (Tecnologia da Informação) está sendo uma das mais cotadas entre os empreendedores. Tal necessidade está sendo proveniente da ascensão do mundo digital. 

 

O empreendedor que está optando por contratar uma equipe terceirizada em TI, geralmente está pensando em ver agilidade e profissionais especializados na função. Porém, estas equipes vão além de prestar os serviços contratados, há toda uma personalização também. 

 

A terceirização, em outras palavras, funciona como um apoio a mais em determinado setor da empresa. É como uma empresa administradora de condomínios, que auxilia o síndico na gestão condominial. 

 

Mas afinal, como é ter uma equipe terceirizada em TI no quadro de funcionários de uma empresa? 

Como funciona a terceirização de TI?

Também conhecida como outsourcing de TI, a terceirização funciona como uma forma de contratar um time externo que irá fazer parte do número dos funcionários da empresa. 

 

Esta mesma equipe que será contratada fará funções pelo responsável da companhia, ou por suas respectivas equipes internas. 

 

De forma simplificada, é como se uma empresa de viagens navais estivesse precisando de comissários, ela teria duas opções baratas, que seria pesquisar por melhores escolas de comissário de bordo SP, e oferecer estágios, ou contratar uma equipe terceirizada.

 

Ao empreendedor interessado em realizar a contratação de uma equipe terceirizada, listamos as principais vantagens de ter um time dedicado. 

 

De fato, a tecnologia deve estar presente nas companhias, bem como sua devida manutenção. A equipe cuidará de:

 

  • Desenvolvimento de software;
  • Desenvolvimento de APPs;
  • Criação de sistema integrados;
  • ERP;
  • Infraestrutura digital;
  • Help desk;
  • Service desk;
  • Consultoria.

 

É necessário que você tenha um conhecimento geral do que se trata os tópicos citados acima. Abaixo, observe como esses processos tecnológicos necessitam da manutenção de profissionais capacitados. 

Desenvolvimento de software

No geral, desenvolver um software é um processo complexo que necessita de conhecimento de pessoas especializadas no assunto. Sua etapa de criação vai desde a concepção do projeto até a sua conclusão. 

 

Por sorte, há algumas empresas em que empreendedores podem achar mais vantajoso contratar do que precisar de uma equipe terceirizada para manter um software. No caso, seria uma empresa de automação comercial, que desenvolverá sistemas de vendas e controle para o comércio. 

 

O software é desenvolvido de acordo com uma demanda de uma determinada empresa. Sua criação fará com que a companhia tenha um controle maior na gestão de negócios, logo, é necessário manutenções diárias para manter o sistema regular. 

 

Dependendo de como for a empresa, a queda do sistema de software pode acarretar na perda de controle das vendas, estoque e emissão de documentos fiscais.

 

Em alguns casos, uma equipe de TI é obrigatória para um bom funcionamento, como as empresas de manutenção de equipamentos industriais, que precisam estar a par com as principais tendências da tecnologia para lidar com máquinas, peças e equipamentos.

 

Com isso, percebemos que a necessidade de um profissional de TI se faz cada vez mais necessário para evitar problemas. 

Desenvolvimento de aplicativos

Para se ter um aplicativo, a empresa deve pensar, acima de tudo, em oferecer um atendimento diferenciado por meio da plataforma digital. 

 

O aplicativo permite que o cliente tenha um acesso facilitado aos serviços prestados, logo, a empresa tem que lidar com a demanda de forma diferenciada com os demais canais de comunicação. 

 

Uma equipe de TI, ao desenvolver um aplicativo para uma empresa, deve captar as ideias, escolher o desenvolvedor, fazer os devidos testes, divulgar e finalmente disponibilizar o uso do aplicativo. 

Criação de sistemas integrados

Para uma empresa que possui vários setores de funcionamento, se torna muito complexo ter que levantar relatórios das determinadas áreas de atuação dos funcionários. Para isso, uma equipe dedicada ao TI pode desenvolver um sistema integrado.

 

O sistema integrado é uma forma que, através de um programa, haverá um levantamento de dados importantes de todos os setores. Seu maior diferencial é a forma simplificada em que é apresentada. 

 

Esses programas que oferecem os relatórios simplificados, geralmente, possuem uma interface simples e funcional. Todo o seu funcionamento é de responsabilidade da equipe de TI. 

ERP

O ERP (Enterprise Resourcing Planning) é um conjunto de aplicações que formam um software para gerenciar a maioria das etapas de um negócio empresarial. Além disso, é usado para monitorar toda a produtividade da companhia, e as atividades operacionais.

Infraestrutura digital

Manter a infraestrutura digital da empresa é uma responsabilidade que, se estiver em mãos erradas, pode acarretar em problemas que podem ser difíceis de serem revertidos. 

 

A importância de ter uma infraestrutura digital consolidada é o mesmo nível de ter o apoio de uma empresa declaração de imposto de renda, ambas possuem a necessidade de se posicionar perante aos respectivos responsáveis. 

 

A contratação de uma equipe que ficará responsável por esta parte, fará com que o empreendedor fique despreocupado. Muitas vezes, haverá um tempo livre ao responsável da empresa para garantir que outros problemas sejam evitados. 

Help desk

Ligado diretamente no funcionamento ideal de uma empresa, o help desk funciona como uma forma de prestar atendimento ao funcionário para resolver problemas simples. 

 

Geralmente, é usado para lidar com problemas em impressoras, hardwares, sistemas operacionais, entre outros. 

Service desk

Criado para evitar eventuais incidentes, o service desk também trabalha com o ciclo de vida de todos os pedidos de serviço e comunicação de um cliente. 

 

O profissional de TI trabalhará como uma ponte que fará a intermediação da comunicação entre a empresa e o consumidor.

Consultoria

Possuir uma consultoria de TI é de suma importância para que uma empresa tenha conselhos ideais, tendo em vista que é necessário manter um acompanhamento das maiores necessidades tecnológicas da companhia. 

 

A importância de se ter uma equipe dedicada às questões de TI da empresa provém do fato de abranger vários setores de uma companhia. 

 

A terceirização pode ser aplicada em vários setores, principalmente em companhias que prestam determinados serviços, como as empresas de serviços de portaria, administrando o acesso de pessoas aos prédios. 

Custo-benefício 

É natural que empreendedores procurem por soluções mais baratas para resolver alguns problemas empresariais. Isso acontece pelo simples fato de manter uma margem de lucro no final do mês. 

 

A terceirização é a opção mais viável aos empreendedores, pois a média salarial de um profissional de TI pode chegar até 10 mil reais ou mais. 

 

Além disso, o número de profissionais da área no Brasil segue baixo, tendo em média 46 mil pessoas formadas anualmente no setor, segundo o estudo realizado pela Brasscom. 

 

É nesse momento em que o empreendedor, ao pensar em pesquisar por “abertura de empresa SP”, também deve considerar a contratação de uma equipe terceirizada para realizar atividades específicas no início da história da empresa.

Desenvolvimento constante dos softwares

A expectativa é que, entre tantas demandas que envolvam ações administrativas, serviços de infraestrutura e desenvolvimento de softwares, a necessidade das manutenções continue frequente nos próximos anos. 

 

Possuir uma equipe terceirizada já consolidada com o restante do quadro de funcionários, dará uma produtividade maior para a empresa.

Agilidade

As equipes de TI estão cada vez mais propícias a desenvolver novas ferramentas para resolver os processos da empresa de forma rápida. 

 

O Scrum é uma das alternativas que trazem agilidade ao resolver algo. A técnica, basicamente, é o levantamento de tarefas no backlog, e a partir desse momento, é feito os processos de desenvolvimento do produto.

 

Nesse caso, destaca-se os especialistas em DevOps que operam diretamente as equipes de TI, visando o aperfeiçoamento de cada produto que é desenvolvido. É como ter uma equipe especializada em mecânica, para trabalhar em empresas de usinagem

Personalização

Ter uma equipe dedicada às questões de TI da empresa é também ter produtos personalizados. Essa equipe terá acesso às principais demandas do público-alvo, e com isso, haverá uma liberdade para que o produto final possa sanar todas as necessidades. 

 

Isso se aplica diretamente no desenvolvimento de aplicativos ou programas que partem da demanda em que a equipe trabalha. 

Segurança

Geralmente, a equipe de TI trabalha de forma remota. Por isso, os times de outsourcing de TI devem garantir que todas as informações de um cliente, e da sua empresa, devam estar totalmente protegidas contra eventuais visitas indesejadas. 

 

Em contrapartida, há também as desvantagens de uma contratação de uma equipe terceirizada. No geral, a terceirização reúne alguns problemas que afetam mais o trabalhador da área. 

Demissões e rotatividade de funcionários

Dentre todas as desvantagens que rondam a terceirização, esta é a mais desagradável de todas. Um serviço terceirizado implica na demissão do funcionário que realizava uma determinada função. 

 

O serviço terceirizado é, em outras palavras, o trabalho exercido que tende a ser mais fácil para ser dispensado. 

Perda de identidade cultural 

A terceirização é entendida como uma atividade que irá complementar a empresa em algumas questões, mas em alguns momentos, a empresa contratante pode perder a sua autonomia nas ações administrativas, e logo, será administrada pela empresa terceirizada.

 

Alguns responsáveis tendem a estipular normas para evitar que perca o controle da sua própria empresa. 

Desestabilização administrativa

Podemos usar como exemplo, setores de uma empresa que já possui um responsável para monitorar de perto o fluxo de trabalho. 

 

Nesse caso, a contratação de uma equipe terceirizada pode afetar negativamente devido a impossibilidade de acompanhar a prestação de serviços.  

 

Portanto, avalie todos os prós e contras com base nas necessidades da sua empresa antes de realizar a contratação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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