SB24Horas

Notícia na hora certa!

Saiba como melhorar a produtividade de sua equipe

Liderar uma equipe composta por diversos membros nunca é fácil. Agrupar diferentes tipos de pessoas com temperamentos diferentes pode muitas vezes levar a conflitos, falhas de comunicação e afetar a produtividade

 

Este termo diz respeito a quantidade de trabalho realizado pela equipe durante um determinado período de tempo, sendo dependente de uma série de fatores diferentes como:

  • Ambiente de trabalho;
  • Nível de motivação;
  • Comunicação dentro da equipe;
  • Metas e objetivos estabelecidos;
  • Bonificações salariais.

Quando se fala em trabalho em equipe, a produtividade geralmente descreve a quantidade de trabalho, enquanto a eficácia descreve a qualidade. No entanto, ser produtivo é impossível se as longas horas de trabalho não trazem resultados significativos.

Por exemplo, se você gerencia uma empresa de informatica SP e vê que seus funcionários não apresentam alta produtividade, pode ser em decorrência de baixa motivação ou má comunicação com os colegas.

Não importa o quão produtivo sua equipe seja, sempre há algumas maneiras de você ser incorporado para levar a produtividade do local de trabalho a um nível totalmente novo. 

Para isso, apresentamos neste artigo 10 dicas para melhorar a atividade de sua equipe.

1. Estabeleça e acompanhe metas alcançáveis 

Primeiro, você precisa dar um passo atrás e pensar sobre o que exatamente deseja que sua equipe trabalhe. Defina os objetivos principais e leve em consideração a capacidade de sua equipe de executá-los. 

Mantenha os objetivos alcançáveis. Atribuir um grande projeto, mesmo com um prazo razoável, pode ser opressor. Por exemplo, dentro de uma empresa de gestão ambiental as metas de papéis burocráticos a serem preenchidos pode ser opressora.

Como alternativa, é possível dividir grandes projetos em interações menores mostrando um progresso claro e motivando o pessoal à medida que avançam em direção ao produto final.

2. Esclareça funções e tarefas

A próxima etapa é se reunir com os colaboradores individualmente para comunicar as prioridades e expectativas de suas funções. Para começar, descreva as principais tarefas de prioridade para eles realizarem no início do trabalho. 

Além disso, estime o tempo que seus funcionários devem dedicar a essas tarefas. Ao mesmo tempo, ajude-os a compreender a qualidade do trabalho que você espera.Logo após, comunique o resultado que você está esperando alcançar. 

Se sua empresa é do ramo de montagem e manutenção industrial, a separação de atividades, por exemplo, é fundamental para que o tempo seja otimizado e a qualidade do trabalho seja alcançada. 

3. Defina as expectativas de comunicação

 A comunicação é um dos principais fatores que contribuem amplamente para a produtividade da equipe. Sem uma comunicação eficaz, os negócios falham, pois na ausência de comunicação, surge uma falha de comunicação e isso gera muito fracasso.

É dever de um gerente garantir que a comunicação eficaz prevaleça em uma equipe. A comunicação desempenha um grande papel em ajudar os membros da equipe a compreender suas responsabilidades de trabalho. 

Porém, se houver alguma lacuna de comunicação, isso pode levar a várias confusões dentro de uma equipe, o que com certeza afetará a produtividade geral. 

Imagine que você tem uma empresa declaração de imposto de renda atuante para microempresas e sua equipe está perdida, com queda na produção. É importante realizar reuniões e estabelecer parâmetros para manter o fluxo contínuo de comunicação.

 

Assim, todos sabem quais são seus papéis dentro do fluxo e isso permite otimização dos processos, com consequente melhora da taxa de produção.

4. Incorpore alguns exercícios de construção de equipe

A alta produção da equipe depende muito da camaradagem entre os membros. Se os membros da equipe se dão bem, estão cientes dos pontos fortes e fracos, o local de trabalho automaticamente se torna um lugar mais feliz. 

Se os membros da equipe estiverem satisfeitos e motivados, a produção e a eficiência aumentarão automaticamente.

Quando pessoas diferentes trabalham em uma equipe, é provável que nem todos gostem uns dos outros. Para vencer a animosidade entre os membros, você pode incorporar alguns exercícios de construção e integração, o que pode aumentar a interação.

5. Forneça um bom ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho e a infraestrutura são fatores essenciais para melhorar a eficiência e a produção da equipe, pois afeta muito o sentimento, pensamento e atuação dos funcionários no exercício da função.

Devido a isso, muitas organizações estão prestando atenção ao projetar os interiores de seus escritórios. Certificam-se de incorporar iluminação brilhante, disposição de móveis confortáveis e um toque da natureza com a ajuda de plantas e flores. 

Além do físico, o ambiente dentro das dependências do escritório também impacta a produção da equipe. Chefes dominantes, funcionários condescendentes e política de escritório podem reduzir a produção e eficiência geral de uma organização.

6. Incentive e motive

Os funcionários trabalham melhor quando têm uma razão para fazê-lo, provavelmente monetária. Eles querem que seus esforços sejam apreciados e preferem receber mais do que apenas elogios de seus chefes. 

É por isso que muitos empregadores optam por implementar programas de incentivo para manter seus funcionários motivados. Esses incentivos podem ser na forma de dinheiro, vouchers grátis, férias pagas, tempo extra de folga, almoços fora, entre outras ações.

Se você gerencia uma empresa terceirizada de zelador e tem funcionários com alto padrão de trabalho, pode pensar em reajustar o salário anualmente e conceder bonificações por serviço, incentivando o trabalho de qualidade.

7. Saia do caminho 

Todos os funcionários ou membros da equipe trabalham melhor quando têm um ambiente onde podem fazer as coisas “do seu jeito”. A maioria dos funcionários tende a perder o interesse assim que são vigiados a todo momento pelos gerentes.

Uma das muitas maneiras que podem ajudá-lo a superar isso é criar uma equipe incrível. Defina suas responsabilidades de trabalho e suas expectativas claramente para eles. Agora, saia do caminho deles e deixe-os trabalhar por conta própria. 

Ao mesmo tempo, seja acessível para que, se alguém de sua equipe tiver uma dúvida, não precise pensar duas vezes para esclarecê-las com você. Sempre confie em sua equipe com a máxima segurança. Isso fortalece ainda mais sua confiança em si mesmos.

8.  Elogie um trabalho bem feito

Para funcionários diferentes, coisas diferentes contribuem para aumentar a produtividade e eficiência no trabalho. Mas, para a maioria, é algo tão simples quanto ser reconhecido por seus esforços. 

Você sabe que nada pode aumentar a produtividade, se um funcionário sentir que sua contribuição não está sendo suficientemente valorizada. Ao passo que apreciá-los na frente de toda a equipe pode fazer maravilhas. 

Este ato público de agradecimento, ao invés de um agradecimento virtual, inspira também os outros membros da equipe a darem o seu melhor. Isso promove uma cultura de trabalho saudável em uma organização.

Imagine que você gerencia uma empresas de administração de condomínios e tem alguns funcionários extremamente dedicados e polidos que chamam a atenção do público. Elogiá-los em público é uma ótima forma de estimular a continuidade do trabalho.

9. Dê feedback  

Introduza um processo de feedback em sua equipe. Não há esperança de aumentar a eficiência dos funcionários se eles não souberem que estão sendo ineficientes. É por isso que as avaliações de desempenho e feedback construtivo são essenciais.

Conhecer as áreas de oportunidades motivará os membros da equipe a fazer algumas mudanças em seu estilo de trabalho. Isso incentiva a cultura do diálogo aberto que tornará as colaborações futuras mais fáceis do que antes.

Quando terminar de dar o feedback, pergunte o que você poderia fazer para ajudá-los a melhorar. Pode ser que eles queiram um pouco mais de orientação em certas tarefas ou prefiram um pouco mais de espaço para a liberdade criativa.

Diante disso, se você gerencia empresas de usinagem em SP e precisa melhorar a produção de suas equipes, pode pensar em implementar um sistema de feedback para saber do que o funcionário precisa e vice-versa. 

10. Investir em conhecimento

Pensar em investir na constante evolução do conhecimento de seus funcionários é benéfico por diversos motivos, como:

  • Aumenta a taxa de produção por tempo;
  • Melhora a comunicação da equipe;
  • Amplia as habilidades;
  • Torna a resolução de problemas mais fácil;
  • Estimula o avanço dos funcionários em suas atividades.

 

O conhecimento é algo essencial dentro da empresa para execução adequada das atividades. Assim, a constante atualização dos funcionários contribui para retenção de talentos e também para o acompanhamento das tendências de mercado.

 

Portanto, se você gerencia uma equipe em sua empresa de automação industrial, pode ser interessante investir em cursos para otimização da manutenção das máquinas, facilitando assim tal atividade e aumentando a taxa de produção.

 

Precisa aumentar a produtividade de sua equipe? Siga essas dicas e comece a implementá-las aos poucos. Assim, a taxa de produção logo terá um impacto positivo perceptível.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.