Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vale a pena mudar de estado por um emprego?

Saiba o que você deve levar em consideração antes de aceitar uma proposta de emprego que propõe mudança de cidade e a adaptação a um novo local.

 

Imagine o seguinte cenário: você recebe uma ligação e é uma proposta irrecusável para o seu emprego dos sonhos, aquele pelo qual você procurou a vida toda e pelo qual sempre sonhou. Entretanto, a vaga é em outra cidade e até mesmo em outro estado. O que você faria em uma situação como essa? Já se imaginou tendo que decidir sobre mudar de estado por questões profissionais?

 

Pode parecer uma situação muito longe da realidade para muitos, entretanto, é preciso entender que isso pode acontecer com qualquer profissional. Nos casos onde as pessoas aceitam mudar de estado por uma vaga de emprego é possível observar bons exemplos de endomarketing, capazes de levar novos talentos à empresa.

 

Pelo lado do profissional que se vê dividido entre aceitar uma boa proposta de emprego ou permanecer em sua cidade, é preciso analisar diversos fatores antes de aceitar ou recusar tal oferta.

 

Pensando nisso, reunimos aqui um material que pode te ajudar a tomar a sua decisão. Confira a seguir e saiba como tomar a melhor decisão.

Leve em consideração a sua família

Caso você já possua uma família estruturada, é preciso analisar o impacto de uma mudança desse nível na vida de todos os envolvidos.

 

Quando falamos de jovens profissionais que ainda estão consolidando a sua carreira no mercado de trabalho sem qualquer tipo de raízes em uma cidade, não é preciso colocar tanto peso na balança.

 

Entretanto, quando o assunto envolve cônjuges, filhos e até mesmo outros parentes que dependem de você, esse é o primeiro ponto que deve ser levado em consideração antes de aceitar um novo emprego em outro estado.

Por isso, o aconselhável nessas horas é conversar com todos os envolvidos e observar todas as possibilidades disponíveis, além de levar em consideração os desejos de cada um e como essa mudança impactaria esses entes.

 

Por isso, antes de tomar sua decisão, faça uma pesquisa sobre o mercado de trabalho existente para aqueles que vão com você. No caso de filhos envolvidos, veja a rede de ensino da cidade de destino, além de pesquisar a oferta de opções de lazer e cultura, por exemplo.

Avalie as finanças

Em segundo lugar, você deve avaliar a questão econômica: vantagens e desvantagens devem ser consideradas com seriedade nesse momento. A principal pergunta que você deve ter em mente é se a empresa contratante irá pagar os gastos com a mudança e oferecer uma ajuda de custo nos primeiros meses após a sua chegada.

 

Caso a resposta seja negativa para as duas questões, você precisa analisar se essa proposta de trabalho é vantajosa economicamente a longo prazo.

 

Assim, é interessante colocar na ponta do lápis todos os pontos possíveis, além da remuneração. Mesmo que você receba um salário mais alto, caso o custo de vida da cidade seja elevado, os benefícios podem não ser tão vantajosos assim.

 

Por isso, o ideal aqui é ser bem detalhista nos cálculos e previsões de gastos totais, tanto para a mudança quanto para manter seu estilo de vida em outro estado.

Pesquise sobre a empresa

Existem diversas formas de se receber uma proposta de emprego, certo? Pois bem, caso a proposta de emprego recebida seja de uma empresa diferente da mesma que você trabalha, investigue a mesma. Faça uma boa pesquisa sobre a companhia para ter uma melhor noção do que esperar e de como será essa mudança.

 

Se possível, procure outros profissionais que tenham realizado a mesma mudança ou que simplesmente trabalham na mesma empresa. Realizar esse tipo de investigação é essencial para conseguir ter uma noção melhor sobre como será seu futuro no novo cargo e na nova cidade, claro.

 

Tenha outros planos

Receber uma proposta de emprego que envolva mudar de cidade é bastante sério e pode parecer uma das melhores chances da sua carreira.

 

Entretanto, ainda nesses momentos é necessário ter um plano B na cabeça. Principalmente quando o assunto é mudar de estado, você precisa entender como funciona o mercado de trabalho para sua área nesse novo local.

 

Se precaver dessa forma não significa que o seu novo cargo não será bem sucedido, mas sim que você está preparado para reagir caso algo inesperado aconteça. Como nunca sabemos o dia de amanhã, faça uma pesquisa sobre o mercado de trabalho e tenha em mente outras opções de atuação no novo destino.

 

Dessa forma, é possível notar que existem muitos fatores que devem ser considerados na hora de aceitar ou rejeitar uma proposta de emprego que envolva mudar de estado. Como não existe uma resposta unificada para todo mundo, cabe a você analisar suas opções e tomar a sua decisão.