Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Tapetes para cozinha: como escolher?

Tudo que você precisa saber na hora de optar por um tapete de cozinha.

 

Entre tantos tipos de tapete existentes no mercado, qual o melhor para a sua cozinha? Este artigo vem para sanar suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha quanto a compra de tapetes para cozinha. Confira nossas dicas.

 

Medidas

O tapete, além de embelezar o espaço e trazer conforto aos pés, também serve para organizar o espaço do cômodo, gerando separações no ambiente, ou seja, setorizando-o.

 

Por isso, um aspecto importante a ser analisado antes da compra de um tapete ou de um conjunto deles para a cozinha é o tamanho do cômodo, para não se comprar peças maiores ou menores que o ideal, e assim gerar desarmonia visual.

 

Meça sua cozinha e, se você for comprar um kit de tapetes, tire as medidas de   partes dela também, como a largura da pia e de eletrodomésticos, tais como geladeira e fogão.

 

Isso porque os jogos de tapetes de cozinha são geralmente formados por um tapete mais comprido, a passadeira, projetada para ser colocada na área da pia, e por um ou dois outros tapetes menores feitos para serem posicionados em frente ao fogão e à geladeira.

 

É importante saber que as passadeiras comumente têm entre 120 a 160 cm de largura, para avaliar se esse formato é adequado à sua cozinha. Considere que tapetes muito grandes podem ser também pesados, o que os torna mais difíceis de remover e limpar.

 

Material

A cozinha é uma parte bastante movimentada da casa, pois é onde realizamos boa parte das atividades domésticas e também onde as famílias geralmente se encontram para realizar as refeições. É também um lugar muito suscetível à sujeira, como derramamento de água, gordura e demais alimentos.

 

Todos esses aspectos devem ser considerados na hora da escolha do material, pois é importante que o tapete  seja leve e resistente, de preferência também lavável e impermeável.

 

Boa parte dos tapetes para cozinha é feito de materiais sintéticos, como a poliamida, o polipropileno, ou o poliuretano que tem como característica serem bastante duráveis.

 

Mas há também os tapetes confeccionados de materiais naturais, tais como a madeira, o sisal, as esteiras de bambu e até mesmo os de crochê, feitos em algodão. Esses materiais podem ser menos resistentes, mas embelezam e trazem conforto ao ambiente.

 

Limpeza

Pela grande produção de sujeira devido ao preparo dos alimentos na cozinha, os tapetes de cozinha devem ser limpos com frequência. Isso é uma medida também de segurança, para a não proliferação de bactérias.

 

Desta maneira, dê preferência aos tapetes que são laváveis. Ainda melhor aqueles que podem ir à máquina de lavar e não exigem cuidados especiais. Confira essas características do produto antes de efetuar a compra.

 

Cores e estampas

Outro fator que pode interferir na escolha do tapete é a coloração e a estampagem. A cozinha é um ambiente que pode ser descontraído e assim cabe cores vibrantes e temáticas leves, com motivos como frutas, animais, utensílios domésticos, arabescos, formas geométricas.

 

Uma escolha interessante é optar por cores mais escuras que não deixem manchas aparentes, já que a área tem aquela preposição de sujeira e derramamento de comida.

 

Opte por aquele tapete que combina melhor com o estilo que você imprimiu na cozinha, ele deve harmonizar com os demais elementos que compõem o cômodo.

 

Base antiderrapante

Um aspecto importante de um tapete de cozinha é ele ser antiderrapante e assim evitar acidentes domésticos. Como já mencionamos, a cozinha é um espaço de grande circulação de pessoas e que pode ter material escorregadio no chão.

Tapetes antiderrapantes possuem geralmente uma base de PVC ou de outros materiais que aderem ao chão. Se o tapete que você escolheu não tem essa base antiderrapante, não precisa trocar, basta inserir uma fita adesiva antiderrapante para tapetes.