SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Suzano e Instituto Aliança têm vagas abertas para capacitação profissional gratuita

Foto: Dphotografia

Compartilhe essa notícia!

Programa Rotas e Travessias, que qualifica jovens de 17 a 24 anos para o mercado de trabalho, recebe inscrições até amanhã (07/03)

 

O Instituto Aliança, em parceria com a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos, Fundação Forge e Zurich Foundation, recebe até amanhã (07/03) as inscrições para a nova turma do programa de formação profissional Rotas e Travessias. A iniciativa oferece cursos gratuitos para jovens de 17 a 24 anos de Americana, Limeira e Campinas, visando ampliar a inclusão no mercado de trabalho. Além dessas cidades, o projeto também abrange outras cidades do Estado de São Paulo, como São José dos Campos e Jacareí. De acordo com o Instituto Aliança, mais de 70% dos jovens que concluem essa formação conseguem inserção no mercado de trabalho. 

Com duração de três meses e realizado totalmente on-line, o curso é focado no desenvolvimento de competências socioemocionais, digitais e empreendedoras, além de preparar os participantes para processos seletivos. Ao final do programa, os(as) alunos(as) que completarem a formação receberão certificado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Com o apoio a essa iniciativa, a Suzano reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e social. Giordano Bruno Barbosa, gerente executivo de Relacionamento Social da Suzano, afirma que o apoio ao projeto está alinhado com as metas sociais da companhia. “Estamos engajados(as) com o desenvolvimento social das áreas onde temos atuação. Até 2030, a Suzano se compromete a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, e a inserção profissional de jovens é um dos pilares fundamentais para que consigamos alcançar essa meta”, afirma.

O programa Rotas e Travessias tem como meta formar 800 jovens até 2025, promovendo desenvolvimento social e econômico nas comunidades atendidas, além de oferecer ferramentas para que os participantes tenham mais oportunidades profissionais, contribuindo para sua autonomia e crescimento no mercado de trabalho. “Nossa metodologia não se limita à capacitação técnica; ela é um convite à transformação. Oferecemos aos jovens as ferramentas necessárias para que possam construir um futuro repleto de oportunidades e autonomia. Acreditamos que, ao investir no potencial desses jovens, estamos contribuindo não apenas para suas trajetórias individuais, mas também para o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que estão inseridos”, ressalta Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança.

As inscrições podem ser feitas por meio do site do Instituto Aliança, e a formação tem início marcado para 10 de março. Para participar, além de se enquadrarem na faixa etária, os jovens devem atender aos seguintes critérios: estar cursando o 3º ano ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública; possuir o certificado de reservista (homens); ser residente nos municípios de execução do programa; e ter o desejo de ingressar no mercado de trabalho. Para garantir o acesso à educação, os participantes receberão tablets com internet, facilitando a participação nas aulas, que acontecerão em dois encontros semanais.

Serviço
Programa: Rotas e Travessias – Turma 2025
Inscrições: até 7 de março de 2025
Link para inscrições:
https://institutoalianca.org.br/rotas/
Público-alvo: Jovens de 17 a 24 anos das cidades de Americana, Limeira, Campinas, Jacareí e São José dos Campos.  
Metodologia: 100% on-line (empréstimo de tablet com acesso à internet)
Carga Horária: 200 horas
Turno: manhã ou tarde
Início das Aulas: 10 de março de 2025

Sobre o Instituto Aliança

O Instituto Aliança, fundado em 2002, atua com foco na inclusão social e no desenvolvimento sustentável. Em 2023, implementou 21 projetos que alcançaram 214 municípios, beneficiando mais de 570 mil pessoas com suas iniciativas. Saiba mais em www.institutoalianca.org.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!