fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Sociedade Esportiva Palmeiras 99 anos

Há exatos 99 anos, no dia 26 de agosto de 1914, surgia para o futebol o alviverde imponente. Fundado por membros da colônia italiana de São Paulo, o então Palestra Itália nasceu com o objetivo de unir cidadãos do país europeu e seus descendentes no Brasil em torno do time de futebol. Porém, como destaca em seu próprio hino, o clube que ‘sabe ser brasileiro’ também estendeu esse laço de união clube/torcida aos cidadãos brasileiros.

Segundo maior vencedor do Campeonato Paulista, com 22 títulos, o Palmeiras disputou o seu primeiro estadual já em 1916, apenas dois anos depois de ter sido fundado. No ano seguinte, o alviverde foi o vice-campeão do torneio e mostrou que chegava para brigar de igual para igual com seus adversários. Não demorou para que o jovem clube ganhasse o seu primeiro troféu. Após outro vice, esse em 1919, o Palestra se tornaria o campeão de 1920.

Não é apenas no cenário estadual que o quase centenário Palmeiras escreveu a sua história. Em 1951, em campeonato organizado pela Fifa, o alviverde superou grandes clubes do futebol europeu e saiu ovacionado do Maracanã após empatar com a Juventus (ITA) e ficar com o título da competição.

Com lealdade, o Palmeiras enfrentou diversas batalhas, desde a sua fundação até esta data em que completa 99 anos. Precisou mudar de nome quando a segunda grande guerra estourou, passando de Palestra Itália para Palmeiras.

Outras fases emblemáticas do clube foram as décadas de 60 e 70, quando o Palmeiras montou os times que ficaram conhecidos como “academias de futebol”. Nos anos em que o Santos de Pelé era temido por grande parte do clubes do Brasil e do mundo, as academias do alviverde eram conhecidas por enfrentarem o time da Vila Belmiro de igual para igual.

Em 2012, quando conquistou a Copa do Brasil, o clube firmou seu nome como o maior vencedor de títulos nacionais da história, com dez conquistas.

 

FPF

Comentários

Dennis Moraes