Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Calhas de lodo da ETE Toledos I em fase final

3A construção das calhas de coleta de lodo, que atenderá a demanda dos três novos flotadores da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I, localizada no Jardim Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste, estarão sendo entregues à administração municipal nesta semana com a finalização das tampas de concreto armado. O investimento, na ordem de R$ 117.312,65, contempla mais uma sequência de melhorias que a prefeitura, por meio do DAE (Departamento de Água e Esgoto), realiza naquela estação desde o início deste ano.

Iniciada no mês de junho passado, as calhas foram construídas em alvenaria. Elas têm a função de escoar o lodo gerado do tratamento do efluente doméstico dos tanques flotadores – que separa a água do sólido (lodo) – para um caixa que destina parte desse resíduo sólido para ser tratado e descartado adequadamente e outra parte retorna aos tanques de aeração – etapa anterior aos flotadores -, onde reforça a concentração de bactérias que auxiliam na degradação da matéria orgânica (o esgoto) e, com isso, garantindo a eficiência da ETE Toledos I, que é de 95%.

A ETE Toledos I já opera com três tanques flotadores, passando a contar com seis quando os novos entrarem em funcionamento, que é o próximo passo da administração municipal que está empenhada na conclusão do processo licitatório para a contratação de uma empresa responsável pela montagem final dos três novos tanques. A capacidade de tratamento da ETE Toledos I é de 792 m³/h de esgoto, atendendo até 95 mil habitantes. A empresa vencedora da licitação para a construção das calhas foi a Trapézio Construtora e Engenharia Ltda.

 

DAE/Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes