Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Show gratuito no Engenho homenageia Vinicius de Moraes e ícones da música

Musical idealizado pela pianista Regina Gomes tem apoio do Café Morro Grande

Show Por Trás da Canção  [crédito Márcia Dal Pogetto]foto:  Márcia Dal Pogetto 

O centenário de nascimento do eterno poeta Vinicius de Moraes e ícones da música nacional e internacional serão lembrados neste domingo (20/10), no show “Por Trás da Canção – Meu tempo é quando”, às 20h30, no Teatro Erotídes de Campos do Engenho Central. A apresentação integra a programação do Som Maior Festival, evento musical destinado a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Piracicaba e da região. A entrada é gratuita, mas os ingressos estarão disponíveis na bilheteria com hora de antecedência.

 

Idealizado por Regina Gomes, pianista, arranjadora e pesquisadora da MPB, neste ano o espetáculo traz uma reflexão comportamental ao abordar “Meu tempo é quando”, numa alusão à poesia “Poética”, de Vinicius de Moraes, escrita em Nova York, em 1950. “A ideia do tema foi reforçada depois que vi na televisão uma idosa ser questionada pelo repórter sobre o que estaria fazendo nos protestos, apesar da idade avançada”, conta Regina.

 

“Meu tempo é quando” pode representar qualquer época ou momento. “E reviver a história do Vinicius, por meio das suas músicas e poesias, é um retorno ao passado, mas reflete nos dias de hoje”, diz Regina, que assistiu shows do poeta e conviveu com seu amigo pessoal, o músico e compositor Paulinho Nogueira.

 

Sucesso de público e de crítica, o musical “Por Trás da Canção” é apresentado desde 2006, sempre homenageando grandes nomes da música nacional e internacional. O repertório, escolhido com esmero pela pianista, traz canções que ficaram eternizadas na voz de inúmeros intérpretes. Emocionante, provoca uma viagem no tempo, com textos, narrativas, músicas e ilustrações em telão.

 

No palco, as canções serão interpretadas por Regina Gomes (piano), Renato Loyola (contrabaixista e maestro da cantora Fafá de Belém), Ubaldo Versolato (sax, flauta e clarineta; músico da Banda do cantor Roberto Carlos), Paula Moretti (cantora), João M. Almeida (violonista e maestro), Luzia Stocco (declamadora), Chico Medori (ex-baterista do Dominguinhos) e Wagner Almeida (guitarrista). Na equipe técnica, Eliete Santos Almeida e Rezende Júnior (locução). “Quem comparecer vai se encantar com depoimentos dos músicos sobre suas carreiras profissionais e com algumas surpresas que estamos preparando”, fala a idealizadora e apaixonada pela MPB.

 

SOBRE O SOM MAIOR FESTIVAL – Aberta em agosto deste ano, no Sesc Piracicaba, a 13ª edição reúne cerca de 200 estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Piracicaba e da região. Todos os meses, até novembro, os jovens participam de palestras e ensaios com músicos de renome nacional e internacional, que passam informações sobre carreira e comportamento social. Não há disputa, pois o objetivo é desenvolver o talento de cada um por meio dos encontros com profissionais das áreas de música, teatro, psicologia e fonoaudiologia. No último encontro todos os inscritos farão apresentações (banda ou individual).

 

O Som Maior Festival tem apoio do Café Morro Grande, Sesc-Piracicaba, Arcor do Brasil, Ivan – Instrumentos Musicais, Acap (Associação Cultural de Piracicaba), Secretaria Municipal de Ação Cultural, Prefeitura de Piracicaba, Fastwork e imprensa de Piracicaba. O patrocínio é das empresas Elring Klinger, RKM Equipamentos Hidráulicos, Pirasa, Indústrias Marrucci, Previlab e Ministério da Cultura (Lei Federal de Incentivo – Lei Rouanet). [Outras informações: (19) 3421-7252].

 

Serviço:

Musical Por Trás da Canção – Meu tempo é quando”

Data: 20 de outubro de 2013, às 20h30

Local: Teatro Erotídes de Campos do Engenho Central (Piracicaba)

Ingressos: Entrada é gratuita, mas é preciso comparecer com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos

Comentários

Dennis Moraes