fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Sheet mask: conheça essa tendência de beleza

Famosa entre as influenciadoras, a máscara facial do momento tem resultados impressionantes

Uma das principais tendências atuais, que envolve cuidados diários e beleza, é a chamada K-beauty, Korean beauty ou, na tradução para o português, beleza coreana. Na era digital, a popularidade mundial de cosméticos oriundos da Coreia teve como impulsor os reviews de diversas blogueiras e influenciadoras de beleza.

Um dos primeiros produtos coreanos a ganhar a atenção dessa geração de profissionais digitais e ultraconectados foi o chamado BB Cream. Em um só cosmético, ele trazia primer, filtro solar, base e hidratante com resultados positivos.

Foi o bastante para que o mundo ocidental começasse a olhar com mais atenção para os produtos de beleza e os cosméticos do país ocidental. O BB Cream ganhou as prateleiras do Brasil somente em 2011, mas, na Coreia do Sul, já era utilizado por, aproximadamente, 20 anos.

Quem é ligado no mundo dos produtos cosméticos já entendeu que a Coreia do Sul está a frente no que diz respeito não só à inovação, mas aos ingredientes, à pesquisa e até às embalagens. O preço acessível com resultados que agradam são a combinação da fórmula de sucesso.

Desde 2018, contudo, outro produto tem chamado a atenção. São as famosas sheet masks, máscaras descartáveis que, agora, são a aposta global dos produtos de K-beauty. As mais populares são aquelas feitas de tecido, papel ou gel. Por acompanharem o contorno do rosto, selfies utilizando-as tornaram-se uma verdadeira tendência nas redes sociais.

Entenda como funciona

A estrutura da máscara vem com um formato padrão para que você encaixe seu nariz, sua boca e seus olhos nas partes indicadas. Isso garante que ela esteja bem posicionada por todo o seu rosto. Em geral, o produto vem com uma combinação de ativos de acordo com o resultado desejado.

Com o crescimento enorme dessa tendência, é possível encontrar diferentes opções de sheet mask. Hidratar, diminuir os poros, matificar e acalmar a pele são apenas algumas delas. O princípio básico é que o material da máscara absorve impurezas, bactérias e fungos da pele, enquanto o produto age sobre ela.

A sheet mask cria uma espécie de barreira que faz com que o produto presente nela não evapore ou resseque — algo comum em outros tipos em creme, que são aplicados diretamente no rosto. Outra vantagem que alavancou a popularidade do produto coreano é sua praticidade em relação às máscaras de argila.

Isso porque as sheet masks vêm prontas para usar, não é necessário fazer nenhum tipo de preparo para aplicação e elas não requerem nenhum tipo de procedimento para sua remoção. Em resumo, fazem pouca ou nenhuma bagunça.

Vale lembrar que elas são descartáveis e não devem ser reutilizadas. Como dito acima, o material utilizado na confecção da máscara absorve elementos indesejados da pele. Aplicá-la novamente, após um primeiro uso, seria o mesmo que devolver para o organismo o que havia sido removido.

Siga as instruções

Apesar de serem práticas, as máscaras queridinhas do momento exigem algumas medidas básicas. Por exemplo, cada versão do produto vai ter uma indicação de quanto tempo ele deve agir sobre a pele. Esse é o período em que você deve deixar a máscara no seu rosto.

É recomendado que se siga essa instrução a risca. Ligue o cronômetro do seu celular ou coloque um alarme para indicar o término do tempo do tratamento. Deixar a máscara por menos tempo do que o indicado, provavelmente, não vai te dar os resultados esperados.

Por outro lado, deixá-la no rosto por mais tempo do que o indicado pode ter um efeito parecido com a reutilização da máscara. As impurezas retiradas da pele pelo produto, agora presentes no material da máscara, podem voltar para o seu corpo.

Comentários