17 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Setembro Amarelo: pesquisas reforçam a importância do esporte para a saúde mental

Close up of heart rate monitor measuring heartbeat for patient doing gymnastics for physical recovery. Retired man using sport equipment to exercise for physiotherapy and strength.

Compartilhe essa notícia!

Cia Athletica destaca a variedade de exercícios e os diversos benefícios de incluir atividades físicas na rotina diária

 Neste mês, a campanha Setembro Amarelo está em pauta para conscientizar, desmistificar e incentivar a busca por ajuda em questões relacionadas ao suicídio e aos cuidados com a saúde mental. A atividade física está entre as iniciativas que podem colaborar com a saúde de forma geral, incluindo também as questões psíquicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, além de melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral.

“Oferecemos uma variedade de opções de atividades físicas que podem atender a todos os gostos e objetivos: musculação, exercícios em grupo, dança, lutas, práticas aquáticas, entre outros. O importante é que cada pessoa encontre no esporte uma forma de viabilizar o bem-estar do corpo e da mente”, afirma o Gerente técnico da Companhia Athletica, Cacá Ferreira, da Cia Athletica.

Entre os benefícios de ter uma rotina de atividades esportivas, Cacá Ferreira destaca a redução do estresse e da ansiedade, o combate à depressão, o aumento da autoestima, a melhora da qualidade do sono e o estímulo ao convívio social.

Um estudo do American Journal of Preventive Medicine demonstrou que a prática regular de exercícios pode aumentar a autoestima em até 10% após 6 semanas de exercícios regulares, como musculação e atividades aeróbicas. Pesquisas da Harvard Medical School também revelaram que o exercício regular pode melhorar em 20% a 30% a capacidade de concentração e memória em adultos e idosos.

Dicas de atividades que colaboram com a saúde mental:

Caminhada e corrida: reduzem a ansiedade e melhoram o humor.

Yoga: ajuda a relaxar e reduzir o estresse.

Musculação: promove confiança.

Atividades em grupo: melhoram o convívio social, essencial para a saúde mental.

 

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há 39 anos e conta com 16 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.

A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. 

Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 22 piscinas, sendo 11 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos uma infraestrutura de primeira: localização privilegiada pela comodidade e segurança, equipamentos de última geração, ambientes exclusivos para diversas modalidades esportivas e todas as idade, professores especialistas e tecnologia a favor da melhor experiência do aluno como o CiaOn: aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, agendamento de serviços, os treinos elaborados pelos professores e agora também o CIA GO (aulas e treinos virtuais).

Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!