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SEO para Instagram: como aumentar seu alcance?

A otimização de redes sociais para mecanismos de pesquisa é uma das tarefas fundamentais em qualquer empresa como parte do marketing. Podemos realizar SEO (Search Engine Optimization) em qualquer plataforma ou meio de comunicação.

A técnica citada engloba o uso de estratégias avançadas de design, produção de texto e veiculação de anúncios para promover melhor indexação em buscadores ou para chegar ao seu público-alvo com maior facilidade.

As redes sociais tem expandido o número de seguidores, em especial o Instagram. Então, se você quer ter sucesso nessa rede, precisa usar um conjunto de estratégias. Dessa forma, você poderá ter um plano claro com as etapas e ações que deve realizar.

Se você estiver usando o Instagram para divulgar o seu negócio, a melhor maneira de garantir o sucesso é aumentar o número de seguidores primeiro. Quanto mais pessoas você conseguir alcançar, maiores serão suas chances de impulsionar as vendas. 

Para aumentar o número de seguidores, você precisa ser encontrado na plataforma. Esta é a parte mais complicada, pois o Instagram SEO é um pouco diferente dos demais mecanismos de buscadores com os quais você pode estar acostumado.

Neste artigo, vamos te apresentar 7 principais dicas de como usar adequadamente esse recurso do Instagram para alavancar seu negócio. Acompanhe.

1. Otimize seu perfil para pesquisa

A função de pesquisa do Instagram funciona um pouco como o Google, pois oferece os perfis mais relevantes com base no seu termo de pesquisa. Além disso, o seu perfil tende a ser mostrado a um público com gostos semelhantes.

As postagens que você gosta no Instagram têm uma grande influência para determinar a relevância. As palavras-chave também desempenham um papel crítico.

Sendo assim, otimizar seu perfil do Instagram com palavras-chave específicas para aparecer nos buscadores, pode ser essencial. Comece otimizando o título do perfil e o nome de usuário.

Título do perfil e nome de usuário

Incorporar uma palavra-chave primária em seu título e nome de usuário é uma boa maneira de melhorar suas chances de aparecer em pesquisas relevantes. 

Por exemplo: se você tem um perfil para sua loja de EPI ABC chamada SecurityMax, o nome de usuário pode ser “SecurityMaxepis” e o título “SecurityMax EPIs”. Assim, aumentam as chances de o cliente te encontrar.

Biografia

Sua biografia também é um ótimo lugar para adicionar palavras-chave que você deseja classificar. Você pode usar este espaço para descrever sua empresa com palavras-chave secundárias relevantes.

Se você tem um perfil para loja de equipamentos odontologicos, na sua biografia podem constar palavras secundárias como “exame clínico”, “consultório” e “atendimento”, por exemplo.

2. Escreva legendas otimizadas por palavra-chave

Na página de exploração do Instagram, você só pode pesquisar conteúdo usando hashtags e tags de localização. Além disso, o Instagram também oferece recomendações de conteúdo personalizadas para cada usuário com base em seus interesses e interações.

O algoritmo de exploração do Instagram usa uma estrutura de incorporação de contas que ajuda a identificar aquelas que são tipicamente semelhantes entre si. Esta estrutura aprende o que uma palavra representa com base no contexto. 

Além disso, identifica como certas contas são relevantes umas para as outras com base nas palavras-chave usadas na biografia, títulos e nomes de usuário, bem como legendas.

É exatamente por isso que escrever legendas descritivas com palavras-chave relevantes aumentará suas chances de aparecer na página Explorar de usuários relevantes. 

Por exemplo, se você tem uma empresa de porta de aço seu conteúdo pode ser relevante para frigoríficos. Se usar termos como “resistência ao frio” e “segurança alimentar” as chances de ser encontrado aumentam.

O Instagram usará as palavras-chave em suas legendas de postagem para determinar quais tópicos de interesse se alinham com sua conta.

3. Considere as hashtags como palavras-chave

No Instagram, as hashtags funcionam como as palavras-chave nos mecanismos de pesquisa normais, ou seja, ajudam os usuários a descobrir conteúdo relevante. Quando você pesquisa por uma determinada hashtag, ele mostra todas as postagens marcadas.

Da mesma forma, marcar sua postagem com uma determinada hashtag significa que aparecerá quando alguém pesquisar essa hashtag específica.

Imagine que você tem uma loja compressor de ar e que seu público principal são cirurgiões-dentistas. Para que eles o encontrem facilmente, podem ser adotadas hashtags em alta nesse meio como #diadodentista e #odontoporamor, por exemplo.

Por isso, é crucial marcar suas postagens com hashtags relevantes ao conteúdo para que você possa atrair o público certo. Mas tente não sobrecarregar o espaço da legenda com hashtags, pois pode ser um tiro no pé. 

Lembre-se de que o Instagram levará outros fatores como engajamento e relevância da conta em consideração ao classificar sua postagem nos resultados de pesquisa de hashtag

Dessa forma, quanto mais engajamento você obtém, maior a probabilidade de sua postagem aparecer em pesquisas de hashtag relevantes.

4. Aproveite ao máximo o texto alternativo

O Instagram possui um recurso que permite que você escreva um texto alternativo para descrever vividamente sua foto em detalhes. O aplicativo então lê a descrição da imagem usando um leitor de tela que permite ouvir o que a foto contém. 

Este recurso de texto alternativo foi originalmente planejado para ajudar os usuários com deficiência visual a entender o conteúdo fotográfico e de vídeo do Instagram.

Além de aprimorar a experiência do Instagram para usuários com deficiência visual, você também pode usar esse recurso para SEO do Instagram. 

A ideia é usar palavras-chave em seu texto alternativo para ajudar o algoritmo do Instagram a entender melhor o que a imagem contém e como ela pode ser relevante para determinados usuários.

Se você possui uma empresa de cobertura metalica e divulga um de seus mais recentes trabalhos, pode colocar uma legenda apontando os detalhes “ampla cobertura de galpão com espaço de 250 metros quadrados, material inox, brilhante e em prata”, por exemplo.

5. Incentive a marcação

Outra forma de aumentar a capacidade de descoberta no Instagram é sendo marcado. Quando as pessoas marcam sua conta em suas postagens ou stories do Instagram, outras pessoas poderão clicar em seu perfil. 

Com isso, há uma boa chance de você atrair um público ainda maior, conforme for marcado em publicações. Você pode encorajar as pessoas a marcá-lo em suas fotos de seus produtos para ter a chance de aparecer em suas postagens. 

Você pode então postar novamente algumas de suas fotos para mostrar o quanto você os aprecia. Como alternativa, você também pode realizar promoções com brindes que envolvam a codificação de sua conta. 

Essa é uma ótima maneira de aumentar o número de tags. Imagine que você tem uma empresa de construção e reforma e quer ampliar as vendas pelo Instagram.

Você pode solicitar para que as pessoas que compram de sua loja fotografem e marquem a empresa na rede tendo como prêmio 50% de desconto na próxima compra, por exemplo.

6. Fique longe do Black Hat SEO

Quando você está lutando para ganhar visibilidade há algum tempo, pode ser fácil ser tentado por soluções rápidas na forma de táticas de SEO do Instagram Black Hat, que é uma modalidade de marketing agressivo que pode receber punições da rede.

Lembre-se de que essas soluções rápidas são apenas temporárias. Eles não oferecem visibilidade autêntica na plataforma, o que pode prejudicar seu desempenho a longo prazo.

A plataforma continua a reprimir contas que repetidamente empregam táticas suspeitas para ganhar visibilidade na plataforma. Isso inclui o uso de bots para gerar curtidas e seguidores falsos. 

7. Rastrear e otimizar

Assim como você analisa o impacto de seus esforços regulares de SEO, também é crucial que você meça se os seus esforços de otimização do Instagram estão valendo a pena. 

Se você tiver uma conta comercial ou um perfil de criador no Instagram, obterá uma ferramenta de análise abrangente para medir o desempenho de sua conta.

Essa análise integrada é ótima para entender os insights de postagens individuais. Além disso, ele fornece uma análise detalhada de alcance e impressões, bem como de como você conseguiu atrair cada espectador – seja de casa, hashtags, perfil e assim por diante.

Se você tem uma empresa de consultoria de informatica SP e vê que seus resultados têm caído por meio das métricas, pode fazer uma pesquisa e identificar novas hashtags e termos chave para aumentar seu aparecimento nas buscas, por exemplo. 

Sua conta do Instagram pode fazer toda a diferença entre ser uma marca vencedora ou apenas mais um negócio. Se tiver dificuldade para otimizar seus resultados, pode pensar na contratação de uma empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação).

Portanto, aumente a visibilidade na plataforma com o Instagram SEO eficaz e aumente o conhecimento da sua marca entre um público relevante. Aproveite ao máximo as dicas de otimização do Instagram fornecidas acima para ser encontrado na plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.