24 de abril de 2024

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Conheça os tipos de influenciadores digitais e quais utilizar

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Com a chegada da internet e da tecnologia junto a constante expansão do meio digital, se tornou comum que pessoas se aproveitassem dessa oportunidade para crescer e ganhar espaço nessa nova era, se tornando os famosos influenciadores digitais.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar e explorar os influenciadores digitais, explicando o que eles são e a sua importância nos dias de hoje, além de apontar quais os tipos mais comuns de serem encontrados e quais podem ser utilizados.

O mundo digital tem tomado cada vez mais espaço dentro da vida das pessoas, seja de forma direta ou indireta. Não é difícil ver marketing, propagandas ou simplesmente funcionalidades que permitem a utilização da internet para algum auxílio.

Desde uma empresa de usinagem CNC até pessoas mais comuns, todos conseguem se beneficiar de alguma forma dele,e com os avanços e o constante estudo do mesmo, em alguns anos a evolução será ainda maior e mais presente.

Tanto as empresas quanto as pessoas mudaram ao longo dos anos e possuem interesses, estilos e vontades diferentes de antigamente. 

Atualmente, as pessoas se interessam por algo e, na mesma velocidade, perdem a vontade e buscam algo novo para suprir todo esse interesse. Portanto, é preciso muita adaptabilidade por parte das organizações, até mesmo de uma empresa de engrenagens.

Com isso, diversas estratégias e práticas de marketing surgem no mercado e, os influenciadores digitais aparecem como chave para alguns desses caminhos, conseguindo atrair pessoas para as lojas e sendo influentes na compra de produtos.

Essas pessoas falam sobre diversos segmentos e possuem grande poder persuasivo e conseguem, em poucas palavras, indicar um produto e levar seus seguidores a consumir até os produtos mais diferentes em uma loja de EPI ABC.

Mas qual o real potencial de um influenciador digital? Em quantos tipos eles se dividem? Como utilizá-los como parte da sua estratégia de negócios? Quais os melhores para o tipo de empresa que você gerencia? 

Por isso, para ficar por dentro de todas essas informações e saber qual a melhor forma de levar mais leads e convertê-los em clientes para a sua empresa de painéis elétricos, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor desenvolvido e explorado.

O que é um influenciador digital

De forma simples e direta, um influenciador digital é uma pessoa ou um grupo que produz conteúdo, seja por vídeo, texto, análises ou imagens sobre determinado tema, conseguindo alcançar e convencer pessoas de um determinado segmento a tomar determinadas atitudes.

Existem diversos tipos de influenciadores, e eles podem ser encontrados em todo nicho. Pode-se dizer que, para cada assunto existente no mundo, existe ao menos um influenciador, afinal, a internet e a tecnologia proporcionaram essa expansão e compartilhamento de ideias.

Sendo assim, uma empresa de manutenção de compressores, por exemplo, sempre conseguirá algum influenciador, tanto pela quantidade que existe no mundo, quanto pelo nicho que trabalha.

Mas, essa estratégia não seria utilizada caso não trouxesse algum tipo de benefício ou vantagem para a organização, podemos destacar os principais como:

  • Maior alcance da marca;
  • Atração de um novo público;
  • Maior probabilidade de lucro;
  • Maior relevância no segmento.

Claro que isso dependerá do tipo de influenciador contratado, qual produto ou serviço o mesmo fará a divulgação, qual o porte e segmento da empresa, quais estratégias serão utilizadas, entre muitos outros aspectos.

Portanto, para saber quais os tipos de influenciadores digitais são melhores para a sua loja de equipamentos odontologicos, confira o tópico a seguir.

Os tipos de influenciadores digitais

Para decidir qual o melhor influenciador digital para o seu estilo de negócio, é preciso entender mais a fundo quais são e como eles se destacam. Confira logo abaixo os principais tipos e as suas diferenças.

01 – Top Celebridades

Em tempos mais antigos, era entendido como top celebridades os grandes atores que apareciam em filmes e novelas e, até certo ponto, isso ainda acontece, embora com menos frequência e relevância do que antigamente.

Um influenciador digital, por sua vez, tem o poder de falar sobre qualquer assunto na internet e fazer com que seus seguidores abracem uma causa ou simplesmente comprem alguns produtos, mesmo que seja só para testar, de uma loja compressor de ar.

As pessoas costumam gostar de um influencer por causa de sua personalidade ou da persona que criou para interagir com o público. 

De forma simples e direta, ao utilizar esse tipo de influenciador, o objetivo da empresa é alcançar um maior número de pessoas.

Ou seja, tornar a marca mais conhecida é o principal objetivo ao contratar esse tipo de influencer, afinal, ele pode não ter nenhuma relação com o produto ou serviço comercializado.

02 – FIT Celebridade

Esses influencers são do tipo que conversam, produzem e geram conteúdo relacionados a um tipo de nicho em específico, ficando muito mais simples de encontrar promover um produto ou serviços relacionado ao tema, pela grande abrangência do mesmo.

Em outras palavras, esse tipo de influenciador pode ser essencial para promover sua loja de epi para eletricista, principalmente quando o influencer é um FIT. Isso faz com que a sua palavra tenha mais valor para as pessoas do segmento e para os seguidores.

Diante disso, esse tipo de influenciador pode ser muito bem aplicado se o seu negócio tem qualquer relação ao assunto e conteúdo criado por ele, fazendo com que a estratégia dê certo e você consiga adquirir mais relevância, seguidores e alcance.

03 – Autoridade

Esses influenciadores possuem um público menor do que os mostrados anteriormente, mas são um verdadeiro exemplo em determinado assunto, fazendo com que todas as pessoas que se interessem por esse tema, enxerguem uma verdadeira autoridade no assunto.

Embora o número de seguidores, a audiência no geral, seja baixa, esse tipo de influenciador compensa na altíssima relevância para o seu segmento e com um engajamento muito eficaz.

Por ser uma autoridade, entende-se que a figura domina o assunto e, por causa disso e do conteúdo criado, é muito respeitado no meio. Portanto, não estranhe caso o influenciador não seja conhecido por pessoas fora do meio, afinal, isso é normal.

Se os produtos de sua empresa tem alguma relação com esse o tema abordado, com toda certeza deve ser pensado em contratar e conhecer melhor o motivo de toda essa autoridade no segmento.

04 – Grupo de influenciadores ou ecossistema

Esse tipo de influenciadores não é composto por apenas uma pessoa, mas um conjunto delas, porém, com menor engajamento e alcance. O ecossistema é um grupo de pessoas que tem uma pequena influência na internet, mas que juntas, são muito relevantes para o segmento. Em outras palavras, juntos são uma espécie de soberania naquele nicho de mercado.

Qualquer empresa que busque crescer no meio para atingir seus consumidores com o marketing correto, precisa estar alinhados com esses influenciadores, aproveitando ao máximo a sua influência no meio.

Até mesmo porque existem diversos temas a serem abordados e muitas pessoas falando e criando conteúdo sobre o mesmo. 

Dessa forma, é normal existirem diversos influencers que seja o que sua organização procura, basta apenas definir e negociar qual ou quais melhor refletem suas estratégias de negócio.

05 – Público interno

Por fim, mas não menos importante, podemos citar o público interno, que nada mais são do que os colaboradores do seu negócio que se esforçam e ajudam a marca a crescer, promover e compartilhar seus produtos e serviços para outras pessoas.

Esses influenciadores são muito importantes para a força que a empresa carrega, afinal, um negócio que não possui funcionários engajados e que se interessem pelo que a organização faz ou acreditam em suas ações tem algo muito errado dentro de suas diretrizes e gestão.

Mesmo que o alcance seja extremamente baixo, o engajamento desses funcionários é altíssimo, sem mencionar na autoridade. 

Quem melhor para falar sobre uma marca do que as pessoas que lá trabalham todos os dias? Portanto, não menospreze ou deixe de investir nesse tipo de influenciador.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e desenvolveu os tipos de influenciadores digitais, suas particularidades e diferenças, mostrando quais podem ser utilizados nas mais diversas situações e quais os benefícios que a organização pode ter ao investir nessas estratégias.

É muito importante entender a realidade da empresa e encontrar o equilíbrio entre preço, quantidade de marketing, estratégias de negócio e retorno. Quanto melhor e mais harmonizados esses itens estiverem, melhor será o investimento.

Em uma era digital como a atual, os influenciadores cumprem muito bem o seu papel e podem ser a diferença entre um negócio que deu certo e outro que ainda não chegou onde precisa. 

Ademais, pesquise bastante e comece a analisar qual pode ser melhor para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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