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Dicas para acertar nas contratações de sua empresa

Realizar boas contratações gera uma série de impactos em sua companhia, uma vez que esse processo interfere diretamente com seu quadro de pessoal. Por isso, é importante saber como utilizar este recurso para ter a melhor equipe a sua disposição.

O potencial de um time de qualidade é muito importante para identificar porque tantas pessoas buscam acertar nesse momento tão importante da empresa de terceirização de RH (Recursos Humanos).

Uma boa contratação não representa somente uma adição de qualidade para a equipe, mas também a economia de uma série de gastos comuns em um ambiente de alta rotatividade, possibilitando uma estrutura mais adequada para sua empresa.

Além disso, existem diversos outros elementos que são diretamente impactados por seu quadro de funcionários e as mudanças realizadas nele, como por exemplo:

  • Administração;
  • Desempenho da empresa;
  • Produtividade;
  • Clima organizacional.

O importante é que você consiga trabalhar todos estes aspectos em conjunto com sua equipe em constante crescimento, para evitar que qualquer um deles acabe sendo prejudicado de alguma forma por esse tipo de ação.

Refletir todos os aspectos de funcionamento de uma empresa é muito importante para saber qual será o método de abordagem para a contratação de um novo funcionário, principalmente em relação à caça de talentos e a possibilidade de trabalho mais adequado para a companhia.

Dessa forma, você consegue trabalhar com muito mais efetividade, uma vez que está realizando uma boa contratação para sua contabilidade para departamento pessoal e garantindo um acréscimo de qualidade no seu quadro de funcionários, possibilitando uma ação mais direta e efetiva.

Contratando novos talentos

Existem diversos argumentos que podem ser usados quando você decide iniciar um processo de contratação. O ideal, entretanto, é que sua mentalidade esteja alinhada com a do consumidor, gerando uma conexão mais próxima.

Além disso, é importante ter em mente que cada empresa é única, e possui uma série de interesses e padrões que devem ser buscados nos profissionais que você deseja contratar para garantir que os melhores candidatos serão selecionados.

Adaptar esse tipo de recurso a realidade de sua companhia permite que você tenha muito mais assertividade nos processos seletivos, podendo até mesmo contratar uma consultoria e treinamento de recursos humanos para te ajudar no processo.

Definindo a vaga

O primeiro ponto que deve ser pensado é na definição da vaga que está em aberto.

É importante que você entenda exatamente que tipo de profissional e de qualificação precisa, ao mesmo tempo em que você deve buscar um resultado mais expressivo acerca das habilidades de cada candidato.

A definição da vaga também é fundamental para que os interessados entendam se estão capacitados para participar do processo ou se precisam de alguma habilidade específica ou conhecimento da área para se aplicar como o treinamento NR35.

Um bom profissional deve estar pronto para lidar com qualquer situação relacionada ao trabalho e a vaga que está concorrendo, por isso é muito importante que você seja capaz de mensurar esse tipo de recurso.

Todo tipo de informação relevante pode ajudar a definir a vaga, desde características pessoais a competências e histórico de trabalho e estudos. Hoje, há uma valorização pelas chamadas soft skills, habilidades de comunicação e interação.

Diante disso, é muito importante que você consiga passar todas suas necessidades durante a descrição da vaga para conseguir candidatos que se adequem ao que sua empresa precisa para trabalhar com mais efetividade.

Elaboração de anúncio

Depois de fazer a definição de competências e habilidades que você precisa para preencher uma determinada vaga, é hora de criar um anúncio que seja chamativo e instigue candidatos a procurarem sua empresa de curso comissario EAD intensivo (Ensino a Distância).

Para criar um anúncio adequado para o mercado, é muito importante que você seja transparente, e ofereça o máximo possível de informações referentes a marca para evitar qualquer tipo de problema.

Informações relevantes para o candidato, como a carga horária, salário e outros benefícios devem ficar claros no anúncio, para que o profissional tenha o direito de identificar se a vaga está dentro do que ele precisa.

Sem esse tipo de recurso, você pode acabar encontrando um profissional ideal para a companhia, mas que não aceite as condições oferecidas durante o processo de contratação, o que faz você voltar para a estaca zero.

Além disso, esse tipo de situação acaba gerando desgaste de tempo e de dinheiro, uma vez que você faz várias etapas para o candidato desistir em um último momento, prejudicando todo o processo seletivo.

Garantir clareza e transparência é muito importante para sua empresa de porta de aço conseguir candidatos mais adequados e preparados para lidar com esse tipo de situação.

Divulgando a vaga

Escolher os canais de divulgação de sua vaga é tão importante quanto criar um anúncio adequado, uma vez que você precisa encontrar as pessoas dentro do perfil que está buscando para sua companhia.

Normalmente, os profissionais de uma determinada categoria estão acostumados a procurar por oportunidades em determinados canais, e é importante que você consiga identificá-los para conseguir esse tipo de estrutura com mais efetividade.

Algumas vagas ainda são procuradas em formatos mais tradicionais de mídia, como classificados de jornais. Neste caso, você encaminha para o jornal local ou regional o anúncio e combina um período de publicação.

Algumas outras áreas preferem lidar com caçadores de talentos e empresas especializadas em empregos, colocando o anúncio para os profissionais desta companhia procurarem os candidatos que mais se adequam a esse tipo de perfil.

Hoje, com o adicional da internet, muitas vagas estão sendo colocadas em sites especializados ou mesmo divulgadas em redes sociais. As chances de sua vaga em uma empresa de tratamento de esgoto chegarem a mais profissionais é muito grande pela rede.

Isso porque quando as pessoas começam a compartilhar o que você está oferecendo, isso acaba gerando um forte potencial de viralização, permitindo que seu anúncio vá muito mais longe do que se espera.

Um conteúdo viralizado é aquele que, assim como um vírus, se espalha desenfreadamente.

É muito comum que vagas de emprego alcancem este status, uma vez que pessoas que tenham contato com sua companhia compartilharão o conteúdo para suas redes de amigos e familiares.

Estas pessoas, além de enviarem currículos caso estejam dentro do perfil da vaga, podem compartilhar novamente, espalhando para um público cada vez maior e possibilitando uma ação muito mais efetiva.

Avaliação de currículo

Depois de começar a receber os currículos de profissionais interessados na vaga, é o momento de começar a avaliar cada um deles. Isso pode ser feito pelo gestor ou pelo responsável pelo RH da empresa de terceirização de portaria.

Muitas pessoas trabalham com recrutadores externos, permitindo que todo o processo passe por um crivo menos pessoal e mais focado nas habilidades e capacidades dos candidatos. Neste caso, quem fica responsável por este momento é a empresa contratada.

Avaliar o currículo é um ponto muito importante para conhecer melhor os candidatos que estão se apresentando em sua empresa. Com os dados oferecidos no documento, você acaba entendendo melhor quem é o profissional.

Assim, você consegue personalizar as perguntas e tópicos para serem discutidos na entrevista, dando um tom muito mais pessoal e próximo para esse tipo de ação.

Entrevista de emprego

Este é um ponto muito importante para a definição da vaga. Muitas pessoas ficam nervosas ou ansiosas durante a entrevista de emprego, o que pode prejudicar a comunicação. Por isso, é importante que você tente transformar o momento em um ambiente leve e acolhedor.

A ideia da entrevista é conhecer melhor os candidatos que estão sendo selecionados para a empresa, e por isso você deve trabalhar de maneira humanizada e simpática, evitando assim que o candidato fique muito nervoso.

Ainda assim, é importante que você direcione a entrevista para pontos que são realmente importantes para sua companhia. Embora você esteja em um momento de conhecer o candidato que está sendo apresentado, ele ainda fará parte de sua equipe.

Portanto, é fundamental que você saiba lidar com esse tipo de situação de maneira mais efetiva, garantindo resultados muito mais satisfatórios para conseguir profissionais de qualidade em seu quadro de funcionários.

Considerações finais

Fazer uma contratação eficiente é a melhor maneira de estruturar sua equipe e garantir sucesso comercial para sua empresa. Quanto mais você trabalhar dessa forma, mais capacitado será seu efetivo de colaboradores.

O momento da contratação é fundamental para que você tome decisões mais assertivas, garantindo que está tomando o caminho certo e garantindo profissionais que ficarão na empresa e acrescentarão para a equipe, tornando-se grandes aliados da empresa.

Dessa forma, você consegue se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, explorando a produtividade de uma equipe qualificada para se tornar uma liderança em sua área de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.