fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

“Semana Especial da Mulher” conta com a participação de 500 pessoas


O Centro de Referência em Saúde da Mulher e o NES (Núcleo de Educação e Saúde), vinculados à Secretaria da Saúde, encerraram a “Semana Especial da Mulher” com aproximadamente 500 participantes.  As atividades gratuitas oferecidas às gestantes e mulheres acompanhadas pelo “Saúde da Mulher” e interessadas em geral contaram com palestras sobre prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, prática e hábitos saudáveis,  violência da mulher e artesanato. Além disso, houve decoração especial, café da manhã, sorteio de brindes e fotografia. O evento foi programado em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

 

Essa foi a primeira edição da “Semana Especial da Mulher”. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Raquel Zalaf, o objetivo foi proporcionar qualidade de vida e bem estar às mulheres atendidas na unidade e a todas as mulheres interessadas, já que o evento foi aberto à população. “Nosso foco foi criar algo novo no cotidiano do serviço de saúde. O Conceito de Saúde é muito amplo e vai além da ausência de doença, considera-se o bem estar físico, social e emocional. Por este motivo abordamos vários assuntos de interesse das mulheres para despertar a consciência do papel delas na sociedade e mostrar caminhos para um melhor qualidade de vida”, disse. “O evento sem dúvida superou as expectativas. Agradeço ao NES, os parceiros e a equipe do ‘Saúde da Mulher’ que, além do atendimento normal, se empenhou para que a semana fosse um sucesso”, concluiu.

 

Nesta sexta-feira (11), as participantes puderam confeccionar um babador para bebês. A atividade “Artesanato com Recicláveis” foi orientada pela professora Dionéia Fronza com material fornecido pelo NES. O encerramento contou com sorteio de brindes, café da manhã e fotografia profissional das gestantes, que puderam registrar o momento especial da espera do bebê e ganhar uma foto 15×21 cm.

 

Como parte da programação, a “Semana Especial da Mulher” contou com palestra sobre prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, ministrado pelo Chefe de Controle de Endemias, Luiz Eduardo Chimello de Oliveira na segunda-feira (7). Já na terça-feira (8), a superintendente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Eliana Bueno, ministrou a palestra “Estilo de Vida”, sobre práticas saudáveis no dia a dia, como o autocuidado e manter o pensamento e o foco em situações positivas para atrair mais qualidade de vida.

 

Na quarta-feira (9) a fisioterapeuta Laís Peressim explanou sobre “Hábitos de Vida Saudáveis”. “As orientações causaram impacto na rotina de algumas usuárias que já passaram a adotar novas atitudes mediante as informações que tiveram”, comentou a coordenadora. Na quinta-feira (10) a advogada e conselheira Germina Dottori abordou o tema “Mulher e Violência”, promovendo um debate sobre as várias formas de violência contra as mulheres, física, psíquica, emocional, patrimonial e esclareceu  sobre o trabalho do Conselho da Mulher e outros instrumentos que servem como apoio e defesa dos direitos das mulheres.

Comentários

Dennis Moraes