Semana do Aleitamento Materno prossegue em S. Bárbara


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as atividades alusivas a Semana do Aleitamento Materno. Com o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”, diversas ações e eventos vêm sendo realizados durante a semana. O objetivo é incentivar e conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. As atividades são abertas à população.
Nesta quinta-feira (13) foi promovida uma atividade junto ao grupo de gestantes da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Amália Salvador Dal’Bello”, no Jardim São Fernando. No encontro foi ministrada palestra sobre os benefícios da amamentação, pela fonoaudióloga Carla Regina Marin Bueno. Estiveram presentes gestantes e mães que já estão amamentando. Ao final houve a entrega de brindes e materiais informativos sobre o tema.

Na ocasião a profissional orientou sobre a relação da amamentação com o desenvolvimento da linguagem. “Alguns aspectos da amamentação auxiliam a ter uma fala efetiva, evitando problemas de fala e perdas auditivas, além de auxiliar no desenvolvimento afetivo. Para as mães, também existem diversos benefícios, como menor probabilidade de depressão pós-parto, maior facilidade para perder peso e prevenção do câncer de mama”, explicou. “Além disso, salientamos os malefícios do uso da mamadeira e da chupeta, mostrando que não é necessária a utilização destes como muitas mães chegam a pensar quando da primeira gestação”, completou.

A Semana do Aleitamento Materno teve início na última segunda-feira (10), com a realização de diversas atividades nas 12 UBSs do município, como palestras, exposições de fotos e vídeos de gestantes e mães amamentando, rodas de conversa, entre outras ações educativas sobre a amamentação. “Notamos por parte da população que veio até a unidade um grande interesse em relação ao tema, o que propiciou momentos bem produtivos e discussões muito ricas durante toda semana”, finalizou a gerente da UBS do São Fernando, Elaine Cristina da Costa.

Nesta sexta-feira (14) um evento alusivo ao tema encerrará oficialmente a semana no Salão Nobre da Secretaria de Educação, localizada na Rua Graça Martins, 680, Centro. A programação terá início às 8 horas e contará com apresentações teatrais, palestras com diversos profissionais, exposições de cartazes, banners, bonecas artesanais, trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal de ensino, trabalhos e fotos da MEIMEI e Pastoral da Criança, além da entrega de panfletos e brindes.

Programação do Evento

8h30 – Abertura.
8h30 – Apresentação teatral com fantoches: ‘‘O leite materno é o melhor alimento para seu bebê’’ pela equipe do NES (Núcleo de Educação em Saúde).
9h – Coffee Break.
9h30 – Palestra “Apresentação de Dados em Sala de Vacina”, ministrada pela enfermeira Maria Helena do Prado Martins.
10h – Palestra: “Crescimento e Desenvolvimento da Face”, ministrada pelo especialista em Saúde Coletiva Dr. José Luis Andia.
10h45 – Palestra: “Amparo pela Lei às Gestantes Trabalhadoras”, ministrada pela assistente social Rosilei Silva.
11h20 – Palestra sobre: “Técnica de Amamentação: Anatomia da Mama e Pega Correta”, ministrada pela médica pediatra Vivian Keese.
As atividades são coordenadas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde), em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Promoção Social, Pastoral da Criança, AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) e MEIMEI (Serviço de Assistência Social).

Foto: Marcel Carloni

 

Comentários

Notícias relacionadas