SEGURANÇA: Nova Odessa é cidade com maior redução de roubos a residências da RMC

Número de casos caiu 54,54% entre 2013 e 2014 com ação da Guarda Municipal, PM e Polícia Civil

 

Enquanto a maioria das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) registra aumento no índice de roubos a residências, Nova Odessa se destaca como a cidade da região que apresentou maior percentual de redução de casos deste tipo. A cidade diminuiu em 54,54% esse tipo de crime entre 2013 e 2014.

Levantamento da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo apontou que em 2013 Nova Odessa registrou 22 casos de roubos a casas. No ano passado, esse número caiu para dez. O índice, segundo o diretor comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) Robson Fontes Paulo, é resultado de um trabalho contínuo de integração e fortalecimento do patrulhamento preventivo e da ação conjunta das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal.

Paulo destacou ainda o sistema de videomonitoramento implantado na cidade, que permite uma resposta mais rápida e precisa em casos envolvendo roubos. “Quando não há impunidade é esperado que os números de crimes caiam, já que os bandidos deixam de agir na cidade e migram para outros municípios”, afirmou.

O diretor destacou que tais projetos continuarão sendo executados e que existe um trabalho de aperfeiçoar ainda mais a segurança dos moradores. “Vemos com bons olhos estes resultados, que comprovam que nosso trabalho está dando certo”, comentou.

A guarda municipal Charlene Fáveri, que responde pelo videomonitoramento, explicou que o sistema é uma ferramenta importante para auxiliar na diminuição dos índices de furtos e roubos em geral. “Este é um projeto que auxilia no diagnóstico de crimes e no direcionamento dos guardas. Unindo o videomonitoramento e o patrulhamento temos melhores resultados”, afirmou.

O sistema de videomonitoramento conta com 18 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade, entre eles área central, entradas e saídas do município. Interligado a um banco de dados que inclui outras cidades que contam com o sistema, através dele é possível trocar informações de forma ágil, garantindo ações estratégicas para o combate ao crime.

Além das ações destacadas por Paulo, Nova Odessa também realizou série de investimentos na Segurança Pública, entre eles aquisição de viaturas, novas armas e cursos de aprimoramento, entre outras melhorias.

 

ESTATÍSTICAS– Segundo o levantamento da SSP divulgado pela imprensa regional sobre roubos de casas entre 2013 e 2014, Sumaré reduziu em 41,23% os roubos a residências (de 97 casos para 57), Campinas diminuiu de 471 para 356 casos (24,41%) e Americana de 74 para 61 ocorrências (17,56%). Na contramão, Hortolândia aumentou os crimes deste tipo saltando de 52 para 65 casos (aumento de 25%) e Monte Mor passou de 20 para 34 (aumento de 70%).

 

MAIS ÍNDICES – Dados estatísticos divulgados pela SSP apontam também queda nos casos de estupro, roubos e furtos de veículos em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Também houve queda nos índices de lesão corporal dolosa e lesão corporal culposa por acidente de trânsito.

Comentários

Notícias relacionadas