Saúde realiza 70 exames em multirão de papanicolaou

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher e Atenção Básica, promoveu no sábado (13) mais uma edição do “Mutirão de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero”, o exame de papanicolaou. Mais de 70 exames foram realizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), “Dr. Simão Galdeman”, no Jardim Europa, “Dr. José Togeiro de Andrade”, no São Francisco e Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre”, na Vila Linópolis.

Na UBS Europa foram realizadas 31 coletas de papanicolaou, sendo 13 na faixa etária de 50 a 69 anos, e cinco agendamentos de mamografia. Já na UBS São Francisco, 22 coletas, sendo 11 na faixa etária de 50 a 69 anos, e oito agendamentos de mamografia. No Centro de Saúde, foram registradas 16 coletas, sendo sete na faixa etária de 50 a 69 anos e seis agendamentos de mamografia.

A ação contou com enfermeiras para coleta dos exames, técnicas de enfermagem, realizando a triagem e recepcionistas preenchendo as fichas e orientando as pacientes. “Os resultados levarão em média 90 dias para ficarem prontos e serão encaminhados para as unidades de referência das usuárias. Em casos de alterações nos resultados, o contato com a paciente será antecipado, para que ela já possa dar inicio ao tratamento”, explicou a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Luciana Moura.
Exame

Também chamado de Citologia ou Colpocitologia Oncótica, o exame consiste na coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”. De acordo com estudos, a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%. Além da detecção do câncer de colo do útero e suas lesões, o exame também ajuda a diagnosticar infecções vaginais como gardnerella vaginalis, tricomoníase e a candidíase, entre outras.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas