Saúde promove palestra para pacientes ostomizados

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do núcleo de Especialidades Médicas e NES (Núcleo de Educação em Saúde), promove nesta segunda-feira (28), a partir das 13h30, encontro do Programa “Ostomia e Qualidade de Vida”. A ação ocorre quinzenalmente na Secretaria de Educação, localizada na Rua Graça Martins, 680, Centro. O objetivo é desenvolver um trabalho multidisciplinar para auxiliar o paciente ostomizado a cuidar de aspectos relacionados a sua vida.

 

As atividades são orientadas por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, nutricionista, psicólogo, médico e assistente social, com coordenação das enfermeiras Ellen Carine Villarinho e Beatriz Carolina Belchior Bueno. Na ocasião será ministrada uma palestra com a enfermeira da empresa Coloplast, Silvamara de Oliveira, que abordará os temas: “Cuidados com a Estomia” e “ARC – Aplicar, Remover e Conferir”.

 

Podem participar, além dos pacientes, os familiares, cuidadores e população interessada. “A participação no grupo oferece a oportunidade de uma integração dos pacientes com os profissionais, atuando em aspectos diferentes e permitindo em um mesmo momento uma abordagem mais ampla do ponto de vista preventivo e terapêutico. Esperamos através destas ações possibilitar aos pacientes ostomizados melhoria na qualidade de vida através da autonomia do autocuidado, autoestima e socialização”, destacou Beatriz.

 

Ostomia

 

A técnica da ostomia consiste na abertura de um órgão por meio de um ato cirúrgico, formando uma “boca” que passa a ter contato com o meio externo para eliminações de secreções, fezes e/ou urina. As causas que levam à realização de uma ostomia são variadas. Entre as mais frequentes estão os traumatismos, as doenças congênitas, as doenças inflamatórias, os tumores e câncer de intestino e bexiga.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas