SB24Horas

Notícias na hora certa!

Saúde promove curso de “Acolhimento com Classificação de Risco”

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Educação Permanente, promoveu nesta quinta-feira (21) curso de “Acolhimento com Classificação de Risco” no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A iniciativa é voltada a enfermeiras, técnicas de enfermagem e assistentes sociais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Centro de Referência em Saúde da Mulher, SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e Centro de Especialidades.

 O objetivo é melhorar o atendimento nas Portas de Entrada de Urgência e Emergência do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da classificação de risco, um processo dinâmico, de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

O curso, que foi ministrado pelo cirurgião geral, Dr. Eduardo Henrique Buscinelli Wiezel, contou com a participação de 19 profissionais. ”Começamos as ações nesta última segunda-feira. Temos uma equipe muita ampla de profissionais e para não prejudicar o fluxo de trabalho nas unidades, realizamos esse revezamento entre as equipes”, explicou Wiezel.

Segundo a coordenadora do setor de Educação Permanente, Patrícia Sena, já existe um trabalho de acolhimento sendo realizado dentro das unidades, que será fortalecido a partir de agora com essas capacitações. “O acolhimento já é feito dentro das UBSs, orientando os usuários sobre a real necessidade ou não do encaminhamento para os Pronto Socorros”, afirmou.

Patrícia ressaltou ainda que “dependendo da avaliação do enfermeiro o paciente é atendido no mesmo dia pelo médico ou encaminhado para o Pronto Socorro em caso de urgência e emergência. Esse acolhimento vai ser fortalecido quando for implantada a classificação de risco em todos os setores”, destacou. O próximo encontro está previsto para próxima quinta-feira (28), novamente no CEO.