Saúde 

Saúde inicia 8ª turma do Coluna Ativa

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Especialidades Médicas e Educação Permanente, iniciou nesta quarta-feira (20) a oitava turma do Programa “Coluna Ativa”. No encontro, realizado no Museu da Água, ocorreu apresentação dos participantes e a distribuição da programação das atividades. O grupo composto por 15 participantes é coordenado pela enfermeira Ellen Carine Villarinho e pelo ortopedista Rodrigo D’Agostino.

Para participar das atividades é necessário que os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) procurem o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. O especialista verifica a necessidade do paciente. Como o grupo é voltado a um público específico, um ortopedista determina quem precisa do tratamento de autocuidado. Os grupos são orientados por equipe multidisciplinar que conta com enfermeiros, nutricionista, psicólogo, ortopedista e fisioterapeuta.

A coordenadora de Educação Permanente, Patrícia Sena, destacou a importância do Programa. “Em nosso município, os males relacionados à coluna são elevados e entendemos que o grupo vem cumprindo papel fundamental, sensibilizando os participantes sobre a necessidade e importância do autocuidado para efetividade do tratamento”, explicou.

Patrícia salientou também que a eficácia dos resultados alcançados pode ser observada pela integração entre a equipe e os participantes do Programa. “A equipe multidisciplinar visa à prevenção e redução de danos, com melhoria da qualidade de vida dos usuários. Temos notado grande satisfação, sendo que 100% dos participantes dos grupos anteriores referiram melhora significativa da dor e redução no uso dos medicamentos e consultas. As metas estão sendo atingidas e os grupos fortalecidos”, completou.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...