Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saiba quais os valores que devem ser descontados do seu holerite!

Entenda como é feita a elaboração de um contracheque e a importância deste documento

Você sabe o que é uma holerite? Aqui vamos explicar a importância deste documento, popularmente conhecido como contracheque, que é bastante importante tanto para a empresa como para o trabalhador. Essa é uma das formas de classificar todos os pontos da renda mensal que o profissional recebe.

Apesar de não ser tão difícil de ser elaborado, o holerite pode trazer muitas dores de cabeça para o trabalhador. Até mesmo para os colaboradores, o holerite pode parecer confuso e não entender como a sua remuneração é repartida.

O absenteísmo e o presenteísmo são problemas que podem surgir por conta disso, já que um holerite mal elaborado pode ajudar a desmotivar os funcionários. Aqui vamos mostrar quais são os valores que constam no seu holerite.

O que é holerite?

A palavra holerite tem origem no nome do empresário norte-americano Herman Hollerith, que ainda no século 19, criou um sistema de registro de dados que usava cartões perfurados para processar informações dos seus empregados.

Com a modernização, o holerite se tornou um documento que consegue registrar vários dados de uma forma organizada e ágil. Com o tempo, a prática se tornou muito popular e está presente até hoje.

Basicamente, o holerite é um documento que descreve todos os valores relacionados à atuação do funcionário dentro da empresa. No documento, estão descritos os vencimentos, todos os valores que as empresas deviam aos colaboradores e outras quantias que são descontadas dos salários destes profissionais.

Para que serve o holerite?

O objetivo do holerite é controlar os valores relacionados ao trabalho de cada funcionário. Esse documento registra todas as movimentações financeiras do mês de trabalho. Além disso, o holerite é uma comprovação financeira para a abertura de contas, financiamentos e empréstimos.

Para as empresas, o holerite serve como o registro de todos os vencimentos, descontos, bônus para o controle trabalhista e fiscal do negócio. Basicamente, esse documento é essencial para comprovar que uma empresa cumpre com suas obrigações legais.

Quais são os valores descontados no holerite?

Um dos pontos que mais confundem os trabalhadores são os valores que são descontados no holerite. Saber como identificar os descontos é um fator importante para garantir que a empresa está fazendo as contas corretamente. Confira abaixo quais são os valores descontados no holerite:

INSS

O imposto pago ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) referente à Previdência Social é descontado no holerite. O valor é destinado ao governo federal para cobrir os custos do programa de assistência e aposentadoria pública do Brasil.

O desconto varia entre 8% e 11% mensalmente. O valor descontado é definido com base na remuneração do profissional. Logo, quanto mais a pessoa ganha, maior será o percentual de desconto.

IRRF

O IRRF (Imposto de Renda retido na fonte) é um valor descontado pela empresa antes mesmo do salário ser pago pelo empregador e é repassado para a Receita Federal. O desconto varia de zero a 27,5%, de acordo com a remuneração do trabalhador, considerando não só o salário base, mas todos os benefícios e adicionais que têm incidência de imposto de renda.

Vale-transporte

O vale-transporte é um benefício cedido aos funcionários, mas que sofre desconto no holerite. O desconto pode chegar a até 6% do salário, de acordo com o cálculo dos custos de transporte de cada funcionário.

Faltas

Faltas não justificadas também são passíveis de desconto no holerite. Caso o trabalhador não justifique uma falta, a empresa pode descontar o valor do dia de trabalho no holerite. De acordo com a CLT, após 10 minutos diários de atraso, a penalização de uma falta passa a ser de responsabilidade da empresa.

Vale-alimentação e vale-refeição

As empresas não são obrigadas a oferecer alimentação para os colaboradores. Neste ponto, as empresas que oferecem este benefício aos funcionários descontam o valor gasto com este custo no salário dos colaboradores e isto está descrito no holerite.

Mesmo não sendo obrigatório, se for oferecido pelo empregador, o vale-alimentação ou vale-refeição passa a ter caráter salarial. Dessa forma, o valor pode ser descontado até o limite de 20% do salário, de acordo com as leis brasileiras.

Plano de Saúde

Muitas empresas descontam uma porcentagem no holerite referente aos gastos com a saúde do funcionário. Em alguns casos, a empresa não cobra do titular do plano, apenas de seus dependentes, outros só descontam o valor quando o colaborador utiliza algum serviço do plano.

Outro método comum usado pelas empresas é a cobrança da taxa de um valor mensal, como uma forma de taxa de adesão, deixando a concessão do benefício a critério do empregado.

Uma boa gestão financeira e operacional passa pela elaboração do holerite. Para os colaboradores é importante entender os descontos que podem constar no holerite. Dessa forma, eles conseguem calcular o seu salário líquido e quais são os principais custos que geram descontos no contracheque.