Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saiba porquê você não deve postergar mais a manutenção do seu ar-condicionado

Prolongar a vida útil do aparelho e diminuir a poeira no ar estão entre os motivos pelos quais você deveria agendar revisões periódicas para o seu ar-condicionado.

 

Muitas pessoas consideram os gastos com a revisão de seus eletrodomésticos algo supérfluo, mas todo mundo que já teve que pagar por danos que poderiam ser evitados sabe que não é bem assim. Todo especialista em eletrônica recomenda manutenções periódicas nos aparelhos e quem não escuta o conselho, costuma se arrepender.

 

Se estamos falando de aparelhos de refrigeração, como o ar-condicionado inverter ou de qualquer outro modelo, cuidar deles é também cuidar da sua saúde. Tanto a limpeza quanto a manutenção preventiva do ar-condicionado são fundamentais para isso. A seguir, entenda melhor!

Limpeza garante qualidade do ar

Para climatizar os ambientes, o ar-condicionado suga o ar, que passa por dentro do sistema e é jogado novamente no ambiente. Isso quer dizer que, se o aparelho estiver sujo, o ar também vai entrar em contato com essa sujeira, o que pode ocasionar problemas alérgicos e respiratórios, como as incômodas rinite e sinusite.

 

Justamente por sugarem o ar do ambiente, esses aparelhos acumulam poeira e são ambientes férteis para ácaros, mofo, fungos e bactérias — lembrando que muitos modelos escoam água e, portanto, também são úmidos.

 

Por conta disso, a limpeza do aparelho é fundamental para evitar que você respire ar sujo. A maioria dos modelos tem filtro e é justamente essa peça que deve ser limpa com mais regularidade. Mesmo assim, de tempos em tempos, é bom limpar o aparelho completamente com a ajuda de um profissional capacitado.

Inspeção diminui necessidade de reparos

Além da limpeza, a manutenção do seu ar-condicionado inclui também uma inspeção detalhada das peças e do sistema, para garantir que nenhuma precisa ser trocada.

 

Quando o aparelho continua funcionando com algum item defeituoso, o risco de outras peças também estragarem aumenta. Isso quer dizer que a manutenção preventiva é uma forma de evitar outros reparos de emergência, que além de significarem custos consideráveis, parecem sempre acontecer quando você menos espera.

Manutenção significa economia

Além de menos custos com reparos, a manutenção preventiva do seu aparelho é sinônimo de economia também em outros aspectos. Um deles é aumentar a vida útil do equipamento, o que quer dizer que você vai demorar mais para precisar comprar outro.

 

Como se não bastasse, um ar-condicionado sempre limpo e funcionando de maneira eficiente gasta menos energia. Isso mesmo: aparelhos que operam com “dificuldade” tendem a gastar mais eletricidade para conseguir realizar o trabalho.

 

Um aparelho sem defeitos também é mais eficiente. Se o seu ar-condicionado esfriava bem e agora “não é mais o mesmo de antes”, pode ser a hora de levá-lo para um check up.

Revisão também é silêncio

Quando estão com algum problema, os aparelhos eletrônicos dão um jeito de nos avisar sobre isso. Eles não falam exatamente a nossa língua, mas o barulho conta. Quase todo aparelho que começa a fazer barulho demais está sinalizando que precisa passar por uma revisão.

 

Isso quer dizer que um ar-condicionado com  a manutenção em dia será sempre mais silencioso, o que é muito bem-vindo, independentemente do ambiente em que está instalado.

Manual é aliado para durabilidade

Para realizar a manutenção preventiva do seu ar-condicionado, o mais indicado é chamar um profissional para avaliar o aparelho. A maioria das empresas especializadas realiza também a limpeza, mas você consegue fazer algumas etapas em casa, especialmente as que exigem mais frequência.

 

Em locais ou épocas em que o aparelho está sendo muito utilizado, os filtros devem ser limpos ou trocados (no caso dos descartáveis) pelo menos uma vez por mês. A bandeja de condensado também. Essas são duas das etapas que você pode conseguir fazer sozinho. O manual ensina!

 

A maioria dos manuais também dá recomendações de uso e instruções para a manutenção, como sugestões de periodicidade e o contato da autorizada. Em alguns casos, a garantia só vale se você seguir essas dicas.