Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Quais ferramentas você precisa ter em casa?

Ter um kit de ferramentas em casa facilita a sua vida e evita que você passe sufoco para executar tarefas simples.

 

Um conjunto de ferramentas é bastante útil para a execução de tarefas caseiras, como montar um móvel, furar uma parede ou instalações (de aparelhos) que não exijam conhecimento técnico. Portanto, é fundamental ter algumas peças em casa.

 

Uma dica para montar o seu kit por um valor mais acessível é aguardar a Black Friday, que acontece anualmente em novembro, pois várias lojas oferecem produtos em promoção.

 

É provável que você já tenha improvisado uma faca para apertar parafusos, o que não é recomendado por requerer um esforço muito maior e ter a possibilidade de  danificar o utensílio. E este é somente um dos vários exemplos que poderiam ser listados de quando não há ferramentas disponíveis para os serviços do dia a dia. Pensando nisso, neste artigo desenvolvemos uma lista de ferramentas básicas que não podem ficar de fora do seu kit. Confira!

Chave de fenda

A chave de fenda é uma das ferramentas mais usadas em serviços domésticos, seja para montar móveis ou afrouxar e apertar parafusos. A peça pode ser encontrada em diversos modelos e tamanhos: a recomendação é ter ao menos uma de tamanho médio, que pode ser usada mais amplamente.

Chave philips

A chave philips executa a mesma função da chave de fenda, porém é utilizada em parafusos com fendas no formato de “x”. Para a composição do seu kit de ferramentas básicas, a dica é ter pelo menos uma de tamanho pequeno, que pode ser usada em produtos eletrônicos.

Martelo

O martelo é outra ferramenta que precisa estar presente em todas as casas, pois é muito útil para pendurar quadros e montar móveis de madeira. Geralmente, há dois modelos mais comuns: os de bola e os de unha. O primeiro é útil para quem precisa aplicar rebites e materiais metálicos, enquanto o segundo é indicado para remover pregos. A maioria conta com as duas funções em uma única peça.

Chave de teste

Embora a chave de teste se pareça com a chave de fenda, elas têm objetivos totalmente distintos, visto que a função da chave teste é verificar se há corrente elétrica passando por fios ou tomadas.

 

Esta ferramenta possui uma pequena lâmpada embutida no cabo, totalmente transparente, que acende quando a haste de metal encosta em um que possui eletricidade. Ela é muito utilizada para verificar se a energia está desligada antes da realização de qualquer serviço na parte elétrica da casa.

Alicate

Podemos dizer que o alicate é uma ferramenta curinga. Com ele, é possível dobrar metais, isolar materiais durante instalações elétricas, desencapar fios e apertar porcas. Há modelos de alicates específicos para certas funções, mas o universal, além de ser mais barato, consegue atender todas elas, desde que seja manuseado corretamente.

Chave de boca

Geralmente, a chave de boca é utilizada para apertar porcas, porém ela também pode ser bastante útil na manutenção de automóveis, bicicletas e até mesmo algumas peças pequenas de encanamento, como as da pia do banheiro. É possível encontrá-la separadamente em tamanhos variados ou em kits, com chaves para porcas de 6 mm a 22 mm.

Furadeira e brocas

As furadeiras e brocas são bastante úteis para a execução de tarefas domésticas mais simples, como furar uma parede para fixar quadros e montar móveis. Além disso, elas também desempenham a função de parafusadeira.

 

No mercado, há alguns modelos de furadeiras que funcionam à bateria e, portanto, não precisam ficar ligados na tomada enquanto estão sendo utilizados. Ou seja, você pode circular livremente com a ferramenta pela casa. Também é possível encontrá-las em tamanhos variados. Sendo assim, você pode adquirir aquela que mais se adapta aos tipos de trabalhos que você costuma realizar na sua casa.