20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saiba como utilizar backlinks em seu negócio

Compartilhe essa notícia!

Você sabe o que são os backlinks e como eles podem ser utilizados no site para conseguir melhores resultados para a sua página?

 

Ao navegar na internet, o usuário pode realizar uma série de ações. Seja para acessar as redes sociais, ou para fazer uma pesquisa, ele passará por várias páginas e visualizará diferentes links presentes nelas.

 

Certamente, durante a leitura de um artigo no mundo virtual, você já notou a existência de palavras ou expressões destacadas, levando-o a acessar outra página, que ajudasse a complementar o entendimento de um assunto. 

 

Se você estava lendo sobre organização de uma festa, por exemplo, pode ter aproveitado a linkagem para acessar o site de uma empresa de aluguel de equipamentos audiovisuais, por meio do backlink presente naquela página. 

 

Utilizar esse elemento dentro de um site é fundamental por vários motivos. Além de permitir que o visitante amplie o seu conhecimento, também é possível aumentar o tráfego da plataforma, trazendo cada vez mais pessoas para um determinado endereço na internet. 

 

Não à toa, os backlinks são estratégias indispensáveis do marketing digital, e podem ser diretamente responsáveis pelo bom ranqueamento de uma página dentro dos principais buscadores virtuais. 

 

Por isso, se você ainda não utiliza os backlinks no seu site, é importante começar o quanto antes. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga na leitura deste artigo. 

O que são backlinks?

A informação oferecida por um site faz com que ele seja bem avaliado na internet, garantindo que cada vez mais pessoas cheguem até ele. Isso pode ser feito de diversas maneiras, e o backlink é uma delas. 

 

Se uma empresa qualificada em serviços terceirizados para ocasiões especiais quer que os visitantes da sua página acessem a seção de limpeza para eventos, ela deve conduzi-los até lá, utilizando links.

 

Por isso, esses links devem ser utilizados de maneira estratégica dentro do seu site, garantindo que os usuários vejam outros conteúdos que podem trazer informações relevantes e valiosas para eles.

 

Os backlinks possuem diversas funcionalidades, tais como:

 

  • Geração de tráfego para a página;
  • Ligação entre páginas internas;
  • Ligação entre páginas externas;
  • Melhora no ranqueamento do site;
  • Entre outros.

 

Utilizar os backlinks dentro de uma página de locação de videogame, por exemplo, pode ser de fundamental importância para que o número de acessos cresça, aumentando o tráfego da página e garantindo que mais pessoas conheçam a plataforma.

 

Isso pode ser feito tanto por linkagem entre páginas internas – que ajudam o visitante a conhecer diferentes seções do seu site – como por páginas externas, que podem ser essenciais para aumentar a autoridade de uma plataforma online. 

 

Essas técnicas ajudam diretamente no ranqueamento do site nos buscadores, já que o uso de bons backlinks é indispensável para que a sua página seja bem avaliada e garanta um posicionamento interessante nos resultados de pesquisa. 

Tipos de backlinks e como eles podem ser utilizados

Existem vários tipos de backlinks, que podem ser utilizados de acordo com a estratégia de marketing digital utilizada por uma empresa. 

 

É importante conhecer alguns deles para saber quais aplicar, potencializando os resultados do seu site na internet. 

1 – Dofollow Links

Esse tipo de backlink é responsável por garantir maior autoridade de uma página na internet, fazendo com que uma página de filmagem de festas e eventos aumente a relevância de um site de locação de salões ao adicionar o link em sua estrutura. 

 

Isso porque, ao realizar esse tipo de ação, os usuários que estão na página podem ser direcionados para outro site, de acordo com os links disponíveis na plataforma.

 

Dessa maneira, eles entendem que a página é confiável, já que você está indicando-a para os seus leitores. 

2 – Nofollow Links

Fazer backlinks exige cuidado, justamente porque algumas páginas na internet podem não ser confiáveis.

 

Sendo assim, o nofollow link é uma maneira de não relacionar um determinado site com a sua plataforma, garantindo que ele não influencie na avaliação da sua página. 

 

Isso pode ser importante para evitar que comentários com links que sejam feitos na sua plataforma, por exemplo, não sejam considerados pelos parâmetros dos buscadores, de maneira a não prejudicar a autoridade da sua página. 

3 – Internal Links

Os links internos são importantes para aumentar o tempo de permanência de um usuário dentro do seu site.

 

A melhor maneira de fazer isso é garantindo que as diferentes páginas do seu domínio possam ser interligadas, de modo a aumentar a relevância dos conteúdos para os visitantes. 

 

O site de uma clínica veterinária em campinas pode utilizar os backlinks para fazer com que os seus clientes saibam os tipos de atendimentos oferecidos, e levar o visitante da página para outra, que fale dos exames disponíveis na unidade, etc.

4 – Anchor Text

O texto âncora é justamente o termo clicável dentro da página, sendo o responsável pelo direcionamento do usuário para outro endereço.

 

Por isso, ele deve ser escolhido de modo a garantir que o visitante saiba exatamente para onde está sendo levado, ou seja, que ele está clicando em um link que seja do interesse dele. 

 

Assim, se ele quer saber mais sobre os serviços de um consultor ambiental, ele clicará na palavra-chave. 

 

A escolha do Anchor Text também é fundamental para que você consiga ganhar maior autoridade com o uso de algumas palavras-chave do seu segmento, sendo um tipo de backlink importante para o seu site. 

A importância dos backlinks

Os backlinks são importantes para aumentar a autoridade de uma página, melhorar o seu ranqueamento nos resultados de pesquisa, e também para garantir uma boa experiência para os usuários. 

 

Sendo assim, eles devem ser escolhidos e posicionados na sua plataforma de modo estratégico, já que a avaliação dos buscadores levam em conta uma série de informações, tais como a utilização adequada e a relevância dessas ligações. 

 

Anteriormente, o uso de backlinks era feito de maneira indiscriminada, o que significava que a quantidade era fundamental, sem que a qualidade fosse levada em consideração. 

 

Porém, o cenário hoje mudou totalmente. Isso quer dizer que você precisa selecionar os links que serão mencionados na sua página, garantindo que eles sejam relevantes para os leitores, mantendo a importância do conteúdo. 

 

Os backlinks no posicionamento orgânico

Existem duas maneiras principais de alcançar um bom posicionamento na internet: uma delas é de maneira orgânica, com estratégias para estruturar o site, enquanto a outra é patrocinada, exigindo um investimento financeiro por parte da empresa. 

 

Um buffet para bodas que utiliza os backlinks de maneira adequada no seu site, certamente alcançará um posicionamento orgânico eficiente na internet, de modo que o endereço web do seu estabelecimento seja visto com prioridade pelos usuários. 

 

Dessa maneira, um potencial cliente que deseja encontrar um salão especializado nesse tipo de ocasião conseguirá encontrar o site durante uma pesquisa, de modo rápido e eficiente. 

Os backlinks no SEO

Se você conhece o SEO (Search Engine Optimization), as estratégias de otimização para mecanismos de busca, certamente sabe que os backlinks são fundamentais para o sucesso da técnica dentro do seu site. 

 

Alguns motores de busca analisam o backlink de uma página, levando em consideração o número de boas ligações que estão presentes no site.

 

Isso quer dizer que aqueles que possuem linkagens de qualidade, certamente serão os melhores avaliados e, dessa forma, ganharão maior destaque no ranqueamento do Google. 

Os backlinks na captação de leads

Os backlinks também podem ser utilizados para que um site que venda esocial para microempresas consiga captar leads para o seu negócio. 

 

Isso se dá por meio da ligação de diferentes páginas, fazendo com que uma linkagem externa, ou mesmo interna, leve o visitante do site a encontrar o endereço da web onde ele poderá deixar um contato para que a empresa o inclua na sua base de dados. 

 

Além de permitir vendas, o backlink ajuda na criação de uma lista de leads, que podem ser trabalhados posteriormente para aumentar os resultados de um negócio.

Os backlinks nas redes sociais

Os backlinks são importantes também nas redes sociais, garantindo maior visibilidade da sua página nessas plataformas, e auxiliando no aumento do tráfego do seu site. 

 

Eles podem ser disponibilizados no perfil, nos comentários, Stories e em publicações, ajudando a levar os seguidores das suas contas no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e várias outras até o site do seu negócio. 

 

Dessa maneira, eles não apenas vão conhecer o seu endereço na web, como também poderão efetuar uma série de ações por meio dos backlinks, obtendo informações e fazendo compras, por exemplo.

 

Além disso, ao disponibilizar seus links em publicações dentro das redes sociais, você possibilita que os usuários compartilhem esses dados, fazendo com que mais pessoas possam acessar a sua página na internet. 

 

Por isso, os backlinks são fundamentais para qualquer negócio, e devem ser utilizados estrategicamente, garantindo assim, um bom ranqueamento do site e o aumento do tráfego da página.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!