Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Santa Bárbara d´Oeste

Notas de Falecimento: o hábito do Barbarense em acessar o site da Orsola

Em dezembro de 2019, a Orsola completou 81 anos de existência, primando constantemente pelo atendimento humanizado, empatia e respeito nos serviços prestados, visando amparar a família de associados e clientes nos momentos de dificuldades.

 

Esse cuidado foi respeitado desde o início, ainda sob a direção de Maria Defáveri Araújo e José Maria Araújo, primeira geração da família a administrar a Funerária. Atualmente, a Funerária Araújo-Orsola é administrada por Luiz Cláudio, Melissa e Tatiana, filho e netas do casal.

 

Mas o atendimento humanizado não é única tradição da Funerária Araújo-Orsola. A publicação das notas de falecimento também é um hábito que existe desde a primeira geração de administradores.

 

Notas de falecimento

Nas décadas de 1940  e 1950, José Maria Araújo mandava imprimi-las em uma gráfica (que pertencia ao Sr. Previtale), a fim de comunicar o falecimento, com endereço, hora e local do sepultamento. Elas eram fixadas nos postes, além de serem distribuídas no comércio e residências da cidade, pelo saudoso Berto Lira, que atualmente é homenageado emprestando seu nome ao Velório  Municipal.

 

Nos meios de comunicação

Nos anos 1960, a Funerária Araújo assumiu o compromisso de enviar as notas de falecimento para a Rádio Brasil e ao Serviço de Alto Falante 9 de Julho, que as anunciava nos horários de movimento no centro da cidade,  no horário de saída das Indústrias Sans e Romi e à noite, durante a programação musical e noticiário.

 

Quadro de avisos

Elas também estavam sempre fixadas no quadro de avisos em frente à Funerária, como acontece até os dias de hoje.

 

Como as pessoas mostravam interesse por ler as notas de falecimento, contando com gentileza dos proprietários do Bar do Barroso – que ficava situado na Rua Riachuelo, esquina com a Avenida de Cillo – a Funerária providenciou também um quadro de avisos que foi fixado na lateral do estabelecimento, atendendo a um grande número de funcionários das Indústrias Romi que, na saída do trabalho, fazia fila para ler.

 

Cabine telefônica dos taxistas

Outro local em que as notas de falecimento até hoje continuam a ser fixadas é na cabine telefônica dos taxistas, localizada na praça central. Além disso, a Funerária também continua a enviá-las aos meios de comunicação falada e escrita, nos quais são sempre bem recebidas e divulgada por todos.

 

O site da Orsola

Desde 2003, a Funerária Araújo – Orsola conta com um site no qual, atualmente, entre diversas informações de serviços e blog, divulga também as notas de falecimento. O site recebe, diariamente, cerca de 11.000 acessos, devido à tradição da leitura dessas notas.

 

A Funerária Araújo – Orsola tem ainda uma FanPage no Facebook que já conta com mais de 13.000 seguidores, na qual também publica as notas, assim que estas são divulgadas no site.

 

Para acessar as notas de falecimento no site da Funerária Araújo – Orsola, basta acessar www.orsola.com.br/notas-de-falecimento.

 

Funerária Araújo-Orsola

Rua General Câmara, 477 – Centro
Santa Bárbara d’Oeste – SP
Telefone: (19) 3463-5151