19 de abril de 2024

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Saiba como investir em uma rede de hotelaria

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Investir na criação de um hotel, ou fazer parte de uma rede de hotelaria, é algo que faz muita gente pensar em uma carreira empreendedora.

 

Sobretudo nas áreas turísticas, essa não é uma má ideia. Prova disso são os noticiários divulgando que algumas redes chegaram a faturar milhões em poucos semestres, principalmente, em áreas com potencial para receber visitantes estrangeiros.

 

Mesmo com a visível chance de sucesso, toda inauguração depende de cuidados e de planejamentos. No ramo da hotelaria não é diferente, por isso é necessário contar com gestão financeira e organizacional.

 

Se você pretende empreender na área hoteleira do zero, ou ingressar na área por meio do investimento em alguma franquia, saiba que esse artigo pode ser útil.

 

Ao longo do conteúdo, vamos abordar algumas dicas para quem deseja investir nesse tipo de empreendimento e ter sucesso. Gostou da ideia? Continue a leitura e aproveite as dicas!

  1. Estude o tipo de hospedagem

Investir em uma rede de hotéis é algo que exige uma boa reserva financeira, além de um trabalho minucioso de gestão, afinal, esse tipo de investimento costuma ser altíssimo.

 

Para dar início a sua ideia, primeiramente, é importante definir qual tipo de hospedagem será oferecida. Depois, você deve pensar em qual será o seu público.

 

Existem hotéis mais tradicionais. Porém, está na moda pensar em outros tipos de empreendimento, como hotel fazenda, resort e pousada. Independentemente da escolha, pense no conforto do seu público.

 

De uma porta de aço automatizada, que facilita a segurança e privacidade, até a instalação de piscinas e restaurantes, é importante planejar cada detalhe que vai fazer seu hóspede se sentir em casa e querer retornar ou prolongar a reserva.

 

Caso o público seja mais simples, o mínimo que você pode oferecer é uma instalação confortável e limpa, um atendimento cordial e um bom café da manhã de cortesia. 

 

Se a ideia for um resort, as exigências do público mudam, então prepare-se para investir em uma hospedagem que lembra um clube de férias. 

 

Ao definir o tipo de hospedagem, você conta com os seguintes benefícios:

 

  • Maior noção do orçamento que precisa ser disponibilizado;
  • Planejamento completo dos serviços ofertados;
  • Expectativa da margem de lucro;
  • Detalhes sobre os reparos e investimentos técnicos.

 

Além do essencial, prepare-se para serviços eventuais de manutenção, como a reforma de piso de madeira ou a limpeza de fachada do hotel, por exemplo.

 

  1. Tenha uma boa administração

Você já parou para pensar nos fatores que levam um hotel a ser classificado como cinco estrelas, e outro com menos que isso? 

 

Uma boa gestão de serviços, tanto na parte administrativa como na parte de infraestrutura, é fundamental para identificar oportunidades, falhas, lacunas e criar metas para que a sua rede alcance a melhor avaliação possível.

 

Assim como nos serviços de transporte por aplicativo, há vários fatores que podem influenciar a nota do empreendimento.

 

No caso de uma rede de hotéis, essa avaliação é feita pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, que foi criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos como o Inmetro.

 

De detalhes, como a qualidade da limpeza de cadeiras estofadas, que ficam na recepção do estabelecimento, até a infraestrutura, alguns fatores contam para essa classificação. De forma resumida, são tópicos considerados:

 

  • Infraestrutura;
  • Qualidade do serviço;
  • Aspectos sustentáveis.

 

Caso seu empreendimento seja um resort, a classificação mínima é de quatro estrelas e a máxima, cinco.  

Pousadas, hotéis fazenda e hotéis convencionadas podem ter avaliação variável, entre uma a cinco estrelas.

 

Se você tem uma boa administração, é provável que saiba a importância de contar com uma empresa de pintura predial para destacar a parte estética, bem como fazer um trabalho de gestão completo, para garantir uma boa experiência ao hóspede em termos de infraestrutura.

  1. Pense nos serviços que deseja ofertar

No início, a gestão de um hotel pode ser mais difícil e repleta de desafios. Por isso, estude muito o mercado que envolve esse tipo de empreendimento, além do público que você deseja atender.

 

Outra dica interessante é planejar os serviços que você deseja ofertar no local, para agregar valor à experiência do visitante.

 

O café da manhã é um investimento básico e padrão para, praticamente, todos os hotéis. Mas, você pode inovar nesse serviço se o seu público preza por esse tipo de experiência. Há hotéis que oferecem verdadeiros cafés coloniais para os hóspedes.

 

Caso a estadia tenha um valor que traga um bom retorno de custo-benefício, vale a pena considerar se essa oferta pode ser uma cortesia para agradar o cliente. 

 

Mas, se tratando de opções de alimentação, nada impede que você tenha parcerias com restaurantes e serviços de conveniência e alimentação para os hóspedes.

 

Caso o perfil predominante do hotel seja de executivos que estão hospedados a trabalho, serviços, como um café com WiFi gratuito, devem estar no radar de demandas estratégicas.

 

Se você quer ir além, que tal apostar na instalação de geradores a diesel? Caso haja falta de luz na região, os geradores são equipamentos que mantém a rede de energia funcionando por horas, até que a situação se normalize.

 

Além de não apresentar situações desagradáveis para seu público, um recurso como esse evita a queima de aparelhos do seu hotel, além da perda de dados ou registros eletrônicos sobre hospedagens, custos com serviço de quarto, entre outras informações importantes.

  1. Calcule o custo-benefício na hora de cobrar hospedagem

Obviamente, hotéis cinco estrelas vão ter um valor de estadia mais alto, devido ao custo-benefício que o espaço proporciona. 

 

Mas, se você está começando nesse universo, vale fazer um bom balanço dos serviços e cortesias ofertados na hora de estimar uma cobrança.

 

Em hotéis mais luxuosos, a decoração, o embelezamento de cabine de elevador, a montagem das salas de espera e dos espaços de conveniência, além da oferta de comodidades, como piscina, playground e academia são um investimento extra.

 

Assim como os condomínios residenciais apostam nesse tipo de investimento e fazem uma cobrança proporcional à taxa de condomínio, o setor financeiro do seu empreendimento pode fazer um cálculo do investimento realizado e do lucro que é preciso alcançar.

 

Lembre-se, que o lucro só é considerado dessa forma quando todas as despesas básicas já foram quitadas. As despesas padrão incluem serviços, como: 

 

  • Aluguel do espaço;
  • Água;
  • Energia elétrica;
  • Impostos;
  • Serviços de manutenção.

 

Na hora de precificar a estadia, leve em conta a experiência que o seu ambiente pode trazer ao hóspede, depois disso, venda o conceito, e não o valor que a pessoa vai desembolsar por dia.

 

Se na entrada, o hóspede conta com os benefícios que a instalação de som ambiente pode oferecer, além de ter direito à participação das comemorações e festas realizadas no hotel, o valor da estadia deve ser proporcional.

 

Aposte em um bom trabalho de marketing para agregar valor à vida de quem procura curtir as férias em grande estilo com a família, ou deseja uma estadia inesquecível para comemorar alguma data especial.

  1. Estude o público

Pacotes de núpcia, dia de beleza da noiva ou eventos. Quem disse que um hotel precisa ser somente um lugar de estadia?

 

Estude bem o seu público e saiba agregar valor às experiências que você oferece. 

 

Além do investimento essencial em uma infraestrutura segura, com extintores contra incêndio, placa fotoluminescente rota de fuga, rampas de acesso e elevadores, é interessante que você pesquise diferenciais.

 

A localização do hotel também pode dizer muito sobre o público. Mas, de forma geral, é preciso estudar o comportamento de compra, as demandas, o perfil, a renda e o tipo de experiência que seu público deseja, para, assim, oferecer uma experiência cinco estrelas.

 

É interessante apostar em uma persona, ou seja, uma representação do seu cliente ideal, sempre priorizando pesquisas, entrevistas e análises de dados do time de vendas e atendimento.

 

Pesquisas de satisfação sempre são válidas para saber o que você pode melhorar, além de identificar o que está dando certo no negócio.

 

Caso a rede de hotéis seja nova, você pode promover algumas ações como descontos para reserva, eventos exclusivos e outras estratégias que promovam experiências para se aproximar do público desejado.

 

Dia após dia, a reputação é construída. Portanto, invista em marketing digital, use as redes sociais, ofereça conteúdos relevantes sobre a sua marca e atraia quem procura por ela.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona esse tipo de investimento, não se esqueça de criar um bom plano de negócios.

 

Se possível, converse com empreendedores da área para compartilhar experiências, erros e acertos. Fica a dica!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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