Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Saiba como fazer drinques práticos com cachaça

Bebida alcoólica brasileira harmoniza bem com frutas, resultando em  drinques bastante originais.

 

A cachaça é tradição no Brasil há séculos, há relatos de que ela é produzida desde que a cana-de-açúcar, sua matéria-prima, chegou aqui. Desde então, os brasileiros já inventaram muitas maneiras de bebê-la: pura, com mel, com limão e também nos famosos drinques de cachaça.

 

A caipirinha de limão, ou mesmo a substituição da fruta por kiwi, ou morango, é muito popular em todo o país porque, além de práticos, os drinques com o destilado são uma delícia. Mas, também é possível sair do óbvio. Você já pensou, por exemplo, em fazer uma caipirinha de melancia com melão? E usando gengibre ou pimenta?

 

Confira essas e outras receitas diferentes, refrescantes e fáceis de fazer na lista a seguir. Em geral, basta misturar todos os ingredientes e misturar usando uma coqueteleira ou amassando com um socador.

Melancia e melão

A mistura das duas frutas se converte num sabor diferente e colorido, mas muito refrescante.

 

Receita: uma fatia de melancia, duas fatias de melão, uma dose de cachaça, gelo e açúcar a gosto. Muita gente coloca também uma rodela ou um pouquinho de suco de limão.

Amora e morango

A combinação das duas frutas vermelhas com cachaça resulta num drinque doce, mas com o delicioso azedinho das frutas, além da cor de tons avermelhados maravilhosos.

 

Receita: Congele as frutas, com antecedência. Depois adicione dois morangos com três ou quatro amoras (se forem muito pequenas, pode usar mais) e macere. Adicione uma dose de cachaça e gelo. É possível fazer com as frutas in natura, mas o gelinho dá um toque especial.

Gengibre

A acidez do limão com a picância do gengibre dão lugar a um drinque simples, mas cheio de personalidade e muito refrescante. Se preferir, substitua o limão por laranja ou tangerina, frutas que também vão bem com gengibre

 

Receita: Macere as fatias de limão (o melhor corte é em meia-lua fina) de um limão com gelo e açúcar a gosto. Adicione uma dose de cachaça e mexa. Em seguida, acrescente uma colherinha de gengibre ralado e sirva.

Ervas aromáticas

Experimente adicionar ao preparo original algumas folhas da sua erva preferida e surpreenda-se com o resultado. Hortelã ou manjericão são perfeitas para deixar o drinque gostoso e aromático.

 

Receita: Faça uma caipirinha tradicional com limão. Adicione duas ou três folhas da erva escolhida e misture. Espere alguns minutos antes de servir.

Uva verde e pimenta vermelha

Misturados com cachaça, o doce e a acidez da uva contrastam com a picância e resultam numa bebida de sabor único.

 

Receita: Para preparar, é importante retirar as cascas e as sementes da uva, utilizando apenas a polpa. Amasse com o gelo e adicione uma pitada de pimenta vermelha e uma dose de cachaça. O açúcar é opcional.

Banana

Pode parecer estranho, mas a mistura de banana com cachaça se converte num drinque original e muito saboroso.

 

Receita: Bata no liquidificador uma banana com gelo e açúcar. Depois adicione a cachaça e esprema meio limão. Pronto!

Goiaba

Esse é outro drinque de cachaça ainda incomum, mas a cara do Brasil e de sabor inconfundível.

 

Receita: Faça um suco de goiaba — experimente só pulsar no liquidificador para não quebrar as sementes, que dão uma textura interessante ao drinque. Depois misture com gelo, uma dose de cachaça e adoce a gosto. Quem gosta de drinques bem doces pode colocar leite condensado no lugar do açúcar.

Fruit Honey

O drinque de nome em inglês leva maracujá, hortelã, limão, tangerina e mel, apresentando uma mistura de sabores inusitada, mas muito saborosa.

 

Receita: Junte duas tangerinas pequenas com meio limão, duas colheres de mel, meio maracujá e três folhas de hortelã numa coqueteleira e misture bem. Depois adicione a cachaça. Tem quem misture refrigerante de limão, mas é opcional.