8 de dezembro de 2024

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Saiba como escrever conteúdos em SEO para o seu blog corporativo

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Criar conteúdos para um blog corporativo vem sendo uma das práticas mais comuns em empresas dos mais variados segmentos. Isso porque esses espaços são uma maneira de criar algum tipo de ligação com o cliente, incentivando-o à compra de maneira indireta.

 

E quanto maior foi se tornando a popularidade dos blogs, onde quase sempre existe um profissional da empresa que está escrevendo e compartilhando mais sobre o dia a dia da corporação, mais foi se intensificando a utilização do Search Engine Optimization (SEO).

 

De modo geral, vemos com o SEO uma grande vantagem para que esses blogs apareçam ainda mais na internet. Afinal, o que não faltam são concorrentes potentes para desbancar a audiência e fazer com que as vendas de uma companhia acabem caindo pela metade.

 

Mas ainda que esta seja uma ferramenta interessante e potente, é preciso saber utilizá-la da forma correta, já que com uma má performance o SEO pode fazer o trabalho ao contrário. Isso faz com que se torne essencial o entendimento das técnicas de otimização.

 

Veremos no artigo a seguir um pouco mais sobre o mundo dos blogs corporativos e a importância da aplicação do SEO nestes espaços, entendendo as vantagens que essa otimização pode trazer para negócios de abertura e encerramento de empresas.

A importância dos blogs corporativos

Foi-se o tempo em que um negócio apenas vendia pelos meios mais comuns para seus clientes. Desde um site na internet até um quiosque em uma rua, todos esses lugares se tornaram pouco para o trabalho voltado ao conteúdo que empresas tiveram que fazer.

 

Um bom exemplo disso são empresas de soluções, principalmente aquelas digitais, como sistemas e ERP para pequenas empresas, que passaram a fazer uma ação de divulgação e entendimento de sua relevância, para assim criarem desejo em seus clientes.

 

E para isso, nada melhor do que conteúdos escritos em um blog, um espaço destinado para colocar em evidência tudo o que a empresa deseja passar para seus clientes. No caso de um blog corporativo, por exemplo, esse conteúdo é cada vez mais focado para a empresa.

 

Por exemplo, ainda que um negócio de assessoria contabil faça uma divulgação de seus produtos e tenha como foco as vendas, pode ser mais interessante trazer assuntos que dizem respeito ao trabalho dos colaboradores, como contabilidade e parte financeira.

 

Isso faz com que clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, tenham maior compreensão de como ocorrem os trâmites internos, e melhor ainda, acabem entendendo em primeira mão quais são as vantagens para eles de contratarem os serviços da assessoria.

 

Mas nem sempre esse é o foco de uma empresa que passa a produzir conteúdos em um blog corporativo. Muitas vezes esse negócio deseja apenas mostrar às pessoas como é trabalhar na corporação, e assim movimentar a entrada de grandes profissionais.

 

Isso acontece muito, por exemplo, em postagens sobre conquistas de funcionários de uma empresa de serviços de tradução técnica, que evidenciam prêmios e ações acadêmicas nas quais participaram, algo que encanta tanto clientes quanto parceiros da companhia.

 

De modo geral, podemos entender que o blog corporativo é uma espécie de livro aberto que a empresa tem para manter um contato interessante e honesto com as partes que trazem maior resultado, e assim criar conteúdos para estarem cada vez mais em evidência.

 

No entanto, isso só pode acontecer com um trabalho focado na estruturação do SEO nas páginas dos blogs. Seguindo essa otimização, as páginas são tão conhecidas quanto bem utilizadas por pessoas que de fato procuram soluções e dúvidas.

Como aplicar o SEO nos blogs de empresas?

Os blogs corporativos são formas interessantes de trazer conteúdo rico e bem orquestrado para quem de fato procura por eles. E para as empresas, quanto maior contato com públicos de clientes e com parceiros e futuros profissionais, melhor para sua visibilidade.

 

Para isso ficar ainda mais potente, o SEO é uma ótima solução. Essa prática consiste em ativar diferentes otimizações tanto na escrita quanto na plataforma do blog, fazendo com que o domínio da empresa esteja sempre em evidência nas pesquisas de buscadores.

 

Assim, quando alguém pesquisa, por exemplo, por ERP para pequenas empresas, o Google fará o direcionamento do conteúdo de um negócio do tipo, seja a carta de apresentação na página da empresa ou uma postagem no blog corporativo.

 

E aplicar o SEO nesses blogs não é nada difícil, embora englobe uma série de ações que devem ser cuidadosamente pensadas e viabilizadas por profissionais preparados. Veja abaixo algumas das principais formas de SEO e coloque em prática no seu blog:

Foque nas palavras-chave certas

O foco do SEO é a otimização por meio de palavras-chave, que podem ser, além de palavras, frases que os usuários mais costumam pesquisar sobre um assunto ou segmento no qual sua empresa trabalha, como o caso de dúvidas sobre clima organizacional.

 

Para fazer a otimização das palavras, você poderá entrar em aplicativos e sites próprios que filtram o que buscadores como o Google encontram como as principais pesquisas. Assim você criará um conteúdo que terá a mesma composição das dúvidas frequentes.

 

Isso fará com que o buscador entenda, sempre que for solicitada uma solução, que o seu site vai poder mostrar respostas à altura, e assim vai ajudar aquela questão.

Pratique o link building

Dentro do link building os blogs de conteúdo se tornam preferência nas pesquisas do Google, em questão de ranqueamento, ao serem colocados por sites relevantes como referência, geralmente colocando-os como links para serem acessados.

 

Isso faz com que ferramentas entendam a importância do conteúdo, visto que outra plataforma confirmou isso por meio de uma indicação. A mesma coisa pode ser feita pelo seu blog de serviços de escrituração, indicando um blog ou site parceiro.

Otimize suas mídias

Dentro do SEO o foco são as otimizações, e claro, as palavras-chave. Mas além de colocá-las em conteúdos, títulos e outros espaços, também é ideal fazer com que as mídias do site sejam recheadas de palavras que direcionam o conteúdo.

 

Acontece que o Google filtra não apenas páginas e seus textos, mas também suas imagens, tornando o encontro cada vez mais certo para um blog, por exemplo, que evidencie em seus vídeos e imagens de corpo as palavras de seu artigo.

Crie uma boa title tag

A title tag é uma forma de ganhar alcance ainda na página de pesquisa do Google. Todas as otimizações pontuadas aqui mostram o quanto sua página pode fazer para estar nos primeiros lugares das buscas, mas isso pode não ser uma certeza da preferência.

 

Muitas pessoas que pesquisam algo na internet estão caçando respostas para suas dúvidas, e quase sempre vão escolher entrar nas plataformas que mais respondem, de forma fácil, prática e até mesmo um pouco instigante.

 

Por isso, ainda na tela de início do buscador, onde aparecem as opções dos sites, o title tag evidencia o título e o subtítulo que a pessoa lê para ver seu conteúdo. É aí que o bom trabalho deve acontecer, e que o usuário deve ser cativado.

Faça uma produção rica de conteúdo

Os conteúdos que são produzidos em um blog corporativo devem ser altamente ricos para que possam ser lidos pelo Google como relevantes. Entregando:

 

  • Artigos;
  • Perguntas e respostas;
  • Entrevistas;
  • E-books.

 

É bom lembrar que nem sempre o seu conteúdo vai ter uma relevância comprovada e vai se encher de tráfego de usuários.

 

Se a sua produção não demonstrar comprometimento com as dúvidas do usuário, a entrega de questões de qualidade e principalmente um texto e imagens focadas naquilo que se diz como relevante, o Google vai entender que o seu domínio não é interessante.

 

Por isso, quanto mais conteúdos bons forem produzidos, com referências, autoridades no assunto falando, dentre outros, mais você e seu blog de consorcio contemplado poderá ser encontrado nas pesquisas.

Pense na mobilidade do usuário

Uma das principais partes dentro da verificação do Google sobre a potencialidade da página é o tempo que o usuário passa nela. Se ele está a mais tempo no site, certamente está tirando todas as suas dúvidas, mas caso contrário, o conteúdo pode não ter sido bom.

 

Isso faz com que o Google identifique uma falta de qualidade, e mande para as últimas colocações no seu blog. Por isso, pensar na mobilidade e na experiência do usuário, bem como na velocidade de carregamento do site, pode ser essencial para essa entrega.

Considerações finais

Com uma otimização por SEO, um blog corporativo pode receber mais atenção de seu público, e trazer como vantagens uma maior procura de serviços e também uma relevância em questão de autoridade no assunto e produção de conteúdo.

 

Logo, praticar bem as normas do SEO e trabalhar sua página de acordo com as características de sua modalidade de conteúdo é uma das melhores formas de conquistar mais audiência e evidência no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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