Acompanhando de forma exata as evoluções tecnológicas, o marketing vem se adequando de forma ativa no mercado, trazendo à tona estratégias e formas cada vez mais direcionadas de trabalho. Esse é o principal preceito na criação do Mobile Marketing.
De modo geral, podemos entender o Mobile Marketing como um marketing voltado para mobiles, ou seja, aparelhos celulares. Mas ainda que pareça fácil definir, é necessário estar cada vez mais em ligação com aquilo que compõe esse segmento de atuação.
Por exemplo, uma das principais questões a cargo dos profissionais que trabalham com essa área é o entendimento do perfil das pessoas que costumam utilizar por grande parte do dia os aparelhos celulares, e a localização de onde elas passam a maior parte do tempo.
Se for um caso de alto consumo das redes sociais, talvez seja interessante colocar em prática anúncios mais fortes de venda de um sistema de gestão empresarial, já que os tomadores de decisões de empresas que compram o produto estão por lá.
No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre esse segmento de atuação do marketing, trazendo todas as diferenciações do mobile, as vantagens de sua aplicação para o lado das empresas e as formas de como colocar em prática essa forma de comunicação.
O que é mobile marketing?
O mobile marketing é conhecido como uma forma de fazer marketing voltada para públicos que estão utilizando amplamente os aparelhos celulares. Ou seja, tudo aquilo que for pensando de comunicação para esses lugares pode ser parte de sua função.
Antes de mais nada, precisamos entender que, com a evolução tecnológica, e com a popularização na compra de aparelhos celulares, essa vem se tornando uma importante ferramenta de comunicação, lazer, trabalho e até mesmo relacionamento.
Por meio de uma avaliação de perfil comportamental, é possível entender que as pessoas que são mais adeptas a esta forma de contato estão procurando por agilidade, tanto na comunicação quanto no atendimento e nas ações feitas para esses lugares.
Ou seja, o pensamento estratégico dentro de um negócio de marketing deve ser ainda mais necessário, visto que todo o conteúdo criado para algumas das ferramentas utilizadas dentro dos mobiles deve ser milimetricamente diferenciada. Sobre isso, são elas:
- SMS;
- E-mail;
- QR Code;
- Redes sociais;
- Aplicativos.
Isso nos mostra a variedade de opções de campanhas e ações de marketing que podem ser feitas para esses canais. No entanto, como dito, é essencial saber cada uma de suas particularidades antes mesmo de projetar uma campanha de aluguel de notebook.
Por exemplo, para uma empresa de jogos, o ideal é utilizar aplicativos de outros jogos ou até mesmo os stories em redes sociais para fazer um anúncio focado, utilizando como parâmetro e dentro das disposições do público-alvo que a marca deseja alcançar.
A mesma coisa acontece nas redes sociais, em especial na corporativa, quando uma empresa de desenho e melhoria de processos deseja fazer propaganda de seu negócio, trazendo cases de clientes e condições interessantes de fechamento de contratos.
Nestes dois exemplos pudemos observar o quão ligadas estão essas ações com o dia a dia dos usuários de aparelhos tecnológicos, e de que modo a comunicação pode se adequar a esses espaços sem mexer com a rotina ideal escolhida por essas pessoas.
A experiência do cliente neste momento é foco. Quanto mais for colocado em pauta a maneira como uma pessoa reage a um anúncio em uma rede social, quando está jogando ou quando recebe um SMS, mais se está perto de um sucesso dentro dessas ações.
Quais suas principais vantagens?
Dentre as principais vantagens percebidas com o trabalho do mobile marketing está o impacto no alcance da empresa com seus clientes, algo que é cada vez maior e mais rápido do que o normal, por exemplo, em postagens de blog ou no consumo de um e-commerce.
Tudo o que é pensado para uma visualização presencial, por computadores ou até mesmo por outras ferramentas de comunicação têm um alcance mais reduzido se comparado com o mobile, isso porque hoje em dia muitas pessoas estão utilizando aparelhos eletrônicos.
Isso traz cada vez mais certeza de que as ações de marketing vão dar certo e fazer um bom trabalho com o público. Afinal, quando existem mais pessoas vendo, maiores são as métricas que poderão ser recolhidas pela empresa e analisadas de forma utilitária.
Outro ponto é a alta taxa de visualização e abertura de mensagens. Quando estamos com um celular na mão, seja dentro de um aplicativo, navegando pela internet ou até mesmo jogando, focamos nossa atenção para tela e para tudo o que ela nos mostra.
Assim, qualquer mensagem que chega naquele local vai ser bem aproveitada pelo usuário, que logo vai escolher uma ação. De qualquer maneira, ainda que seja uma exclusão ou aceite de uma promoção de serviço de firewall, ela vai mostrar algo para a empresa.
Uma vantagem singular da utilização do mobile marketing é a força que têm a segmentação vinda de uma utilização de ações em aparelhos celulares: a segmentação do público.
Hoje em dia podemos entender que não são todos os públicos de todas as empresas que se encontram utilizando aparelhos celulares, muito menos agregando como consumidores natos que chegaram à uma empresa através de um anúncio nas redes sociais.
Ainda que não façamos uma pesquisa prévia sobre isso, não é impossível saber que a grande maioria dos usuários são pessoas mais jovens, que têm uma maior facilidade com aparelhos e certamente preferem esse consumo a outros disponíveis.
Essa situação só mostra à empresa o quanto ela pode trabalhar bem seu público, caso ele seja este mais jovem, e as tantas ferramentas que têm a favor dessa modalidade, ainda que em alguns casos, como no SMS, o público seja um pouco mais diverso que este.
De todo modo, a compatibilidade com a empresa de software de gestão empresarial por parte dos usuários tende a ser ainda maior, mostrando-se então como uma diferenciação interessante para que o negócio possa aproveitar, em termos de vendas.
Como ele pode ser aplicado em um negócio?
Vamos ver abaixo algumas das principais maneiras de colocar em prática o mobile marketing, entendendo como é possível trabalhar bem esse segmento de atuação e o público que ele agrega, de modo a trazer vantagens para os negócios:
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Entender o público-alvo das ferramentas
É essencial conhecer bem o público da plataforma que será utilizada dentro dessa modalidade, visto que elas podem ser diferentes entre si em questão de públicos.
Por exemplo, nas redes sociais e seus aplicativos, o público pode ser um. No SMS e no e-mail marketing, pode ser outro. Assim, fica mais do que obrigatório o estudo e a verificação da melhor função dentro do marketing mobile.
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Comunicações verbais e visuais otimizadas
Tudo o que vai aparecer para o cliente de um programa para controle financeiro empresarial deve ser bem pensado, afinal, o que geralmente fica na cabeça do usuário é o visual ou as palavras utilizadas em uma campanha ou anúncio.
Assim, determine aquilo que vai chamar atenção, prender o interesse ou até mesmo levar prontamente a pessoa a uma ação, como aquela esperada pela empresa.
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Pensar sempre na experiência do usuário
A experiência do usuário é fundamental dentro do mobile, quase sempre remetendo a algo mais rápido de ser consumido, focando em alguma coisa que sai da rotina para poder aparecer.
Por isso, destaque-se sempre com a melhor maneira de mostrar o seu produto, e se possível contrate empresas de soluções, como uma de terceirização de TI.
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Pensar em ações exclusivas
As pessoas que usam as redes sociais, aplicativos diversos e SMS são aquelas que escolhem uma ferramenta para isso. Ou seja, preferem celulares e outros aparelhos a computadores e verificações presenciais de produtos e serviços.
Por isso, procure evidenciar a importância desses usuários concedendo bonificações e condições especiais apenas para eles, trazendo a evidência de que o mobile é uma das melhores comunicações, e que eles devem permanecer consumindo ali.
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Utilizar (sem medo) a ajuda de negócios parceiros
Você provavelmente já deve ter visto um aplicativo anunciando em outro aplicativo, e a mesma situação em uma rede social, trazendo informações de uma concorrente.
Isso é bem comum no mobile marketing, visto que todos estão em um mesmo plano. Por isso, não tenha medo de usar esses anúncios a seu favor, e faça bem a segmentação da ação.
Considerações finais
O mobile marketing é uma das formas mais interessantes de trabalhar a comunicação com clientes, visto que é uma ação feita diretamente para um segmento que ama estar com telefones celulares, utilizando as ferramentas que eles oferecem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.