Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Robótica Paula Souza anuncia finalistas da primeira edição do Hackaduino

Seis finalistas foram conhecidos em um evento online, realizado nesta segunda-feira (23), pelo Youtube

Desafio proposto foi o desenvolvimento de soluções usando Arduino para auxiliar no ensino e aprendizagem de componentes do Ensino Médio

 

Seis projetos finalistas da primeira edição do Hackaduino, competição organizada pela Robótica Paula Souza, foram anunciados nesta segunda-feira (23). O desafio proposto a professores e alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foi o desenvolvimento de soluções utilizando o Arduino para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de componentes do Ensino Médio. Os vencedores serão anunciados no dia 30, em um evento online, transmitido pelo YouTube.

 

Arduino é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto bastante usada em projetos elaborados por estudantes. “Com ele, nós conseguimos acionar coisas, como ligar um motor, acender um led ou uma lâmpada, proporcionando uma experiência prática, de forma bem simples”, explica o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago de Jesus Souza.

 

Usar esse tipo de dispositivo era pré-requisito para inscrever um projeto no desafio. Em razão do período de pandemia, a organização decidiu que haveria duas categorias de trabalhos: físicos, com a criação de um protótipo, ou elaborados em um simulador. Trinta e duas equipes participaram. Confira a relação de finalistas aqui.

 

Outros eventos

Mais uma competição promovida pela Robótica Paula Souza tem uma etapa importante nesta semana. Na sexta-feira (27), serão conhecidas as nove equipes finalistas da quarta edição do Hackathon Acadêmico. O desafio, também voltado a alunos e professores de Etecs, é desenvolver soluções para atendam a alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). É possível acompanhar o evento online, a partir das 11 horas, aqui.

 

Quem gosta do assunto pode acompanhar também os encontros do Clube de Robótica. Para esses eventos são convidados especialistas que atuam na área de sistemas embarcados, que falam sobre novidades e trocam experiências sobre o uso da tecnologia em projetos. Mais informações aqui.

 


Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos