Ramazzini Engenharia desenvolve programa de práticas seguras no ambiente de trabalho

Com foco na prevenção da vida, empresa realiza laudos, auditoria e consultoria, além de perícias e programas corporativos de segurança

De acordo com dados mais recentes do Ministério da Previdência, cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados em média no Brasil todos os anos. Isso, sem contar os casos não notificados oficialmente. Os números da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que o Brasil é o quarto país do mundo que mais sofre com acidentes fatais anualmente, com 2.503 óbitos. Perde apenas para a China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).

As principais causas de morte em todos os segmentos são o descumprimento de normas básicas de segurança aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho. A conta é alta. O governo brasileiro gasta cerca de R$ 70 bilhões e, claro, repassa às empresas o rombo através de mais cobranças.

Com foco principal voltado à prevenção, a Ramazzini Engenharia & Consultores é especialista na gestão de riscos no ambiente de trabalho com uma equipe multidisciplinar especializada, que atua para promoção da integridade física e mental do trabalhador, além das boas condições do meio ambiente e da organização.

Fundada no ano passado pela engenheira do trabalho e mestre em Saúde Ocupacional, Marcia Ramazzini, a empresa conta com a experiência da proprietária como engenheira e assistente técnica em ações judiciais em companhias de grande porte e multinacionais, além da especialização em riscos  pela OSHA – Ministério do Trabalho dos Estados Unidos.

A partir de 2011, com a implantação de uma nova Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho com a participação dos ministérios da Previdência, Trabalho e Saúde, o Brasil tenta correr atrás do prejuízo e baixar a conta com as despesas dos acidentes para ele e para as empresas.

A Ramazzini atua justamente para ajudar as empresas a investirem na prevenção, reduzindo o número de acidentes e consequentemente os custos por ele causadas, sejam sociais, jurídicas, tributárias, materiais, indenizações, reabilitações e outros.

Cursos

A Ramazzini promove cursos sobre diversos temas. Entre eles, destacam-se Investigação de Acidentes, Segurança Comportamental, Perícias Judicial Insalubridade e Periculosidade (NR 15 e 16), Análise de Risco, Licenciamento Ambiental, Legislação Ambiental e Emergência com produtos com Químicos e Gestão Energética, dentre outros.

Realizados no auditório da Business Education Institute (IBE), em Campinas, ou “in company”, os cursos são ministrados por professores com experiência corporativa. O objetivo é aplicar o conhecimento como foco na atualização e prevenção, visando redução de custos nas empresas participantes em função da capacitação.

É que além do impacto social e jurídico dos acidentes no trabalho, as empresas estão sujeitas ao maior custo financeiro devido ao número de ocorrências desde a aplicação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), a partir de 2010, que obrigou o pagamento de mais impostos sobre a folha de pagamentos conforme o índice.

Consultoria

Dividido entre as áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, o setor de Consultoria da Ramazzini possui uma grande variedade de serviços, possibilitando cobertura total da empresa que contrata.

Desde o levantamento dos riscos existentes devido a matérias primas ou processos produtivos, sejam físicos, químicos ou biológicos, até a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), ou propostas das medidas necessárias para atendimento à legislação, a Ramazzini trabalha para todos os segmentos da economia, principalmente na indústria, inclusive a construção civil, mineração e offshore.

Além disso, a Ramazzini possui equipamentos de primeira linha, todos importados e blindados para a quantificação dos riscos e é a única empresa da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que cobre todas as áreas da segurança do trabalho.

Comentários

Notícias relacionadas