Chuvas voltam e DAE alerta para a economia da água

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As chuvas que caíram sobre a cidade de Santa Bárbara d’Oeste nos últimos cinco dias consecutivos registraram um acúmulo de 235,9 mm, índice pluviométrico que recuperou parcialmente a reserva hídrica das represas que abastecem a cidade. Diante deste quadro de melhora nos mananciais, o DAE (Departamento de Água e Esgoto), através da equipe técnica de recursos hídricos, informa que o abastecimento no município estará normalizado nos períodos de festas. Contudo, a autarquia alerta sobre a importância da economia da água por parte da população barbarense.

Nesse período, o DAE segue normalmente com as ações de combate ao desperdício, com os fiscais atuando com orientações e possíveis multas em casos de reincidência para quem desperdiçar água, e com as obras emergenciais, que já se iniciaram por meio da equipe operacional, como as instalações de adutoras para o recalque das águas do Córrego Araçariguama para a Represinha, do Ribeirão dos Toledos para a ETA IV e do tanque da Usina Santa Bárbara e do Rio Piracicaba para a ETA II. As obras executadas são alternativas que visam normalizar o abastecimento da cidade diante da crise hídrica.

As manobras de redução de vazão da água na rede de distribuição na cidade continuam e, devido à recuperação parcial dos mananciais com as chuvas, o DAE estará reduzindo o período das manobras nos dias de festas (Natal e Ano Novo), o que irá minimizar riscos de falta d’água e normalizar o abastecimento nesses dias. Para isso, o DAE conta com a colaboração da população quanto à economia da água, que continuem com as práticas de uso racional do líquido e, assim, garantir uma tranquilidade maior para todos nesse final e início de ano. Os índices pluviométricos apontados são do pluviômetro instalado na região da Represinha, no Jardim Santa Alice.

O DAE disponibiliza os telefones 0800-770-3459 e 3459-5910 para informações e reclamações. Neste período do recesso natalino do funcionalismo público, entre os dias 22/12/2014 e 04/01/2015, a central de atendimento do DAE está atendendo nos horários das 7h às 19h, menos para os dias 25/12/2014 e 01/01/2015. Nesses dois dias, quem necessitar dos serviços de manutenção de água e ou esgoto ligar para o 3459-5900.

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas