SB24Horas

Notícia na hora certa!

Quando é o momento de começar minha pós graduação?

Confira neste artigo dicas e informações importantes para te ajudar a descobrir qual o melhor momento para dar início a pós graduação. Aproveite!

A grande maioria dos profissionais que terminam a faculdade certamente já se depararam com as seguintes dúvidas: qual o melhor momento para iniciar uma pós graduação e também, se ela é realmente necessária?

 

Atualmente, esses questionamentos vêm ganhando cada vez mais importância, principalmente diante dos processos seletivos diferenciados, que giram em torno de um recrutamento especializado e que levam em conta diversos aspectos, os quais vão muito além da simples graduação.

 

Já que, a cada dia que passa, o setor de recursos humanos se aprimora para selecionar os melhores candidatos às vagas abertas.

 

Por isso, é imprescindível que você, profissional do mercado de trabalho, se mantenha sempre atualizado e a par de tudo que se modifica nos processos de seleção.

 

Assim, muitos jovens recém formados na faculdade acabam ficando ansiosos com todas as possibilidades que surgem, inclusive se questionam sobre o “tempo certo” para realizar uma pós graduação. Pensando nisso, reunimos aqui algumas das principais informações sobre o assunto. Confira a seguir!

Por que a pós graduação é tão importante?

É sabido que o mercado de trabalho não é fácil para muita gente, mesmo aquelas que possuem um diploma de graduação.

 

. Além disso, também aumenta a chance de ser promovido e ter melhores salários.

 

Mesmo com essa importância toda da pós, é fundamental reforçar que ter uma graduação não perdeu seu valor no mercado de trabalho.

 

Ainda é muito relevante ter um diploma no meio profissional, visto que em um curso de ensino superior você tem acesso aos conhecimentos que são base fundamental para desenvolver corretamente as atividades da área de trabalho escolhida.

 

Entretanto, todo o conteúdo visto durante essa fase normalmente é mais generalista, sem se aprofundar em muitas áreas do conhecimento que são importantes para exercer determinadas profissões. Assim, caso tenha despertado em você um interesse sobre um assunto, está na hora de pensar sobre uma pós-graduação.

 

Em segundo lugar, sabemos que diante da revolução tecnológica e da globalização presente em nossas vidas há algumas décadas, a informação e o conhecimento se renovam todos os dias, o tempo todo.

 

Por isso, se manter atualizado no seu próprio setor de atuação profissional se tornou uma obrigação ainda mais séria, visto que é necessário acompanhar as mudanças do mercado.

 

Pois, a pós-graduação é capaz de te oferecer o que você precisa nesse quesito. No geral, ela se divide em duas classificações, confira:

Stricto sensu

A pós graduação conhecida como stricto sensu é mais voltada para aqueles que têm interesse em seguir carreira na área acadêmica, seja lecionando em universidades ou produzindo conteúdo científico. Normalmente os caminhos de mestrado e doutorado se encaixam aqui.

 

Além disso, também existe o mestrado profissional, totalmente focado em quem quer se destacar no mercado de trabalho. Independente do tipo, o mestrado possui duração aproximada de dois anos e é necessária a entrega de uma dissertação na conclusão do curso.

 

Já o doutorado apresenta uma duração maior, podendo chegar até quatro anos, e por aqui o acadêmico se aprofunda mais em uma área de interesse e apresenta uma tese no final do curso.

 

Lato sensu

A pós lato sensu é totalmente focada no mercado de trabalho, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos de um profissional. Se divide em especialização e o já conhecido MBA (Master of Business Administration).

 

Todas as duas opções exigem o cumprimento de uma carga horária de 360 horas e os projetos pedagógicos têm por objetivo apresentar conhecimentos específicos para atuação em áreas específicas procuradas pelo mercado.

 

Além disso, no final da pós lato sensu, o aluno recebe um certificado ao invés de um diploma.

Quando começar a pós graduação?

De forma geral, o pré-requisito mais importante para iniciar a pós-graduação é possuir um diploma de graduação no ensino superior.

 

Ao finalizar, já é possível que qualquer um inicie sua pós. Isso significa então que sua especialização pode ter início logo após o final da sua formação em uma universidade.

 

Além do diploma, algumas instituições de ensino podem exigir outros pré-requisitos que variam de acordo com o foco de cada uma.

 

Entretanto, legalmente falando, essa é a única exigência necessária para iniciar uma pós-graduação no Brasil de acordo com o artigo 44, inciso II, da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96).

 

Assim, se você já atende a esse pré-requisito, já está apto para escolher sua pós ideal. Veja quais pontos você deve levar em consideração para escolher o melhor curso, escola e programa para você:

  • Defina uma área de interesse: em primeiro lugar você precisa saber para onde quer ir, qual caminho seguir e qual área mais te interessa;
  • Pesquise sobre a instituição de ensino: para conseguir um bom emprego, contar com uma instituição de ensino renomada é uma excelente vantagem,
  • Conheça as exigências do mercado: qualquer um que queira se destacar no mercado precisa saber o que ele espera dos profissionais.

 

Dessa maneira, você entende melhor qual caminho seguir e tudo fica mais simples na hora de optar por uma pós que faça sentido na sua carreira profissional. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e boa sorte na sua caminhada

 

Aqui daria uma excelente feature.