SB24Horas

Notícia na hora certa!

Qual a importância de empresas seguirem o ESG atualmente?

Conceito visa sustentabilidade e inclusão social como pontos importantes para as empresas

O conceito do ESG começou a ser difundido no mercado em 2003. O ESG traz um impacto positivo para o mercado de negócios e por isso é tão importante para as empresas. Reconhecer a necessidade de mudar práticas de gestão é um fator importante para a empresa se adaptar ao novo mundo e às novas tecnologias de RH e finanças.

Em um mundo que passa por uma transformação profunda e acelerada por conta da pandemia de COVID-19, o ESG se tornou ainda mais importante para as empresas. Implementar esse conjunto de práticas na empresa é essencial no mundo.

O que é ESG?

A sigla ESG significa em inglês Environmental, Social and Corporate Governance, que na tradução para o português significaria algo como Governança Ambiental, Social e Corporativa. O conceito surgiu no início dos anos 2000, quando as empresas perceberam que era preciso buscar formas de alcançar o lucro sem prejudicar o planeta.

O ESG começou pela iniciativa de dois dos maiores gestores dos fundos de pensão, o Aberdeen e Fidelity, que criaram um protocolo com diversos princípios importantes para a realização de investimentos com responsabilidade.

Então, ao seguir o ESG a empresa se compromete a implementar métricas ambientais, sociais e de governança. As ações se mostram eficientes, e basicamente, buscam aumentar o lucro minimizando os riscos ambientais.

Confira abaixo o que cada letra de ESG significa:

E (Environmental – Ambiental)

Essa letra se refere a um impacto dos investimentos em recursos naturais como o uso de água, energia limpa, controle da emissão de poluentes e níveis de ruídos gerados pela empresa.

S (Social)

Essa letra se refere à importância de prover boas condições de trabalho, a diversidade e inclusão no corpo de funcionários da empresa, interação e assistência a comunidades locais, repressão à exploração infantil e outros.

G (Governança)

A letra G de governança diz respeito à gestão e a responsabilidade da empresa em ser transparente com as decisões estratégicas do negócio.

Como adotar a ESG na prática?

A ESG é um conjunto de princípios que visam a sustentabilidade e o combate a problemas como o aquecimento global, por exemplo. E para uma empresa implementar esse conceito na prática, ela precisa se nortear por ações que visam remodelar seus modelos de gestão. Confira abaixo algumas dicas:

Foque na sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais objetivos da ESG. A empresa precisa assumir esse compromisso em todo o seu planejamento e gestão. Desde a remodelagem de seus padrões, processos até o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

É preciso ser ativo nessa causa para colocar a ESG em prática. A empresa deve buscar formas de apoiar a comunidade local, aumentar o uso de energias limpas, controlar o desperdício de água e outros recursos, diminuir as emissões de gases e ter uma diretriz bem definida para o descarte de resíduos.

Diversidade e inclusão social são fatores importantes na ESG

Além do foco nos problemas ambientais, a ESG também traz relevância para a desigualdade social, de gênero e outros preconceitos que existem na sociedade. Por isso, a empresa que adota o conceito precisa recriar o seu planejamento de RH com foco na diversidade e inclusão social.

Dessa forma, os processos seletivos devem focar em atrair pessoas das mais diversas raças, orientação sexual, etnias e estilos. E em relação a gestão, deve haver uma equidade de gênero, com homens e mulheres em igualdade de cargos e pareamento salarial.

Outro fator importante é o desenvolvimento de ações culturais e educativas para estimular a inclusão e a diversidade da comunidade local.

Investimentos conscientes e relevantes

Em questão de governança, é muito importante que a empresa reveja a sua estratégia de investimentos. O ESG busca por novas políticas financeiras que foquem no longo prazo, sejam conscientes, auditáveis e precisas. O investimento precisa ser relevante, transparente e consciente. Esse é um fator fundamental!

Dentre as principais ações de governança, a empresa precisa de uma auditoria independente, ampliar a participação de funcionários nas decisões do negócio e investir em políticas de conscientização e anticorrupção.

Firmar boas relações com stakeholders

Stakeholders são todos aqueles que estão interessados no desenvolvimento da empresa. E por isso o ESG deixa claro a importância de criar uma relação de confiança e clareza com os stakeholders. Esse grupo é muito importante para o planejamento de comunicação da empresa e para a execução assertiva dos projetos.

Qual é a importância da ESG nas empresas?

A ESG trata de diversos fatores essenciais para a promoção de um capitalismo consciente, em que não seja preciso passar por cima de tudo para obter lucro. O lucro pode ser obtido com responsabilidade social, ambiental e de governança.

Além da questão do lucro, o ESG reafirma a importância com a imagem das empresas. Afinal, empresas podem deixar de atrair investidores por estarem sendo determinantes para problemas que agravam a situação do planeta. Então, essa não é mais uma questão de consciência individual, mas sim coletiva.