26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Outubro Rosa: porque é importante você saber sobre o assunto!

Compartilhe essa notícia!
Mais do que colorir os locais de rosa, Outubro deve ser de fato um mês de conscientização

A diversidade nas empresas vai além de contratações e é importante ter eventos, ações, campanhas e projetos que façam com que as pessoas se sintam de fato parte do negócio e sejam acolhidas dentro do ambiente organizacional.

Uma campanha comum nas empresas é o Outubro Rosa, o tão famoso mês da prevenção e diagnóstico para a identificação precoce do câncer de mama. Esse evento é celebrado desde os anos 90 e busca fornecer informações sobre a doença e, em alguns casos, promove o acesso aos serviços de diagnóstico.

Você sabe por que é importante conhecer sobre esse tema e como ele pode fazer parte do seu mês na organização? Confira!

O que é o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo educar e alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce que pode ocorrer através do toque, no autoexame ou com mamografia, o exame capaz de detectar a presença de nódulos.

Esse momento começou na década de 90, nos Estados Unidos, com a intenção de estimular a participação da comunidade no geral nessa prevenção.

No Brasil, a campanha começou a ganhar força em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes rosas, porém, muito pouco se falava sobre o tema.

Foi em 2008 que a movimentação de fato ganhou força em várias cidades brasileiras que iniciaram campanhas, corridas, eventos e enfim, esse tornou-se um mês marcante para iniciativas contra o câncer de mama no país.

Durante o mês de outubro, os locais que abraçam a causa dedicam-se a ações como:

  • Transmissão de informações sobre a doença;
  • Estímulo para a realização de exames;
  • Reforço dos benefícios da mamografia de rotina e do autoexame;
  • Eventos para arrecadação de fundos para instituições que tratam de pacientes com câncer de mama;
  • Dá mais luz e atenção sobre os dados desse tipo de câncer para que a cada ano ele reduza ainda mais o número de mortes graças à descoberta precoce.

O autoexame

O autoexame é muito reforçado dentro do mês de outubro, afinal, é com ele que de forma simples e rápida as mulheres podem notar diferenças em seu corpo antes mesmo do resultado da mamografia.

Esse exame feito pela própria mulher é recomendado para todas a partir dos 20 anos e fazê-lo regularmente, além de aumentar o conhecimento sobre o próprio corpo, ajuda a identificar possíveis alterações nas mamas.

Para isso, coloque a mão direita atrás da nuca, com o cotovelo voltado para cima. Delicadamente, deslize a outra mão, apalpando a mama com as pontas dos dedos. Isso deve ser feito em movimentos circulares, tomando cuidado para não causar dor ou desconforto. O movimento deve começar nas axilas e ir até os mamilos.

Durante a avaliação, é muito importante observar se há regiões mais densas ou com caroços. Em seguida, pressione delicadamente o mamilo para verificar se há saída de líquidos. Ao finalizar esse passo a passo, troque a posição dos braços e repita o mesmo processo.

Como propor essa campanha do Outubro Rosa dentro da empresa?

As campanhas de outubro rosa tratam-se muito mais do que ter balões rosa ou uma fitinha amarrada no uniforme dos colaboradores e é preciso investir em ações para que seu público seja realmente impactado por ela.

Para isso, é importante analisar o perfil dos seus colaboradores (homens e mulheres, afinal, todos precisam conhecer e se conscientizar sobre esse tipo de doença) para entender quais abordagens fazem mais sentido.

Dentro do perfil existente é possível investir em palestras sobre a doença e importância do diagnóstico, preparar eventos, unir metodologias de gamificação sobre os ensinamentos, convidar profissionais da saúde para ensinar sobre o autoexame e até mesmo dar um dia livre para que as colaboradoras realizem uma mamografia.

Além do alerta sobre o cuidado com a própria saúde, pode ser também interessante incentivar ações ao próximo, como doação de cabelo para instituições que confeccionam perucas para mulher em tratamento quimioterápico, organizações de corridas ou caminhadas solidárias, entre outras ações.

O Outubro Rosa, Novembro Azul, Setembro Amarelo e outros meses e cores são importantes para a realização de ações empresariais, conscientização e atividades práticas sobre cada tema, onde quer que seja.

Sua empresa faz ações para essa campanha? Compartilhe conosco ações interessantes de que você já fez parte!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!