25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais são os principais benefícios do marketing sensorial?

Compartilhe essa notícia!

O marketing sensorial é um dos diferentes tipos de marketing utilizados no mercado, sendo que pode trazer grandes pontos positivos para a empresa que passar a adotá-lo em suas estratégias, pois estimula os 5 sentidos dos seus clientes de diferentes formas.

 

Essa estratégia consiste em buscar e causar identificação no consumidor com o produto ou serviço que a empresa estiver oferecendo, com fins de conseguir finalizar a compra ou ao menos convertê-lo a sentir vontade de apreciar a marca. 

 

O marketing em si trabalha de diferentes formas, mas o objetivo das estratégias é colocar a empresa na mente do consumidor de forma positiva e memorável. Existe um ditado popular que explana bem essa importância, ele diz: ‘quem não é visto não é lembrado’. 

 

Podemos expandir esse contexto colocando que além de ser visto, precisa ser tocado, ouvido, cheirado e sentido.  Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e pedem muito das empresas. 

 

Os negócios que conseguirem estar na mente de seus consumidores quando a necessidade ou a vontade bater na mente deles, serão as marcas que poderão alcançar grandes resultados com suas vendas. 

 

E é justamente isso que o marketing sensorial busca e atua na mente das pessoas, sem mesmo que elas saibam da importância dessa poderosa estratégia. Para ter um embasamento inicial podemos utilizar o exemplo da cesta básica de natal.

 

Se tivéssemos falamos simplesmente de cesta básica, provavelmente o conteúdo dentro dessa cesta teria alguns itens normais como arroz e feijão, mas outros poderiam variar de acordo com o tipo de supermercado que estiver fazendo a sua montagem. 

 

Agora, quando embasamos uma época sazonal, como é o caso do natal, imediatamente passa em nossas mentes uma série de produtos que poderiam ser colocados dentro dessas cestas, porque existem alimentos que combinam com a época. 

 

Por ser uma data especial que utiliza todos os nossos cinco sentimentos, existem produtos, pratos, doces e até vestimentas que não podem faltar. E é por isso que o marketing sensorial é tão forte.

 

Unir estímulos e sentimentos com os produtos de sua empresa pode ser o principal caminho para se obter melhores resultados. Então, neste artigo, abordaremos sobre o marketing sensorial, bem como algumas maneiras de como aplicá-lo na sua empresa. 

A atuação do marketing sensorial

O primeiro passo para começar a compreender a atuação do marketing sensorial é entender que essa ação exige um potencial criativo enorme. E dependendo do seu segmento, pode ser que seja complexo colocá-lo dentro de todas as áreas.

 

Um exemplo é quando estamos falando de motoboys em São Paulo, pense que existem serviços onde é complicado colocar algum tipo de sentido dentro de sua confecção. As pessoas estão esperando por um produto que chegue com qualidade e celeridade.

 

O motoboy em si não está envolvido com o marketing sensorial, mas o produto pode ser inteiramente montado baseado em diversos conceitos que ainda serão explicados neste artigo.

 

Então, o que pode ser feito é criar o que chamamos de branding sensorial que se baseia na criação de todo um ambiente que estimula e aprimora a necessidade e experiência de compra do seu cliente.

 

Nesse sentido podemos inteiramente colocar a escolha dos motoboys nesse contexto, pois é preciso apostar em uma empresa de forma adequada e preservar a qualidade dos produtos que foram enviados pela empresa contratante. 

 

Os estímulos do marketing sensorial buscam atingir ao menos um dos cinco sentidos, mas o ideal é que seja mais de um deles. Para isso, são criadas diversas estratégias que funcionam como atmosféricas sensoriais que buscam ativar os sentidos dos clientes.

 

Esses estímulos podem ser postos de diferentes formas e em diferentes lugares, mas para que isso seja feito, será preciso compreender os tipos de estímulos sensoriais que buscam atingir em cheio os consumidores, como dentro de uma manutenção relógio de ponto.

Os diferentes tipos de estímulos sensoriais 

Sabemos que o ser humano é capaz de assimilar até um total de cinco sentidos, que basicamente nos norteiam para todas as nossas ações como espécie e indivíduos que compõem uma sociedade. São eles:

 

  • Olfato;
  • Tato;
  • Visão;
  • Audição;
  • Paladar.

 

Cada um desses cinco sentidos são alvos do marketing sensorial, assim, cada tipo de empresa tem como objetivo atingir um ou mais deles de forma ativa ou passiva para conseguir chamar a atenção do maior número de consumidores possíveis.

Olfato 

Se pensamos em um lugar, comida ou alguém especial, é quase que nítido conseguir lembrar do cheiro deles. Isso ocorre porque o olfato é um dos sentidos que constrói a memória de alguma experiência vivida. 

 

Era bem comum em desenhos animados antigos as personagens serem hipnotizadas por alguma comida que emitia um cheiro extremamente bom. Pense, quando vamos a algum restaurante e sentimos o cheiro do prato saindo da cozinha, é a mesma coisa.

 

Existem empresas de soluções administração condominial que foram tão capazes de construir essa identificação para o cheiro de seus segmentos, que passaram a vender a fragrância de suas marcas. 

 

Já notou que shoppings em geral parecem sempre ter o mesmo cheiro? Assim como salões de cabeleireiro. 

Visão 

Visão é a chave da vitória, pois seus clientes precisam ver os produtos para conseguirem comprá-los. A internet é uma das principais fontes de levar a visão do seu produto para mais pessoas, isto porque nela estão cheios de pessoas testando produtos. 

 

Antes era quase impossível vender algum tipo de item sem que o cliente pudesse vê-lo ou tocá-lo, então, com a internet o toque passou a ser menos exigido, pois agora é possível ver outra pessoa usando o produto. 

 

Por isso, o apelo visual dos produtos está ficando cada vez mais necessários. As aparências enganam, porque convencem. Lembre-se, seu objetivo não é enganar o seu consumidor, mas convencê-lo a comprar graças a uma boa apresentação visual. 

 

Outro exemplo de que a visão é importante é no momento em que os consumidores fazem a busca por serviços como uma assessoria contábil em São Paulo. Dificilmente uma pessoa confia as contas a outras sem ao menos vê-la uma vez. 

Tato

O tato é o principal sentido no quesito experiência do cliente, a pior decepção é quando compramos um produto e ao colocarmos as mãos, surge aquele sentimento de que não durará muito, ou que está duro demais ou mole demais. 

 

Produtos bons exercem a função de contato esperada pelos usuário e é importantíssimo no momento em que você estiver desenvolvendo o design dele. Seja produtos, serviços ou até alimentos. 

 

Com a internet, a maioria das pessoas só tocam nos produtos quando chegam. Entretanto, grande parte delas já teve alguma experiência com os itens, seja em uma exposição no shopping ou até com amigos que já o compraram. 

Paladar

O paladar é exclusivo para produtos os quais precisamos consumidor, é claro que se estivéssemos falando de fertilizantes orgânicos líquidos, não é algo que se coloca na boca, por isso o consumidor não estará esperando esse quesito nele. 

 

Agora o que tem de café cheiroso com gosto horroroso não está escrito, nem se somarmos mais de 1 milhão de artigos. Cresceu-se muito os ramos de alimentação, principalmente para entrega residencial, e o principal fator de compra sempre foi e sempre será o sabor.

 

O consumidor pode até perdoar o atraso, ou uma falha da empresa, agora se o alimento estiver em má qualidade e não tiver um sabor excelente, tenha em mente que ele nunca mais voltará a comprar na sua empresa. 

Audição

Já notou que a maioria das lojas coloca música com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores? A música retrata sentimentos que estão acompanhados de lembranças, por isso se utilizada da maneira correta, pode ser de grande ajuda na conversão.

 

Às vezes nem necessariamente precisa ser um hit de sucesso, apesar de que a grande parte das publicidades são realizadas pensando em hits que podem viralizar, mas pode ser algo que soe bem aos ouvidos de seus clientes como frases de efeito ou rimas 

Benefícios que o marketing sensorial gera

Note que ao longo do artigo demos exemplos de como o marketing sensorial atua em nossas mentes. Seja na hora de comprar um celular, onde testamos ele na loja da empresa ou até em uma loja de chocolate, onde a música de fundo nos faz lembrar de algo querido. 

 

Uma pessoa pode até fazer a destruição de documentos pessoais, mas é incapaz de destruir o que sente e as lembranças que esses sentidos remetem. Investir no marketing sensorial é uma estratégia que busca levar tudo isso para o seu consumidor.

 

Algumas empresas tentam construir isso de maneira mais sutil, enquanto outras são mais invasivas em suas ações. Tudo vai depender do seu tipo de segmento e a forma como suas ações agirão diretamente nos seus consumidores.

 

Saiba que a maioria das pessoas não pensa na forma como essas ações estão agindo em seus subconscientes, mas existe uma pequena parcela que pode se incomodar. Tudo depende da forma como você faz, mas saiba que as ações já estão por aí.

 

Todos os dias vemos algumas em sites, revistas e lojas físicas. Pense só, até quando vamos fazer, por exemplo, um licenciamento CETESB, diversas ações passam a agir em nossas mentes. 

 

Com isso, é possível deixar claro qual a importância, bem como os benefícios de aplicar o marketing sensorial em sua estratégia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!