19 de abril de 2024

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O que é o marketing sensorial?

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Marketing sensorial é uma estratégia que se baseia no estímulo dos 5 sentidos para atrair a atenção e despertar o interesse do consumidor. Com isso, é possível criar a atmosfera perfeita para vender e desenvolver um funil com foco na subjetividade e personalização.

Inclusive, é importante ressaltar que as marcas estão sempre buscando ações de marketing que tornem o processo de vendas mais natural e que permitam ao cliente ter mais autonomia em sua escolha.

Assim como no caso do Marketing de Conteúdo, o Marketing Sensorial é uma prática que pode ser usada nesse sentido. Ademais, quando exploramos os cinco sentidos do corpo humano, temos mais chances de gerar resultados e fechar vendas.

Durante a jornada de compra, o cliente consegue entrar em contato com os produtos e serviços de maneira mais complexa e impactante, que vai muito além de vê-lo em uma gôndola ou em um anúncio pela internet.

E pelo fato de o processo de vendas ser sempre uma atividade complexa, nada melhor do que buscar alternativas para que ele seja facilitado.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing sensorial, suas vantagens e importância. Então, se você tem dúvidas, leia o artigo até o final. Vamos lá!

Definindo o conceito de Marketing Sensorial

Marketing sensorial nada mais é do que uma estratégia de marketing que tem por finalidade explorar os cinco sentidos do corpo humano, que são:

  • Tato;
  • Olfato;
  • Visão;
  • Audição;
  • Paladar.

Assim, por meio deles, é possível criar uma atmosfera de vendas e desenvolver um funil totalmente focado na subjetividade do cliente.

Quando falamos, por exemplo, em explorar o olfato, paladar e audição, não nos referimos a comprar um carro de som ou investir em um jingle para vender um produto, mas, sim, de despertar a necessidade de compra a partir de estímulos.

Com isso, um fabricante de gorro cirúrgico, por exemplo, pode causar uma sensação de bem-estar, desejo e impulso por parte dos clientes.

O estímulo pode ser desenvolvido em conjunto, ou seja, trabalhando os 5 sentidos juntos, de maneira harmônica, ou separados, escolhendo aqueles que são mais alinhados ao negócio.

Para colocar essa estratégia em prática, primeiro, precisamos entender como os 5 sentidos atuam na prática, em relação ao marketing. Veja:

Audição

A audição, assim como o olfato, é um sentido de associação subjetiva. É muito comum entrarmos em uma sala de espera e escutarmos uma música agradável. Essa ação torna o processo de espera menos entediante.

As lojas também costumam investir nisso, aliás, se pararmos para pensar, chega a ser estranho entrar em uma loja e não ouvir uma música. Além de melhorar a atmosfera do estabelecimento, incentiva as compras.

Para investir nessa prática, uma loja de acessórios pet atacado, por exemplo, pode escolher uma playlist apropriada para o público, além de se atentar ao volume e à disposição das caixas.

Tato

O tato, apesar de parecer ser um pouco mais difícil de ser explorado, muitas vezes é trabalhado fora do propósito do marketing sensorial.

Pense em uma loja de móveis. Ela expõe as peças, como camas, cadeiras e sofás, e as pessoas podem experimentá-los. Isso também é marketing sensorial.

Outro exemplo é a sala de espera de um consultório com poltronas e sofás confortáveis. Tudo isso influencia na experiência do cliente, por isso também pode ser considerado marketing.

O contato com um produto faz toda a diferença na jornada de compra. E existem muitos exemplos do dia a dia, por exemplo, quando experimentamos uma roupa, testamos uma maquiagem na pele, fazemos um teste drive em um veículo, entre outras.

Visão

A visão é o sentido mais explorado pelo marketing sensorial, inclusive, o reconhecimento da marca é trabalhado por meio dela.

Quando pensamos em identidade visual, entendemos a importância de criar uma unidade para a marca, então, toda vez que o cliente ver as cores, fontes ou formas, ele vai se lembrar do seu negócio.

Pense em uma grande rede de lojas para pets, suas cores, logotipo e fontes, e até mesmo a maneira como organiza as prateleiras para pet shop, tudo isso acaba formando sua identidade visual.

É exatamente por isso que quando falamos sobre o ponto de venda, precisamos trabalhar com uma unidade. A decoração, a vitrine e a disposição dos móveis também são responsáveis por estimular os sentidos e fazer com que o cliente queira comprar.

Paladar

É mais fácil explorar o paladar das pessoas se você tem um restaurante ou padaria, mas muitos outros segmentos estimulam esse sentido.

Por exemplo, um salão de beleza que oferece café para os clientes está trabalhando com marketing sensorial, assim como uma ótica que oferece um saquinho de pipoca para os clientes que fazem orçamento.

Olfato

Por fim, o olfato é um sentido poderoso para criar a personalidade sensorial de um negócio, até mesmo de um escritório de contabilidade no ABC. Cada cheiro nos remete a uma lembrança, e se ele for bem trabalhado, é quase que instantaneamente associado pelo cliente.

Nada como entrar em uma padaria ou passar por ela e sentir aquele cheirinho de pão no forno. Ou o aroma de um lanche sendo preparado em uma lanchonete. Mesmo que você não esteja com fome, fica difícil resistir.

Importância do marketing sensorial

O marketing sensorial é importante porque ele causa um impacto positivo nos clientes, uma vez que o toque, cheiro e sabor são capazes de aguçar a curiosidade e despertar o desejo de compra.

A música, por exemplo, é capaz de despertar o desejo de compra, por isso é uma ótima estratégia para potencializar as vendas. Basta apenas que o estabelecimento saiba quem é o seu público, para selecionar uma playlist de acordo com ele.

Esse tipo de marketing também permite que um fabricante de removedor de cera, por exemplo, construa a sua marca. O cliente pode se lembrar da marca ao sentir um cheiro, ver um símbolo, uma cor e até uma fonte.

E quando o marketing sensorial é utilizado com outras estratégias, consegue levar a resultados impressionantes. Além de ser importante, o Marketing Sensorial também é muito vantajoso para os negócios, como veremos no próximo tópico. 

Vantagens do Marketing Sensorial

Essa estratégia de marketing é muito benéfica porque, por meio dela, é possível criar vínculos emocionais com o consumidor.

Além disso, um fabricante de carrinho de carga dobrável, assim como de qualquer outro item, passa a explorar os seus produtos, muito além de expô-los em uma vitrine ou em um anúncio.

A empresa estimula o desejo de compra no consumidor, a pessoa vai querer comprar naturalmente, por isso, o vendedor não precisa argumentar muito ou empurrar a solução para o consumidor.

Também é uma ótima estratégia para fidelizar e encantar os clientes, fazendo com que eles voltem mais vezes para comprar. Ademais, você consegue desenvolver uma unidade e identidade de marca única e inovadora, o que faz toda a diferença para ser reconhecido.

Essa estratégia é acessível e pode ser adaptada para qualquer modelo de negócio, como no caso de um escritório de abertura de empresa contabilidade, sem que para isso seja necessário investir em ações caras, como propagandas de TV.

Outra razão para investir no marketing sensorial é o fato de a transformação digital ter intensificado a concorrência no mercado. As empresas precisam encontrar maneiras de se destacar e atrair a atenção dos consumidores.

E uma das melhores formas de fazer isso é proporcionar experiências genuínas para o cliente. O marketing sensorial faz isso porque ele está muito além de apenas apresentar um produto e listar seus benefícios.

A solução será, de fato, compreendida pelas pessoas sem que a empresa precise argumentar. O papel da marca é apenas criar uma atmosfera positiva, de bem-estar e aconchego, para que o ambiente seja favorável para as vendas.

Por exemplo, se um escritório de assessoria contábil em São Paulo investir nessas práticas, vai fazer com que as pessoas se lembrem dele aonde quer que estejam.

Isso acontece quando a pessoa ouve certo tipo de música, sente determinado cheiro ou tem os seus sentidos aguçados por qualquer elemento que se relacione a uma marca. A lembrança se torna constante e instantânea.

Mas mesmo que o marketing sensorial seja uma prática poderosa, assim como qualquer outra estratégia, é necessário que seja bem pensado e bem elaborado, para que seja implementado do jeito certo.

Conclusão

As marcas buscam constantemente se aproximar mais dos clientes, mas, para isso, precisam ir além e trabalhar a subjetividade de cada um.

Quando estimulamos os sentidos humanos conseguimos impactar o consumidor e permitir que ele tenha uma experiência totalmente particular e pessoal com a marca, seus produtos e serviços.

É uma maneira de estimular a venda de maneira natural e que realmente desperte o interesse e a afinidade do cliente pelas soluções que o seu negócio vende.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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