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O que é Marketing de Performance?

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O Marketing de Performance é uma estratégia que vem do conjunto do marketing digital. Entretanto, o foco é nos resultados da empresa, principalmente para conseguir tomar decisões e planejar os próximos passos, com base em dados e informações coletadas.

Ademais, o mundo está passando por constantes mudanças. Pensando nisso, existem muitos desdobramentos de marketing que são importantes, cuja utilização permite um contato muito mais próximo com, por exemplo, sua empresa de gerenciamento de resíduos.

Além da clara divisão entre o marketing digital e o marketing tradicional, que tomam abordagens completamente diferentes para suas interações, é importante pensar que dentro de cada um destes métodos existem inúmeras variações.

Entenda o que é marketing de performance

Dentro do contexto citado, surge o marketing de performance, um modelo que deve ser utilizado com base no histórico da própria empresa. Embora muitas companhias já estejam se adaptando para utilizar o marketing digital, a maioria ainda deixa de lado essa opção.

O marketing de performance é aquele cujo objetivo é avaliar e identificar se os investimentos feitos pelas empresas com relação a mídias digitais estão de fato gerando resultados, utilizando uma série de dados como base para criar ações.

Companhias que decidem utilizar o marketing de performance possuem uma gama de ferramentas para realizar seu trabalho, além de uma série de métricas relevantes que podem ser utilizadas para conseguir resultados mais efetivos.

Dessa maneira, você mensura seus resultados com muito mais efetividade, identificando obstáculos e gargalos em seus processos, bem como conseguindo tempo para corrigi-los corretamente.

As métricas são as ferramentas mais importantes desse tipo de ação, e por isso é importante conhecê-las a fundo, bem como suas funcionalidades para, por exemplo, uma empresa de manutenção elétrica industrial.

Conheça quais são as principais métricas de avaliação

Também conhecidas como KPIs (Key Performance Indicators), estas métricas conseguem identificar a efetividade de suas ações de marketing, bem como suas possibilidades e estruturas para conseguir um melhor resultado.

Estas métricas dizem muito a respeito das ações de marketing digital que você tem optado, o que permite que você compreenda se está fazendo escolhas assertivas ou se é o momento de utilizar outras ferramentas no lugar.

Impressões de publicidade

As impressões são um conceito de mídia online, que representa a quantidade de vezes que seu anúncio ou propaganda foi mostrado para um determinado público em sua empresa de, por exemplo, lavador de gases industriais.

Normalmente, as impressões são separadas pela mídia que você está utilizando, como:

  • Redes sociais;
  • Motores de busca;
  • Sites;
  • Blogs.

Dessa maneira, você pode ter uma base de pessoas que estão vendo o que você está oferecendo. Vale lembrar que a impressão não conta nenhuma interação do usuário com a propaganda, basta simplesmente o fato de ela ter aparecido enquanto ele navegava.

É uma métrica básica para você conseguir avaliar corretamente suas ações de engajamento e o quanto você consegue alcançar com suas propagandas.

Quantidade de cliques

Os cliques são a evolução das impressões. Seu anúncio é exibido na internet com um link de redirecionamento, que leva os consumidores para uma landing page, blog ou e-commerce de sua empresa de, por exemplo, anel elástico para eixo.

Quando a publicidade atrai a atenção do cliente o suficiente, ele faz um clique na propaganda, encaminhando-se para esse redirecionamento. Isso indica que suas ações de publicidade digital estão dando certo.

Nem sempre uma boa quantidade de impressões significa novas oportunidades de negócio. Por isso, as duas métricas devem ser avaliadas em conjunto. Quanto mais próximas estiverem as duas, melhor para sua empresa.

Isso significa que a maioria das pessoas que tem acesso a sua propaganda teve o interesse de conhecer mais sobre o assunto, clicando para ser levada a sua página e possibilitando interações mais próximas com o consumidor.

Por outro lado, quando você possui uma disparidade muito grande entre as duas métricas, pode significar que a ação de marketing não está atingindo seu objetivo, ou está se perdendo em um público que não tem interesse em consumir seus produtos.

Neste caso, é interessante mudar parte de sua estratégia, como uma arte nova ou um texto com outra proposta para vender motobomba diesel, por exemplo. Dessa forma, você consegue identificar a melhor maneira de agir com seu público, aumentando sua taxa de cliques.

Além disso, é importante saber para quem você está criando suas ações de marketing. Para conseguir mais cliques em suas propagandas, é importante que você saiba quem está querendo alcançar.

O grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, que tem uma propensão maior de consumir seus produtos e clicar em uma propaganda, é conhecido como público-alvo.

É por meio dessa métrica que você consegue identificar com mais qualidade suas ações para trabalhar com o seu produto, seja uma peneira rotativa ou qualquer outro item.

O público-alvo é uma forma de segmentar seu conteúdo, procurando mais qualidade em suas ações e assertividade de que você conseguirá resultados expressivos. Com esse tipo de informação, você consegue identificar melhor como realizar suas ações.

Engajamento com o público

O engajamento é um passo além do clique. Embora o primeiro contato seja quando o consumidor escolhe saber mais sobre a propaganda que ele visualizou, o engajamento representa a interação direta entre consumidor e marca.

O engajamento acontece quando o cliente decide conhecer mais da empresa, tentar contato por redes sociais, criar um vínculo mais forte ao se tornar um lead, entre outras ações. O cálculo de engajamento pode ser realizado de várias maneiras.

Em uma rede social, existem métricas próprias como curtidas, comentários, compartilhamentos e outras ações que podem gerar esse tipo de interesse para o público. Por outro lado, em sites ou blogs, é preciso ter um pouco mais de atenção.

Uma boa forma de medir o engajamento de seu público é através da criação de landing pages. Estas páginas possuem informações importantes que devem ser utilizadas para conseguir dados de seus consumidores.

Para conseguir um bom resultado com esse tipo de ação, é normalmente oferecido algum tipo de contrapartida quando você solicita as informações. Através da landing page, você pode ter uma série de informações relevantes de seus consumidores, tornando-os leads.

Como contrapartida, você pode oferecer ebooks com conteúdo personalizado, infográficos, descontos e promoções, entre outras ações cujo principal objetivo é atrair o interesse desses potenciais clientes de sua empresa de, por exemplo, sondagem rotativa.

Assim, você consegue um engajamento muito mais satisfatório com seus consumidores, tendo mais espaço para negociação e identificando uma série de elementos importantes para conseguir recuperar melhor suas ações.

Criação de leads

Os leads são uma das principais formas de trabalhar seus potenciais clientes. Eles são uma parte importante do conceito conhecido como funil de vendas. Um lead é uma pessoa que tem interesse em sua empresa, mas ainda não está decidido a comprar um produto ou serviço.

Entretanto, se o lead se interessou o suficiente para ceder seus dados básicos, possibilitando uma interação maior e mais direta, é necessário oferecer conteúdo de qualidade e conseguir passar o lead por cada etapa do funil.

Inclusive, é importante tomar alguns cuidados com o consumidor que está nessa etapa. Isso porque uma informação ou interação errada pode fazer com que ele se afaste e desista da compra.

Por isso, é importante saber como agir em cada etapa do processo para conseguir resultados satisfatórios para suas vendas de, por exemplo, elevador de carga preço.

Tipos de mídia

Para o marketing de performance, é importante identificar os principais tipos de mídia que você poderá utilizar para conseguir resultados em suas ações. O primeiro deles é conhecido como mídia orgânica.

A mídia orgânica é aquela cujo tráfego é gerado de maneira natural, sem que você precise investir diretamente nela. Isso não significa que se trata de uma mídia gratuita, entretanto, uma vez que existem custos na preparação de material para esse tipo de ação.

Entretanto, o tráfego orgânico não requer valores para suas ações finais, conseguindo conquistar um público muito maior de maneira natural. Embora este seja o modelo ideal de conquistar público, estas ações podem ser um pouco mais lentas.

Para um resultado rápido e efetivo, é importante contar com um suporte. A maioria dos meios de engajamento possui opções de mídia paga. Nestes casos, você predetermina um valor para impulsionar sua publicação.

A mídia impulsionada pode ser segmentada de acordo com a sua vontade, gerando resultados rápidos e efetivos, bem como agindo de maneira a apresentar sua empresa para um público maior, auxiliando também o engajamento orgânico.

Considerações finais

O marketing de performance é uma das métricas mais importantes da atualidade, uma vez que lida diretamente com a forma que a empresa está trabalhando com o marketing digital. Dessa maneira, você consegue explorar com muito mais qualidade suas ações.

O marketing de performance utiliza o próprio potencial de engajamento da empresa como uma forma de explorar melhor o mercado e criar ações muito mais efetivas para a conversão de seus consumidores e conquistar mais vendas em sua corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.