20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais os tipos de banho e tosa?

Compartilhe essa notícia!

Parece que são a mesma coisa, contudo, existem alguns tipos de banho e tosa que deixam o pet mais bonito e tranquilo. Veja as diferenças e qual optar. 

Muitas vezes, quando um pet chega à pet shop para o banho e a tosa, até que se enturme com toda equipe leva tempo. Para os mais desenvoltos, ficar quietinho na mesa de tosa, só aguardando o resultado do profissional não é tão estressante como parece.

Para outros, porém, o ato de tomar um banho gostoso na pet shop já é uma tortura. Afinal, dar banho em casa é melhor do que na Pet Shop? E se o cão não gosta de tosar, o que fazer? Quais são os tipos de tosa que podem ser feitos?

Banho na Pet Shop

Caso o veterinário recomende por alguma razão o banho na Pet Shop, é importante atentar para o fato de o bichinho se sentir à vontade com os profissionais.  Quando o pet rosna demais por qualquer razão, pode ser indício de algum problema.

Verifique se o estabelecimento possui câmeras internas que filmam as atividades das equipes. E claro, na dúvida, peça para conhecer os trabalhos internos.

Agora, se o veterinário permitir que o banho seja dado em casa:

Escolha os horários mais adequados

Geralmente, no dia de dar banho no pet, escolha os horários mais favoráveis. Em dias de verão e tempos secos, os horários mais quentes do dia são ideais porque refrescam o bichinho.

Em dias frios, evite dar banho muito cedo ou muito tarde, uma vez que o ar tende a ser mais frio nos extremos do dia. 

Local do banho

Pode ser no tanque, no banheiro, no quintal, na garagem, onde o pet se sente mais à vontade para tomar seu banho. 

Utilize os produtos próprios 

Antes de começar a lavar o bichinho, tape os ouvidos com bolas de algodão, para que a água não entre e cause inflamação. Shampoos e cosméticos devem ser apropriados para o animal. Nada de usar o sabão dos humanos.

Como lavar o pet?

Primeiro, não deixe que o shampoo entre em contato com os olhos, nariz, boca ou ouvidos. Deve ser lavada a virilha do animal, bem como as patinhas entre os dedos, as dobras da pele e principalmente as áreas íntimas. 

No caso dos pets que possuem pelos longos, o ideal é enxaguar o shampoo e depois aplicar condicionador para que os pelos sejam penteados com facilidade. Espere alguns minutos e remova o condicionador com água.

Secagem

O melhor é secar os pelos do cachorro com uma toalha. No entanto, quando são muito longos, um secador tende a secá-los mais rápido sem que o pet corra o risco de pegar alguma friagem. 

O ideal é passar o secador no mínimo e com cuidado para não esquentar muito. Como os pets são sensíveis ao barulho, o bichinho não se sentirá incomodado.

Tipos de tosa

Tosa higiênica

Sem qualquer restrição à raça, a tosa higiênica tem a função de reduzir os pelos do pet em lugares específicos do corpo, tais como a barriga, as patas e a genitália. Os lugares  que podem acumular sujeira com mais facilidade.

Tosa com tesoura

Proporcionando melhor acabamento, a tosa com tesoura deixa o procedimento mais demorado, mas é indicado para os pets que se agitam muito com o barulho da máquina de tosar, ou ainda, aqueles que são alérgicos à lâmina.

Tosa com máquina

Somente profissionais podem efetuar a tosa com máquina. Eles sabem qual é a lâmina mais adequada para cada tipo de pelo do pet.

Tosa com máquina

O objetivo dessa tosa é deixar os cães com pelo bem curtinho e arredondado, como se ainda fossem filhotes. Por isso o nome de tosa bebê.

Tosa verão

Para garantir o bem estar do pet, sempre que o mesmo apresenta pelos cheios de nós, a tosa verão é recomendada. Desta forma, diminui-se os riscos de fungos e outras lesões na pele.

Lembrando que é necessário sempre conversar com o veterinário, antes de qualquer atitude. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!