20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Qual a vantagem de não comer glúten?

Compartilhe essa notícia!

Afinal, comer ou não comer alimentos com glúten, eis a questão! Muita gente sente a dúvida e teme que a substituição faça mal à saúde. Na verdade, existem produtos que substituem o glúten e outras alternativas tão gostosas quanto e mais saudáveis. Saiba mais

O glúten está presente no trigo, no centeio, na cevada, ingredientes que compõem as famosas delícias chamadas pães, bolos, biscoitos, cerveja e outros. Muitas pessoas são privadas automaticamente do consumo de glúten por conta de alergias e intolerâncias.

De outra forma, alguns produtos sem glúten são bastante procurados porque proporcionam uma alimentação mais saudável e sem os riscos que o glúten traz à saúde de quem possui alergia ou intolerância à proteína.

O Glúten faz mal à saúde?  

Não, o glúten não faz mal à saúde do homem. Não existem elementos, estudos, pesquisas ou qualquer comprovação científica que mostre um malefício do glúten à vida do ser humano. 

Quando o glúten é consumido de forma correta e equilibrada, ao chegar no intestino delgado, auxilia na renovação e proliferação das bactérias consideradas do bem e que promovem uma melhor digestão dos alimentos.

Os principais alimentos que possuem glúten são:

  • Trigo e todos os seus derivados;
  • Centeio e derivados;
  • Cevada e derivados;
  • Sorvetes industrializados;
  • Embutidos;
  • Molhos para salada;
  • Aveia.

Por que substituir o glúten?

O ideal não é deixar de comer como muita gente pensa, mas equilibrar a quantidade deste ingrediente na dieta. 

Isoladamente, o glúten não é calórico. Contudo, na maioria dos produtos onde é utilizado, acompanha açúcares e carboidratos simples que favorecem problemas de saúde a médio e longo prazos.

Quais as vantagens de substituir alimentos com glúten?

Melhora na digestão dos alimentos

Quando se opta por alimentos ou produtos sem glúten, as chances de um mal estar como diarreia, refluxo e cólicas intestinais provocadas pela sensibilidade ao glúten tornam-se nulas. 

Os celíacos sofrem com estes alimentos por conta disso. Sempre que consomem um pão ou uma pizza, por exemplo, a presença do glúten lhes causa um mal estar terrível.  

Por isso, na maioria das vezes, tais pessoas necessitam de produtos e alimentos sem glúten para uma alimentação sem riscos e sofrimentos.

Perda de peso

Como dito anteriormente, muitos dos alimentos com glúten acompanham ingredientes que, processados e cheios de outros químicos como corantes e conservantes, tornam a saúde alimentar mais precária.

Quando se corta alimentos sem glúten, opta-se por uma vida mais saudável e claro, por alguns quilos a menos que jamais farão falta.

Uma vez que boa parte dos alimentos com glúten são fontes de carboidratos também, o controle desses produtos melhora a qualidade de vida e ajuda a encontrar o peso certo.

Sem inflamações

Muito comum nos celíacos, as inflamações causadas pelas doenças autoimunes como artrites e problemas intestinais tornam-se apenas uma memória triste na vida de quem opta por produtos sem glúten na alimentação. 

 

Controle do apetite e da obesidade

Por conta dos demais ingredientes que a maioria dos produtos com glúten trazem, tais alimentos viciam boa parte dos consumidores na alimentação que, de uma certa forma, deixa de ser regrada. 

Por conta disso, muita gente atinge o sobrepeso ou chega a um estado de obesidade com facilidade. Por essa razão, a melhor forma de evitar um descontrole alimentar promovendo maior saciedade após as refeições, é buscar alimentos sem glúten, visto que o organismo se satisfaz por muito mais tempo.

Essas são algumas das vantagens que, todas as pessoas que necessitam por alguma razão controlar ou substituir o consumo de glúten na dieta sentem dia após dia.

Nem tudo que se consome é essencial para o corpo. E claro, toda mudança positiva, é bem vinda.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!