Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Quais os equipamentos necessários para fazer cerveja em casa?

Fazer a sua própria bebida pode transformar a sua relação com ela. Entender a importância de cada etapa e ter os itens certos é fundamental para o processo.

 

Os cervejeiros de plantão já sabem que a nova moda é fazer a própria cerveja em casa. No entanto, apesar de todo o processo ser uma delícia e enriquecer a experiência final, você precisa de alguma teoria antes de iniciar. O motivo é: cada etapa é importante para o produto final.

 

Para garantir a qualidade da sua cerveja artesanal, também é recomendado que você adquira alguns equipamentos e utensílios adequados para o trabalho. Por isso, você vai precisar incrementar o seu home bar com alguns itens que facilitem e garantam a qualidade da sua bebida.

 

Se você está começando agora, pode adquirir apenas um kit básico e, na medida em que for se profissionalizando no trabalho, ir investindo em mais materiais. Para te ajudar na aventura, fizemos uma lista com as primeiras coisas que você precisa comprar antes de começar a preparar uma receita.

Ingredientes

Antes dos utensílios, você precisa se certificar de que terá todos os ingredientes para o preparo. Eles podem variar de acordo com a receita que você vai executar, mas os básicos são: água, malte, lúpulo e fermento. Você pode comprá-los separadamente, mas os kits facilitam a vida dos iniciantes.

Panelas próprias

Muita gente começa o processo com as panelas que tem em casa. Mas o ideal é investir em três panelas específicas para os processos que você terá que seguir. Elas têm tamanhos diferentes, adequados para cada etapa: brasagem, lavagem dos grãos e fervura.

Conexões

As panelas precisam estar conectadas para facilitar a transferência do líquido de uma para a outra. Por isso, você também vai precisar de conexões, que são válvulas, porcas e mangueiras, planejadas para que a bebida não seja derramada durante o processo.

Fogareiro

Cada receita tem uma temperatura ideal para que a bebida fique perfeita e, muitas vezes, o fogão convencional não dá conta da potência e da precisão necessárias. Por isso, vale investir em um fogareiro próprio para esse processo. Lembre-se de verificar se ele tem o tamanho certo para a medida das suas panelas.

Fermentador

Para o processo de fermentação, você vai precisar de um equipamento específico, em formato de cone. Prefira comprar um kit, que já venha também com todos os outros acessórios que você precisa nessa etapa, como bomba, torneira e mangueira.

Chiller

Uma boa cerveja precisa, além de ser aquecida, ser resfriada na hora certa. Para isso, é importante investir em um chiller, com serpentina de cobre ou trocador de calor por placas.

Termômetro, pá e moedor

Esses são alguns dos acessórios que facilitam o trabalho, mas existem muitos mais. O termômetro serve para garantir a temperatura certa em cada etapa. A pá cervejeira, para mexer a mistura. E o moedor, para triturar os grãos caso você não adquira o malte já pronto para o uso.

Garrafas e rolhas adequadas

O armazenamento da sua bebida também é fundamental para garantir a qualidade final do líquido que será degustado. Por isso, não vale colocar em qualquer recipiente que tenha em casa. Adquira garrafas próprias, sanitizadas, e que tenham rolhas com boa vedação. Um funil para facilitar o envase também é uma boa ideia.

Máquina e cápsulas

Se você gosta do charme de fazer suas próprias bebidas, mas não quer ter tanto trabalho ou esperar tanto tempo, outra opção é investir em eletrodomésticos que preparam bebidas por meio de cápsulas concentradas.

 

Elas funcionam praticamente como uma máquina de café, a diferença é que fazem cervejas e drinks, além de terem potencial para ser maior sucesso com os seus convidados. Há várias opções no mercado, desde modelos mais simples até aqueles elaborados, com mais opções de personalização.