Um dos meios mais buscados por empresas de sucesso que querem atrair e fidelizar o cliente é o Marketing de Engajamento. Inclusive, montar uma estratégia pode, não apenas, criar um bom relacionamento com a empresa, como também divulgar naturalmente os produtos ou serviços.
As experiências do marketing moderno vêm mostrando a importância de trabalhar com estas estratégias de forma certa e direta, através de técnicas que atraiam, convertam, relacionem e vendam.
Lembre-se, um bom engajamento gera mais clientes. Esse é o chamado Marketing de Engajamento, uma forma de divulgação da empresa que consiste em conquistar e fidelizar clientes com diversas estratégias, indo desde uma empresa que vende embalagens de papelão preço até uma loja de roupas.
Explicando sobre o marketing de engajamento
Realizar Marketing de Engajamento pressupõe a compreensão de algumas técnicas capazes de impulsionar o seu serviço ou produto. Isso vai proporcionar uma relação entre os interessados com a empresa.
Inclusive, o cliente tem uma experiência única com o produto ou serviço antes mesmo de tê-lo adquirido. No marketing, o público interessado é chamado de lead, ou seja, um cliente em potencial.
Ele conhece sua marca, cria um relacionamento com ela, mas ainda não a adquiriu, ou seja, está com um “pé atrás” com relação a esse produto, apesar de já o tê-lo aprovado.
Então, o marketing de engajamento dará aquele empurrãozinho que falta, fazendo o cliente finalizar a compra e ainda mais, divulgar o seu produto por livre e espontânea vontade.
Os consumidores da era digital são conhecidos como “consumidores 4.0”, são seres que pesquisam muito antes de realizar a compra, não querem perder tempo com filas e com vendedores que tentarão saber mais que ele.
O consumidor 4.0 instiga e exerce influência direta em outras pessoas na hora de decidir a empresa que ele gastará o seu dinheiro.
Vendedores são como etiquetas para embalagens, ou seja, são de grande importância para a empresa, mas às vezes não são vistos, hoje eles precisam se reinventar, por isso, a competitividade existente no Marketing.
Frutos dos marketing de engajamento
O cliente foi atraído e convertido, resta agora entender os benefícios trazidos pelo Marketing de Engajamento, começando pelo alcance orgânico, que é ótimo, assim como qualquer coisa que vem de graça.
As pessoas passam a divulgar a marca sem que seja necessário investir dinheiro. Ou seja, as pessoas tendem a compartilhar aquilo que de certa maneira mexeu com elas. Então, uma divulgação em massa, para um público aleatório tende a ser ignorada.
O marketing de engajamento é como um pen drive personalizado para empresas, onde se cria um backup de clientes que pode ser utilizado para continuar com a divulgação de seus produtos e serviços.
Agora, como esses clientes orgânicos chegaram até você? Por que as pessoas simplesmente desejam divulgar seus conteúdos? A resposta está na estratégia utilizada.
Em vez da marca realizar campanhas que unicamente falam de seus produtos, é feito um trabalho em conjunto de postagens, vídeos, blogs e dentre outros.
Esse processo tem como objetivos, gerar autoridade no assunto e moldar o LEAD, ou seja, moldar o seu cliente, fazendo com que ele entenda que o empreendedor tem total domínio do que está falando.
Alguns exemplos: após uma publicação, é interessante colocar o seu site fixado nos comentários do Facebook e demais redes sociais. Diversas pessoas buscam a origem da informação e, para isso, buscam saber sobre a empresa.
Outra forma é a realização de campanhas, que só poderão ser montadas através de uma análise de dados feita por meio dos resultados das postagens que mais geraram engajamentos.
Os e-mails marketing que disparam para todos que, por livre vontade, se inscreveram são uma boa forma para adquirir esses dados. É importante lembrar que toda página empresarial nas redes sociais possibilita a visualização dessas informações para análise.
Aplicando as estratégias no seu empreendimento
Vamos à parte prática, agora que já sabemos porque fazer um bom marketing de engajamento e os frutos que ele traz para a marca, vejamos algumas formas de aplicar essas estratégias, com exemplos baseados em situações reais.
Um empreendedor quer vender um pórtico para eventos SP, é um conteúdo específico que atende a um nicho reservado de pessoas que desejam realizar um evento. Qual seria a melhor forma de aplicar o Marketing de Engajamento nesse caso?
Não é uma escolha simples, mas se a estratégia é atingir o público-alvo de empresas, uma saída é não investir apenas nas redes sociais, mas em outros canais de comunicação. Os famosos grupos em aplicativos de mensagem se tornam um meio de engajamento muito poderoso.
As pessoas usam esses aplicativos todos os dias de suas vidas, mas lembre que ninguém gosta de receber aquele spam de mensagens das listas de transmissão, cuidado para o feitiço não virar contra o feiticeiro.
Pois bem, partimos de um exemplo mais simples, mas caso não seja sua realidade, existem outros meios, então, não seria possível deixar de fora as redes sociais mais famosas como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter e claro, o TikTok.
Essas redes são alimentadas diariamente para diversos fins, e com o marketing de engajamento não seria diferente. Segundo sites de tecnologia, o Tik Tok se tornou o aplicativo mais baixado de 2020, com vídeos curtos que podem ser sequenciados.
Pensando nisso, é possível falar sobre sua marca ou produto e é possível gerar um engajamento sem precedentes. Basta criatividade e persistência até entender qual é o tipo de vídeo e qual o tipo de postagem do consumidor.
O vídeo ou postagem de uma rede social pode ser publicado em outra. Ademais, as lives do Instagram e YouTube cresceram muito e são outra forma de gerar autoridade, trazendo convidados que possam acrescentar na discussão, ou realizando ações práticas dos produtos.
Os recursos são ilimitados e, até mesmo, uma etiqueta para automação comercial pode gerar engajamento entre os seus consumidores.
Interagindo com o público
Fazer o consumidor interagir na hora de realizar a venda é essencial, as pessoas têm o interesse de serem notadas e gostam de participar ativamente dos processos. Ou seja, é uma das formas mais eficazes para converter o público.
O empreendedor investe nas redes sociais mais atraentes para seu negócio e cria maneiras de fazê-lo participar da discussão. É a famosa estratégia CTA, conhecida como: call to action, que se baseia em chamar o público para a ação.
São maneiras que convidam o consumidor a divulgar sua marca. Funcionam como uma grande tela de cinema inflável preço, ou seja, chamam a atenção e você só gasta tempo para a montagem das publicações e vídeos. Então, chame seu público e faça-o querer divulgar o seu conteúdo.
É comum vermos em canais do YouTube ou em blogs uma curta apresentação de um conteúdo, e quando acessado, existe um link que funciona como uma etiqueta lacre de segurança, que libera um E-book assim que o consumidor o acessar.
Ademais, para adquirir o produto, ele terá de realizar um cadastro simples, fornecendo dados preciosos para uma análise de dados.
Além de todos esses pontos positivos citados, o Marketing Interativo também gera um feedback sincero e mais gratuito dos próprios consumidores. Sendo que essa ação acaba ajudando no crescimento da empresa.
Considerações finais
Ao longo deste texto foi explicado a importância do Marketing de Engajamento, utilizando diversas estratégias como o Marketing Interativo, mas principalmente o chamado Inbound Marketing, que consiste em cinco etapas são elas:
- 1ª etapa – Atrair;
- 2ª etapa – Converter;
- 3ª etapa – Relacionar;
- 4ª etapa – Vender;
- 5ª etapa – Analisar.
Nota-se que o importante para o engajamento é o conhecimento do processo que o cliente passa até a realização da compra. O processo que ele passa até se identificar com o produto que a sua empresa de ribbon cera vende, por exemplo.
Lembre-se, é comum se assustar no início do processo, mas sabendo entender todas as fases, é possível a realização correta para promoção imediata ou a longo prazo, dependendo do seu objetivo.
Então, o foco é atrair o cliente por meio do seu produto, ou seja, aquilo que você vende ou oferece de serviço e utilizar das estratégias explicadas para converter de forma direta, gerando um LEAD (cliente em potencial).
Os leads são os aliados para trazer mais vendas para a empresa, para geração de mais dados que serão utilizados em futuras campanhas de marketing após a realização de uma cautelosa análise.
Otimize os seus resultados e aproveite o feedback dos clientes para gerar insights (ideias) para o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.