26 de abril de 2024

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Como desenvolver boas estratégias de SEO em um site corporativo?

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O SEO é uma ferramenta altamente eficaz e popular entre profissionais e empresas de comunicação que a utilizam para criar maior visibilidade para a marca, ao mesmo tempo que alcançam outras questões, relacionadas à parte financeira e identitária.

 

Ao longo do artigo a seguir você poderá tirar todas as dúvidas sobre o que de fato é a ferramenta e qual sua estratégia de funcionamento, utilizando os principais benefícios que ela traz para aumentar o reconhecimento e o funcionamento da sua empresa.

O que é SEO?

O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma ferramenta dentro do marketing digital, ainda que seja comumente utilizada em outros setores, capaz de alavancar o encontro de plataformas digitais por pessoas que pesquisam sobre o que ela agrega.

 

Por exemplo, quando uma pessoa vai até um buscador, como o Google, e procura por limpeza de escritorio, no intuito de conhecer novas empresas e fechar um contrato de serviço com alguma delas, ela encontra as melhores sugestões dentro de sua preferência.

 

É como se o site de uma empresa, ou uma plataforma de cunho pessoal, emitisse um sinal que se conecta exatamente com quem deseja um produto, serviço ou informação, sendo este meio termo feito pelos buscadores, que analisam uma série de questões.

 

Em primeiro lugar, é preciso entender que os buscadores oferecem ao cliente, ou seja, o público que efetua a pesquisa, o mais adequado conteúdo como resposta. Por isso, é evidente que as primeiras classificações da pesquisa são os melhores sites.

 

Mas você se pergunta: como chegar ao primeiro lugar de relevância em pesquisas? É nesse momento em que uma série de métodos de SEO entram, já que estes são capazes de levar o site otimizado até os melhores rankings, trazendo então benefícios.

 

Mas antes de entender seus benefícios, é preciso entender que as técnicas de SEO são funções atualizadas por profissionais dentro do site de empresas ou pessoas físicas. E todo esse processo tem como principal facilitador as palavras-chave.

SEO e as palavras-chave

Palavras-chave são, como o nome diz, palavras, ou até mesmo sentenças, que são filtradas pelos buscadores e entendidas como as questões trazidas por quem pesquisa alguma coisa, e deseja encontrar o melhor resultado para sua necessidade.

 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisa por materiais de limpeza em atacado, é possível que ela escreva em um site, ou busque por aplicativos no seu celular, descrevendo exatamente aquilo que está sendo necessário, incluindo outras informações específicas.

 

Nesse caso, podem ser “materiais de limpeza em atacado na minha cidade” ou “materiais de limpeza baratos”, indo então conforme cada necessidade. Logo, uma empresa que deseja ser encontrada por essas pessoas, deve descrever isso em sua plataforma. 

 

Essas sentenças, palavras e informações no geral, podem ser facilmente inseridas em um site em toda sua estrutura, que sirva como mecanismo de inspeção de ancoragem para ser buscada. Nessa questão, estão inclusos:

 

  • Descrições;
  • Artigos;
  • Imagens e Vídeos;
  • Domínio;
  • Títulos.

 

Basicamente, todo o espaço que agrega algum tipo de informação dentro do site é utilizado como filtro para o Google, e quanto mais informações forem repassadas, mais o site será direcionado para o cliente certo, trazendo resultados exatos e rápidos para a empresa.

A importância em sites corporativos

No caso de sites corporativos, onde não existe uma venda direta, ainda que se apresente com intuito comercial, clientes, fornecedores, futuros trabalhadores e até mesmo concorrentes podem encontrar com mais facilidade suas plataformas.

 

Isso gera inúmeros benefícios para uma empresa, que de uma forma mais completa, tem oportunidade de oferecer informações, dados e a presença própria dentro da internet. Para entender mais, confira abaixo alguns dos principais benefícios:

Aumenta o reconhecimento

Quanto mais uma empresa fica visível na internet, mais ela aumenta sua autoridade, o que agrega valor e reconhecimento entre público e concorrentes. E quanto mais pessoas a conhecem, com certeza, ela será mais divulgada e desejada.

 

Além disso, empresas com grande visibilidade em buscadores se tornam, pouco a pouco, cada vez mais populares, pois aparecem como as primeiras opções para quem pesquisa, algo que vai acarretando um loop infinito de popularidade.

 

Isso é uma prova de que provavelmente você conhece uma empresa que faz serviço de revestimento cimento queimado preço na cidade, e que ela é uma das principais dentro dos buscadores quando um assunto relacionado é pesquisado.

Atinge clientes certos

Saber conversar com o público certo, entender a forma de comunicar e de se expressar para atrair as pessoas que querem conhecer o seu negócio, é uma tática infalível de marketing e também uma estratégia de gestão certeira.

 

Acontece a mesma situação dentro de uma prática de SEO, visto que as pessoas que buscam por manutenção de extintores, por exemplo, conseguem encontrar exatamente o que procuravam para que possam resolver os seus problemas.

 

Por isso a importância das palavras-chave, que podem ser encontradas tanto em uma pesquisa profunda na internet, em sites do gênero e também pelo entendimento dos dados que ficam dentro do próprio site, podendo informar exatamente o que seu público quer.

Maior receptividade por novos funcionários

Em um viés não mercadológico, um site com uma boa otimização de SEO abre oportunidades para ser encontrado por profissionais que valem a pena e conversam com o que a empresa representa, podendo trazer ótimas parcerias futuras.

 

A divulgação de uma empresa pelo meio online, nisso incluindo seus propósitos, suas conquistas, como auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, e a forma como tratam e beneficiam seus funcionários serve como um espelho de um ótimo local de trabalho.

 

É importante lembrar que atualmente, uma das principais preferências entre clientes ao consumirem em uma determinada empresa é a certeza de que o negócio assume um posicionamento exemplar para com seus funcionários e o mercado.

Maior relevância na área

Concorrentes, em especial negócios que acabaram de ser lançados no mercado, têm em mente a pesquisa por outras empresas na área, algo que serve não apenas como parâmetro, mas como movimentador do mercado como um todo.

 

Um site corporativo que aparece constantemente nos buscadores se torna relevante não apenas para quem pesquisa, mas para aqueles que trabalham com empresas parecidas, e buscam por referências, formas de lidar com o público e de comercializar seus produtos.

 

Uma empresa de manutenção de extintores, por exemplo, pode ser uma ótima referência para empresas de gestão patrimonial, que mesmo não sendo concorrentes, trabalham em conjunto, tendo então os mesmos objetivos, ou até similares.

Menos custo e mais resultado

SEO é uma das ferramentas dentro do marketing digital que mais trazem resultados e que custam menos para serem executadas e implantadas, trazendo para a empresa uma sensação de economia e facilidade de incorporação.

 

Dessa forma, podemos entender que otimizar um site para atingir grande público, trazendo então múltiplos benefícios, é uma forma eficaz e barata de pensar na estratégia empresarial rumo ao crescimento, sendo fácil e rápida de implantar.

 

Por isso, empresas devem sempre contar com funcionários que trabalham com essa ferramenta, da mesma forma que investem em sistemas de cartão de acesso por proximidade, já que ambos os processos são essenciais dentro de uma corporação.

Monetizando conteúdo

Uma das maiores vantagens em investir em SEO, é porque é uma estratégia pouco custosa e fácil de implantar em uma plataforma corporativa.

 

Ademais,  as empresas têm facilidade em iniciar suas jornadas em produção de conteúdo, podendo ganhar dinheiro com isso.

 

Acontece que, quando um site recebe boas visualizações e se mantém constantemente como referência de conteúdo e informação, a plataforma passa a acumular não somente views, mas também relevância para anúncios e outras empresas parceiras.

 

Em uma página corporativa, é possível, de acordo com as preferências de cada empresa, apresentar anúncios de outras marcas parceiras ou de segmentos relevantes, acumulando visualizações que logo são revertidas para uma concentração financeira.

 

Um exemplo disso são blogs de empresas de escada de piscina inox, que podem produzir conteúdos baseados em dúvidas de clientes e fornecedores, e começarem a ganhar dinheiro pelas grandes visualizações no conteúdo.

 

É importante lembrar que os principais conteúdos que são consumidos online apresentam um layout interessante, informações ricas e bem produzidas, e a participação de especialistas ou referências que tragam maior embasamento para os assuntos.

Conclusão

Não existem dúvidas entre os maiores especialistas de comunicação que o SEO é uma ferramenta poderosa para qualquer tipo de negócio, podendo aumentar a lucratividade, ganhar públicos e se destacar diante da concorrência por meio de ferramentas simples.

 

Escolher essa ferramenta, em um início de adaptação de marketing digital de uma empresa, pode ser uma técnica infalível para conquistar todos os resultados desejados, sendo ainda uma ótima opção para empresas que estão começando e não têm grande aporte financeiro.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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