Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Quais as vantagens de seguir a carreira de freelancer?

Primeiramente, antes de abordar as vantagens e desafios da profissão, é preciso destacar o que é ter uma carreira de freelancer. O termo na verdade está em inglês, mas a tradução significa “colaborador independente” ou “profissional liberal”.

 

Em outras palavras, é uma pessoa que realiza um determinado trabalho sem estabelecer um vínculo de emprego com a empresa. Por exemplo, ao invés de contratar uma empresa para limpeza de vidros em altura para limpar seu edifício, contrata-se um limpador independente.

 

Importante ressaltar, inclusive, que esse mercado de trabalho vem crescendo muito nos últimos anos, pois é um meio mais prático de encontrar pessoas qualificadas para certas funções.

 

Principalmente, porque, com o crescimento do mundo digital, ficou mais fácil contratar trabalhadores sem ter que adicionar custos para a empresa, como com local para o trabalhador, novos computadores, espaço a mais para alimentação, entre outras frentes.

 

Entretanto, é muito importante que exista uma grande responsabilidade na hora de seguir a carreira de freelancer, uma vez que o trabalho permite que exista bastante liberdade na execução das tarefas. 

 

Tendo isso como base, a organização é essencial também, para que as obrigações não sejam esquecidas e tudo seja entregue dentro do prazo estipulado. Pois bem, entenda mais sobre a carreira!

Veja alguns dos desafios da carreira

Mesmo que a carreira de freelancer seja um ótimo meio, principalmente, para entrar no mercado de trabalho, ela ainda possui alguns obstáculos que devem ser levados em conta:

 

  • Instabilidade de demanda;
  • Instabilidade financeira;
  • Não possui benefícios trabalhistas;
  • Isolamento social;
  • Necessidade de muita organização.

1 – Instabilidade de demanda

Pelo fato de a carreira de freelancer ser independente, não há garantia que ela terá trabalho a todo momento. Ou seja, a demanda não é constante, por isso, haverá momentos de menor procura e momentos de alta. 

 

É preciso saber lidar com essa inconstância, porque o freelancer depende de um empregador, porém algumas situações são mais específicas para haver a necessidade de contratação.

 

Por exemplo, para um freelancer que realiza a colocação de piso intertravado, é preciso que ruas novas sejam asfaltadas. Não há grande demanda durante todo o ano, por isso ele depende de outra necessidade para poder trabalhar.

 

Porém, além de épocas de baixa demanda, é preciso se organizar para períodos de alta requisição. Saber lidar com todos os pedidos e encaixá-los na agenda é função vital para o trabalhador.

2 – Instabilidade financeira

Como consequência da instabilidade de demanda durante todo o ano, surge a instabilidade financeira, uma vez que se não existem clientes para solicitar o trabalho, não haverá labor e, assim, o funcionário não receberá ganho financeiro.

 

Portanto, é preciso controlar o dinheiro e a quantia, para que, em um momento de pouca demanda, o trabalhador não sinta problemas financeiros. Para isso, organização e anotação dos gastos é muito importante. 

3 – Não possui benefícios trabalhistas

Pelo fato de o trabalhador não criar um vínculo empregatício com a empresa, ele não usufrui dos benefícios citados pelos direitos trabalhistas. Então, ele deve bancar a maioria dos gastos por si próprio.

 

Por exemplo, uma empresa pavimentadora de asfalto fornecerá aos seus funcionários a cobertura dos gastos com alimentação, transporte e segurança. Já um trabalhador independente, terá que lidar com esses custos sozinho.

4 – Isolamento social

Neste caso, por não ter um vínculo duradouro com a empresa, o trabalhador acaba ficando isolado dos outros funcionários, uma vez que não se desloca até a empresa e possui um trabalho mais a parte do que o comum.

5 – Necessidade de muita organização

Como o trabalhador é independente, ele mesmo tem que controlar quais atividades já foram entregues, quais especificidades precisam ser definidas e prestar muita atenção nas datas limites para entrega do que foi pedido. Assim, fazer uma lista de tarefas pode ajudar. 

 

Por exemplo, para ajudar um pedreiro independente, organizar suas atividades em tópicos rápidos ajudaria, como “Contatar fornecedor X e enviar material até domingo”, “Definir laje treliçada preço” ou “Terminar no sábado”.

Conheça quais são os benefícios da carreira

Contudo, seguir a carreira de freelancer engloba diversos benefícios que muitas pessoas desejam adicionar às suas rotinas. Algumas vantagens que podem ser citadas:

 

  • Escolha do local de trabalho;
  • Liberdade para viajar;
  • Produzir de onde desejar;
  • Ser seu próprio chefe;
  • Ter flexibilidade de horário;
  • Renda extra;
  • Contatos;
  • Ganho de experiência.

 

Apenas citar os benefícios é difícil de compreender o que é de fato vantajoso na hora de seguir a carreira de freelancer. Portanto, cada tópico será analisado mais a fundo. Confira:

Escolha do local de trabalho

Para casos em que o trabalho é feito remotamente pela internet, o freelancer pode escolher o local em que deseja trabalhar, uma vez que não precisa se deslocar até a empresa para realizar suas obrigações.

 

Já para trabalhos que devem ser realizados por um curto período, mas pessoalmente, o trabalhador pode decidir onde irá instalar a sede de sua marca. Pode ser na própria casa ou em um escritório próximo. A escolha depende apenas dele. 

Liberdade para viajar

Essa vantagem se encaixa mais para pessoas que trabalham por meio da internet. Mas um benefício da carreira é poder ter a liberdade para viajar quando quiser. 

 

Como você mesmo monta sua rotina de entrega das obrigações, não é necessário pedir férias para a empresa. Contanto que as obrigações sejam entregues dentro do período solicitado, o trabalhador pode viajar quando quiser.

Produzir de onde desejar

Como dito antes, o trabalhador tem total liberdade para escolher o local de trabalho que melhor combina com ele, seja uma biblioteca, um escritório ou até o próprio quarto. Consequentemente, ele pode realizar seu trabalho de onde desejar.

 

Dessa forma, contanto que ele consiga realizar e entregar seu trabalho, ele pode estar até do outro lado do mundo. A localização não atrapalha em nada nessa carreira.

 

Por exemplo, um produtor de cinta lombar epi independente pode estar localizado na Ásia, comprar produtos de fornecedores de lá e enviar para o Brasil livremente, sem ter que estar perto do cliente para vender. 

Ser seu próprio chefe

Com a carreira de freelancer, o trabalhador tem conhecimento do que se deve fazer, mas não fica recebendo diferentes tarefas a todo momento. Ele decide qual serviço venderá e como coordenará cada etapa da produção. 

 

Um exemplo: um fabricante de estrutura metálica para cobertura independente conhece todas as etapas de produção e sabe quais atividades devem ser realizadas, sem possuir um chefe, apenas um comprador.

Ter flexibilidade de horário

Como não existe um vínculo de contratação duradouro entre a empresa e o trabalhador, o próprio freelancer pode organizar sua rotina e realizar as atividades no melhor horário para ele, sem ter que cumprir estritamente uma rotina predefinida.

 

Assim como um hidrante incêndio está disponível a qualquer hora nos prédios, o freelancer pode decidir trabalhar a qualquer hora do seu dia.

Renda extra

Como não existe uma rotina específica a ser seguida, apenas atividades a serem entregues, o freelancer pode realizar outras atividades durante o dia, como trabalhar. Dessa forma, essa carreira se torna fonte de renda extra. 

 

Ser freelancer é muito melhor na hora de entrar como renda extra, pois é possível ter mais de um emprego, receber mais de um salário, e, ainda assim, estar no conforto de onde desejar sem ter que se deslocar até outra empresa.

 

Dessa forma, o trabalhador acaba se protegendo de possíveis problemas financeiros futuros, pois terá a garantia de oportunidade de outra fonte para abastecer os gastos necessários.

Contatos

Com a carreira de freelancer, um mesmo trabalhador se comunica com diversas empresas. Dessa forma, seu número de contatos aumenta e suas chances de conseguir mais clientes também.

 

Por exemplo, uma mecânica conversa com diversas produtoras de peças para o carro, como motor, vidro blindado e acessórios. Se um trabalhador freelancer fizer parte de um dos processos, pode ganhar vários clientes que comprarem um único produto geral (carro).

Ganho de experiência

Esse fator é muito importante, principalmente, para pessoas que ingressaram no mercado de trabalho recentemente. Pelo fato de um freelancer realizar cada trabalho separadamente, ele acaba fazendo de tudo.

 

Dessa forma, ele ganha grandes vantagens a serem adicionadas ao seu currículo, podendo evoluir profissionalmente cada vez mais. Isso demonstra interesse em aprendizagem e ganho cultural grande.

 

Além disso, se os trabalhos realizados como freelancer forem na própria área de atuação da carreira a ser seguida, o trabalhador adquire experiência sobre o ramo de maneira ativa, em que vive o que aprende. 

Conclusão

O trabalho de freelancer permite tanto grande liberdade de escolha ao empregado, quanto uma rica fonte de aprendizado sobre novos tópicos. Seguir a carreira de freelancer é como seguir outras carreiras, mas de uma forma muito mais confortável e interessante.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.